Skip to content

Islândia – quando e como ir

7 janeiro 2010

 

A Islândia é bem acessível, ficando a pouco mais de 5 horas de voo desde Nova York e a menos de 3 horas de Londres. A crise econômica fez com que o turismo fosse encarado como  uma atividade prioritária, agora que a coroa islandesa permite que uma simples noite em um albergue não custe o mesmo que um jantar 5 estrelas em um restaurante carioca ou paulista.

Muitos turistas fazem apenas uma parada no país antes do destino final, seja ele os EUA ou Europa. As 2 empresas aérea islandesas (Icelandair e Iceland Express) aproveitam a localização estratégica e oferecem vários pacotes incluindo acomodação e um passeio. Acreditem, este é o melhor e mais barato meio de visitar o país, especialmente se o pit stop for curto.

Fiz um pacote de 5 noites com a  Icelandair saindo de Londres, no básico, mas muito bem localizado Hotel Leifur Eriksson (este aí ao lado) incluindo o passeio do Golden Circle por cerca de 430 libras.

De Londres, o pacote de 2 noites com hotel pode custar apenas 279 libras na baixa estação. Há saídas de outros países europeus.

Dos EUA e Canadá, opções semelhantes custam a partir de US$ 469 desde Boston.

Agora, se o seu plano é fazer uma parada entre a Europa e os EUA/Canadá, a pechincha pode ser maior. A Iceland Express anuncia voos de NYC para Londres com direito a stopover em Reykjavík por US$ 275 o trecho.

Apesar das altas latitudes, o clima na Islândia não é tão rigoroso como a maioria pensa. Dias ensolarados porém, são escassos e o tempo tende a mudar de repente, devido aos ventos erráticos . O verão tem temperaturas amenas (cerca de 15 graus C ) e obviamente é a melhor época para visitar o país, apesar das chuvas. Fui no início de outubro e o tempo estava estranhamente bom. Dias de céu aberto e um frio anormal para a época. Cheguei até a pegar a primeira queda de neve do ano, que normalmente só cai no início de dezembro!

O inverno é bem ameno, considerando que as temperaturas ficam entre 2 e -2 graus C. A diferença nas altas latitudes é que os dias ficam bem curtos no inverno. O sol, quando brilha, o faz por menos de 5 horas no solstício de inverno (21 de dezembro no hemisfério norte), e só nasce próximo das 11 da manhã, o que certamente contribui para o número menor de turistas nesta época. No solstício de verão (21 de junho, no hemisfério norte), apesar de não haver o sol da meia noite, o céu nunca escurece completamente.

A maior parte dos passeios pelo interior só pode ser realizada entre maio e meados de setembro  por conta do tempo e condições das estradas, embora, com o boom turístico, cada vez mais passeios sejam oferecidos na baixa estação, incluindo o que mostra a Aurora Boreal, um espetáculo tão bonito quanto raro de se ver, já que requer uma conjunção de céu limpo com a correta fase da lua para ser apreciado em sua plenitude.

Na minha opinião, 5 dias são perfeitos para curtir o país. Escolha 2 ou 3 passeios de dia inteiro (mais informações a seguir) e intercale com as várias atrações da capital e terá uma ótima noção das belezas naturais e da cultura peculiar deste povo.

Anúncios
47 Comentários leave one →
  1. 9 janeiro 2010 3:32 pm

    A aurora boreal me faria despencar para qualquer lugar do mundo – não fosse tão difícil garantir o sucesso da empreitada… Mas um dia eu ainda arrisco! 😉

  2. Daniel Augusto permalink
    11 setembro 2010 10:46 am

    Moro aqui no Rio de Janeiro, como eu faria para ir para Reykjavik da qui do RJ.
    Eu gostaria se ospedar em um lugar de fácil acesso se possível em uma residência.
    Eu e meu filho somos apaixonados por esse pais.

  3. Camila costa Ribeiro permalink
    14 fevereiro 2011 3:45 pm

    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber como faria pra passar uma semana na Islândia e qual seria,aproximadamente ,o custo.

  4. 19 fevereiro 2011 3:09 pm

    este país deve ser o tal paraiso
    qual a burocracia para se chegar lá
    como conseguir visto de permanencia?

    • 19 fevereiro 2011 3:36 pm

      Marcio,

      É um país muito interessante, mesmo.

      Quanto a burocracia, sei que não há exigencia de visto de turismo, mas em relaçao ao de permanencia, não estou muito a par da situaçao. Vou ficar te devendo esta.

  5. Livio permalink
    15 julho 2011 5:59 pm

    Para ir tem que primeiro ir a londres e de londres a islandia
    qual o sistema para esta baldiação? tem que ter visto de londres
    pra poder ficar até pegar um voo pra Islandia?

    • 16 julho 2011 9:21 am

      Livio,

      Sim, é necessário primeiro ir a algum país da Europa antes de ir para a Islandia, ou seja, não há voo direto do Brasil.
      Nào é necessário visto para os países da Europa ocidental.

  6. Soan permalink
    5 dezembro 2011 4:25 pm

    Ainda há alguém aqui para me responder?

  7. Soan permalink
    5 dezembro 2011 4:35 pm

    Então, a gelolândia sempre me atraiu bastante e eu comecei a planejar minha viagem há poucos dias. Como você fez essa viagem maravilhosa, apreciaria algumas informações 🙂
    Meu grande interesse é na paisagem única do interior dessa ilha, como as quedas d’água, montanhas rochosas, picos nevados e campos magníficos. Gostaria de saber se esse tour pelo interior da ilha é difícil de fazer. Existem pacotes de turismo que podem me levar a esses lugares, ou terei de alugar um carro e ir by my own?
    E a comunicação? Não saber a língua nativa é um obstáculo ou o inglês quebra esse galho pra mim?

    Grato desde já, Soan.

    • 7 dezembro 2011 6:15 am

      Soan,

      A primeira coisa a definir é a época de sua viagem. Se for no verão (junho a início de setembro), as coisas ficam bem mais fáceis.

      Existe uma “ring road” que, como o nome diz, percorre toda a extensão da ilha. Durante o verão esta estrada fica aberta o tempo inteiro e pode ser percorrida de carro alugado (opção mais prática) ou mesmo de ônibus, se vc dispuser de mais tempo. Fora desta época, por razões óbvias, alguns trechos da estrada fecham com o mau tempo e os ônibus literalmente desaparecem.

      As excursões pelo interior da ilha normalmente partem de Reykjavik e, desta forma, cobrem mais o centro e sudoeste da ilha. Para o lado leste e norte, pense em fazer uma base em outra cidade, como Akureyri.

      Em relação à lingua, não se preocupe. Todos falam bem o ingles.

  8. Soan permalink
    7 dezembro 2011 11:25 am

    Compreendo. Uma das coisas que mais reclamam a respeito é o custo de estadia. Obviamente praticamente tudo é importado, o que é o motivo dos preços exorbitantes. Pretendemos eu e minha namorada preencher nossas férias com uns bons quinze ou vinte dias na Islândia, para aproveitar sem pressa. Com base nos cinco dias que você passou, essa é uma decisão sensata? Que tal o custo que você teve?

    • 8 janeiro 2012 8:59 pm

      Soan,

      Desculpe a demora em responder.
      Vamos lá: acho que quinze dias é demasiado para a Islandia, mas isto depende de cada um. O custo com a hospedagem realmente é alto, além do aluguel de carro (no seu caso).A comida tb é mais cara do que no Brasil. Enfim, calcule o montante total com base em pesquisas em sites de hospedagem e de aluguel de carro.

  9. Diana permalink
    10 janeiro 2012 9:31 am

    Olá,
    Eu vou a Londres em julho e tenho 3 noites para Reykjavik. Vi as opções de pacote da Icelandair, com o tour Golden Circle. Tenho miaais um dia para tour, você recomenda algum? Não vi a opção do tour para a Lagoa Azul nessa época.

    • 19 janeiro 2012 5:00 pm

      Oi Diana,

      Que eu saiba, os passeios para a Lagoa Azul saem o ano inteiro.

      Em relaçao aos tours, tem um que eu fiquei tentado que foi o de andar em snowmobile na geleira. Era bem mais caro que os passeios normais, mas infelizmente não era oferecido em outubro, quando fui.

  10. luis r. permalink
    1 fevereiro 2012 4:50 pm

    JB,

    vc acha impossível fazer turismo na islândia (reykjavik, em particular) durante o mês de março?
    sei q esteve em outra época do ano por lá, mas ñ consigo informações categóricas sobre o clima nesse mês, e gostaria mt de aproveitar uns dias q terei de folga pra ir pra lá.
    as temperaturas em março são baixas (médias similares a todo o período entre novembro e abril), segundo o weather channel e lonely planet, mas ñ consigo descobrir se neva demais e se isso pode impedir locomoção ou mesmo uma simples caminhada na rua.
    tem alguma pista?
    obrigado e abraço.

    • 5 fevereiro 2012 7:34 pm

      Luis,

      O clima na Islandia é um pouco mais ameno do que em outros locais na mesma latitude. Nao neva tanto a ponto de impedir uma caminhada na rua. O que acontece nestes meses é que, como há poucas horas de luz solar, alguns passeios são interrompidos até maio. Algumas atraçoes funcionam o ano inteiro, incluindo a Lagoa Azul. Pesquise o que te interessa e veja se está disponivel para o periodo em que vc for.

      Uma possível vantagem nesta época, é que os precos de hospedagem podem estar bem mais baratos e isto pode fazer toda a diferença no orcamento.

      Abraço,

      • luis r. permalink
        6 fevereiro 2012 2:55 pm

        oi, jb!
        tem toda razão: os preços estão bem convidativos, principalmente os pacotes oferecidos pela própria islanderair.
        a vontade é de arriscar pois os passeios mais comuns (q são ótimos), como lagoa azul e golden ring, estão sendo oferecidos. há tb a possibilidade de conseguir ver a aurora boreal.
        o q mata é q, ao menos nas duas últimas semanas, tem chovido, nem neve era.
        obrigadíssimo pela atenção!
        abraço!
        luis r.

      • luis r. permalink
        29 março 2012 6:41 pm

        oi, jb!
        passando só pra dar um update: estive na islândia durante a semana passada e não perdi nada em função do clima. mt grato pelo seu ponderado e certeiro pitaco 🙂
        tive certamente uma boa dose de frio. mas, pra falar a verdade, depois de entender q o país e suas atrações “funcionam” sob qq temperatura ou evento (chuva, nevasca, vulcão…), fiquei até desejando um pouquinho de neve caindo, o q não aconteceu enquanto estive por lá 😦
        montei no site da icelandair um kit q incluía hospedagem (no basicão e bem localizado fosshotel báron), transporte de e para o aeroporto e tb um tour pro litoral sul (vik e vizinhanças).
        o tour até q foi bom, com uma guia mt correta e com boas informações, além de um povo bem tranquilo no ônibus (nada de piadinhas nem oba-oba, ufa!). mas essa realmente não é minha praia, e nos demais dias resolvi alugar um carro e fazer tudo por conta própria, mesmo tendo viajado sozinho. sem arrependimentos. o aluguel acabou saindo uma barbada (o equivalente a 80 reais por dia por um polo novinho, na budget) e deu pra ver tudo o q eu estava a fim e no meu pp ritmo.
        voltei encantado com a islândia e com reykjavik – e disposto a voltar numa época ainda mais fria, depois de ver imagens da gulfoss completamente congelada e de gente tomando banho na lagoa azul debaixo de neve 🙂
        gd abraço e mais uma vez obrigado

        • 31 março 2012 12:46 pm

          Oi Luis,

          Que bom que deu tudo certo! Gostei de ler o relato do seu passeio, deve ter sido mesmo muito divertido. O q mais viu por lá?

          A Islândia é o máximo, tb morro de vontade de voltar. Quem sabe nos encontramos por lá 🙂

          Grande abraço e volte sempre!

          • luis r. permalink
            2 abril 2012 2:26 pm

            oi, jb!
            tenho q admitir q ñ fui mt além do feijão-com-arroz islandês (qual seria a expressão equivalente local, peixe-seco com iogurte skyr?): além das belezuras de vik e de um glaciar q há ali perto, atravessei áreas ainda parcialmente cobertas de neve pra chegar a thingvellir (o local do antigo parlamento), fui ver o gêiser strokkur, a colossal gulfoss e outras duas cachoeiras com nomes impossíveis de lembrar, além é claro da lagoa azul (para a qual, descobri, os locais torcem um pouco o nariz) e uns vilarejos próximos a reykjavík q renderam belas fotos. tb curti o museu nacional e as atrações da laugavegur (a mais charmosa rua comercial do centro) e adjacências.
            a viagem acabou rendendo ainda uma “atração turística bônus”, por assim dizer: ao voltar de lá, vi andando apressadamente por east london – e de hawaianas, apesar do friozinho de fim de tarde – o inspirado/inspirador ricardo freire, do viaje na viagem 🙂
            abs!

  11. 26 fevereiro 2012 10:27 pm

    Olá JB tudo bem? Adorei seu blog. Pretendo viajar para a Europa no ano que vem e tenho vontade de passar uns dias na Islândia. Gostaria de conversar com você via email para pegar umas dicas. É possível? Meu contato esta junto com esta mensagem. Por favor, me de um retorno. Grande abraço e obrigado pela atenção.

  12. 26 fevereiro 2012 10:58 pm

    Oi Guilherme,

    Obrigado pela visita.

    Preferiria que vc tirasse suas dúvidas pela caixa de comentários, já que, deste modo, outras pessoas tb poderiam usufruir das dicas, ok?

    Abraços

  13. Milton permalink
    18 março 2012 9:28 pm

    Caro Amigo! Irei à Islandia dia 11/04 com retorno em 18/4 via Londres. Minha única preocupação é em relação ao Clima para este período. O que Você pode me dizer sobre isso e quais as dicas?
    Grato, MILTON

    • 21 março 2012 12:22 pm

      Oi Milton,

      Nesta época, espere temperaturas entre 0 e 5 graus na média, ou seja, existe a possibilidade de neve durante este período. Amanhece por volta das 6h30 e o por-do-sol se dá lá pelas 20h30, o que garante boas 14hs de luz do dia.

      Aproveite estas horas para passear bastante ao ar livre, se o tempo permitir, é claro. Caso esteja chovendo, existem museus bacanas e vc sempre pode curtir uma piscina aquecida – é diversão garantida!

      Boa viagem!

  14. silvana maria piccoli permalink
    21 março 2012 10:12 am

    JB, bom dia. Achei o seu blog ótimo. Pretendo ir à Islãndia em julho (2012). É mais barato ir por conta? Estou querendo seguir todas as suas dicas.
    Obrigada.

    • 21 março 2012 12:24 pm

      Oi Silvana,

      Os preços dos pacotes da Icelandair são bem convidativos, incluindo passeios, acomodação e o voo. Se vc considerar que os passeios incluidos nestes pacotes são mesmo imperdíveis, não vale a pena comprar tudo isoladamente.

      Abraços

  15. silvana maria piccoli permalink
    22 março 2012 3:16 pm

    JB, obrigada pela informação. Já estou começando a preparar a viagem. Pretendo ficar 7 dias. Eu compro os pacotes como? Entro no site da Icelandair?

    Suas dicas são ótimas.

    • 22 março 2012 9:50 pm

      Sim, pode ir direto no site da Icelandair, no endereço abaixo:
      http://www.icelandair.com/

      Tenha em mente que julho é alta temporada, portanto vá se preparando para preços um pouco mais altos.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui.

  16. silvana maria piccoli permalink
    23 março 2012 1:23 pm

    JB, mais uma vez obrigada pela sua atenção. Só posso ir viajar em altas temporadas. Sou professora. Entrei no site, mas senti dificuldades para comprar voo, paseios e estadia.
    Abraços.

    • 28 março 2012 6:37 pm

      Silvana,

      Não é tão difícil como parece. Se vc tiver dificuldades, tente contatar um agente de viagens de sua confiança.Ele faz isto com um pé nas costas.

  17. silvana maria piccoli permalink
    23 março 2012 1:26 pm

    ops passeios

  18. silvana maria piccoli permalink
    27 abril 2012 3:55 pm

    JB, boa tarde, contatei a agência de viagem de minha confiança e entrou em contato com a Icelandair e não obtivemos resultado até agora. Vc. poderia me dar umas dicas.
    Obrigada. silvana

    • 4 maio 2012 7:02 pm

      Oi Silvana,

      Não é preciso contactar a Icelandair, basta entrar no site deles e comprar o pacote que vc quer dentre os vários que eles oferecem, pagando com cartao de crédito.

      A única exigencia é saber um pouco de ingles e deve ter alguem nesta agencia que possa te auxiliar, não?

  19. 4 agosto 2012 10:21 pm

    Olá JB,encontrei seu blog numa das minhas buscas no Google por informações e dicas de quem já esteve nesse país que tenho tanto interesse em conhecer.
    Vi que você respondeu algumas pessoas acima com relação a saída do RJ e que não tem vôo direto do Brasil pra lá. No caso EUA ou algum país da Europa.
    Que outro país tirando Londres,sairia em conta com relação a passagem para a Islândia?

    Att.Kelly

    • 7 agosto 2012 9:24 pm

      Oi Kelly,

      Há saídas de outros países europeus e dos EUA tb.
      Sugiro vc entrar no site da Icelandair (http://www.icelandair.com) e checar os preços.
      Acho difícil, contudo, que sejam mais baratos do que Londres.

      Abraços

  20. gabriella alves estevam permalink
    19 outubro 2012 2:03 pm

    Alguem aqui que quer ir para islandia e verniano?

  21. jose claudio barbudo permalink
    4 dezembro 2013 12:14 pm

    Meu próximo destino é Islândia e Fidjords Noruegues

  22. jose claudio barbudo permalink
    4 dezembro 2013 12:20 pm

    Qual a melhor época para conciliar Aurora Boreal Fidjords Norueguês escapando o máximo possível da baixa temperatura?

    • 6 dezembro 2013 8:17 pm

      José Claudio,

      A melhor época para ver a Aurora Boreal é de outubro a fevereiro, no auge do inverno europeu. Para escapar do frio intenso, sugiro ir logo em outubro.

  23. brenda permalink
    10 abril 2014 10:33 pm

    Olá! Moro no rio e estou procurando um destino para ir depois dos EUA em outubro. Você acha que é perda de tempo ir nessa época do ano? Ou ainda consigo fazer os passeios?
    Obrigada,

    • 14 abril 2014 8:36 pm

      Oi Brenda,

      Eu fui no começo de outubro e alguns passeios não estavam mais sendo oferecidos, mas acho que vale muito a pena visitar a Islândia, mesmo que não se consiga ver tudo.

  24. Bettina Rosengarten permalink
    10 maio 2014 10:52 pm

    Ola, como faço para fechar um pacote de 2 dias partindo de Londres? Queria algo como vc mencionou, pacote com hotel e passeio. Grata. Bettina

  25. Viviana permalink
    15 outubro 2015 11:29 am

    Bom dia,
    Estou com duvidas sobre os melhores períodos para ir a Islandia. Pelas férias do trabalho, poderia ir final de agosto e início de setembro ou qualquer epoca do mês de outubro.
    Considerando que gostaria de ver a Aurora Boreal e o maior numero possivel de atraçoes abertas, qual época eu deveria escolher?
    Grata,
    Vivi

    • 16 outubro 2015 10:15 pm

      Viviana,

      A melhor época para ver a aurora boreal na Islândia é no final do outono até o começo da primavera, ou seja, de outubro a abril. Este período não coincide com o ápice do turismo no país, que ocorre durante o verão.

      Desta forma, vc deverá priorizar o que quer ver e escolher a melhor época. Tenha em vista tb que o verão é a época mais cara para visitar o país, o que pode ser determinante na sua escolha.

      De qualquer maneira, sua visita à Islândia será uma experiência inesquecível.

      Aproveite e volte aqui para contar como foi, ok?

      Grande abraço,
      JB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: