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Dia 12 – Ciudad de Panamá

2 março 2007

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Acordei um pouco tarde, por isso tive que abortar a idéia de ir à Isla Taboga hoje. Desci para comer umas panquecas com maple e saí na direção da Av. Balboa (ou Av 6 sur, ou Beira Mar para simplificar).Antes que eu pudesse tirar uma foto do Monumento a Balboa, o ônibus para Panamá Viejo chegou. Como hoje estava menos quente e o ônibus não estava cheio, foi perfeitamente suportável a viagem de 15 minutos.

Panamá Viejo é o local onde foi primeiramente construída a cidade em 1530, uma das primeiras cidades fundadas no novo continente após o descobrimento. Ocorre que ela era bastante vulnerável a ataques de piratas e em um destes a cidade foi arrasada e reconstruída mais para oeste, aonde se encontra até hoje. Nas ruínas podemos ver a quantidade de monumentos religiosos (a Catedral do local possui sua torre ainda ereta).

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Voltei de ônibus, desta vez com ar condicionado, e desci próximo da praça 5 de Mayo, andando o pavoroso trecho de pedestres da Av. Central na direção de Casco Viejo. Acabei indo mais para oeste do que deveria e fui advertido por um rapaz de que não deveria estar andando por aqueles lados. Muito gentilmente, me mostrou a direção correta e algumas quadras depois estava no meio de Casco Viejo, a parte antiga da cidade, que, muitos dizem, se assemelha àquela de Havana.

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Existem várias construções históricas, grande parte de igrejas, ao lado de prédios governamentais, restaurantes alternativos, a Embaixada da França e inúmeros edifícios habitados pela população menos abastada. Maior constraste impossível. É uma parte interessante da cidade, mas não se pode dizer que alguém se sinta seguro andando por aquelas ruas.

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Ainda visitei o modestíssimo Museu da História da Cidade, o que foi feito em poucos minutos. Tomei um milk shake e um táxi (não necessariamente nesta ordem) e fui para a eclusa de Miraflores. O taxista, simpático e conversador, me cobrou US$4,5. Chegando lá, optei pelo pacote completo de US8, que incluía a exibição e um video introdutório sobre a construção do Canal.

Sem dúvida é uma obra magnífica da engenharia. Foi necessária a construção de um lago artificial (Lago Gatún), para servir de armazenador e distribuidor das águas utilizadas nas diversas eclusas. O video é interessante e mostra os planos de ampliação do canal com a construção de mais 2 eclusas, com reaproveitamento da água e possibilidade de aceitar navios maiores.

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A exibição é bem completa, mostrando os primeiros passos para a construção até a importância do Canal para o povo do Panamá – lembrando que só ao final de 1999 o país retomou o controle sobre o Canal. Para se ter uma idéia, a taxa média paga pelos navios é de US$ 50,000.

Na parte da tarde é feito o transporte das embarcações na direçao Atlântico – Pacífico e pude ver duas operações nas eclusas, sendo que uma era de um navio de cruzeiro chamado Arcadia.

Decidi almoçar no restaurante do lugar, que possuía uma visão privilegiada dos navios. Escolhi um delicioso ceviche de camarão thai de entrada e um frango com queijo e presunto de prato principal. Com sobremesa, a conta saiu por menos de 20 dólares.

Tomei um táxi de volta ao Hotel e tive que pechinchar para nao ser explorado – paguei US$5.

Ainda dei umas voltas por El Cangrejo e vi alguns bons restaurantes, mas como estava sem fome após o almoço pantagruélico, decidi deixar para amanhã.

Trilha sonora : “La camisa negra” – Juanes. De todas as músicas ouvidas nos coletivos panamenhos, me chamou a atenção esta versão para a música de Juanes, que, por acaso, é colombiano. Tudo a ver.

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