Skip to content

Istambul – Passeio pelo Bósforo

18 março 2010

Um dos passeios imperdíveis de Istambul é o cruzeiro pelo Bósforo. A melhor forma de se fazer é tomar um dos barcos regulares da companhia turca de navegação (IDO) que fica no cais em Eminonü, bem ao lado da estação ferroviária Sirkeçi. O guiche do passeio é o último à direita, olhando-se para a água. Custa TL 20, ou cerca de R$ 25, ida e volta – uma pechincha!

Os horários variam com a época do ano, mas tem sempre um passeio saindo por volta das 11h da manhã (veja os horários até o início do verão 2010 aqui). Uma hora e meia depois chega-se em Anadolu Kavaği, a última parada, que fica no lado asiático da cidade, próximo à saída para o Mar Negro.

Existe também uma alternativa de cruzeiro noturno pelo Bósforo nos meses de julho e agosto, que faz praticamente o mesmo percurso, parando em Anadolu Kavaği para o jantar. Acho que em noite de lua nova deve ser bem interessante…

Há uma nova opção de cruzeiro non-stop, com saídas apenas aos domingos, que vai até Istinye e volta, um passeio de 2 horas aproximadamente (sai às 14hs e retorna a Eminonü às 16hs). Custa TL 10 e pode ser vantajoso para aqueles que não tem muito tempo.

Principais Atrações

Ao sair do porto em Eminönü, tem-se uma bela vista da cidade. Abaixo vemos o Istanbul Modern, um Museu de Arte Moderna que vale a pena visitar.

Logo depois avistamos o Palácio Dolmabahçe, um luxuoso palácio construído pelo Sultão Abdül Mecit no século 19 mas que, infelizmente, não deu tempo de visitar desta vez. Neste ponto fizemos a primeira parada, em Beşiktaş. Segundo falaram, o prédio grande à direita, o Ritz Carlton Hotel, é um dos mais odiados  de Istambul (acho que com razão – destoa completamente dos prédios ao redor!).

A primeira das duas pontes que cruzam o Bósforo se chama simplesmente “Ponte do Bósforo”. Foi inaugurada em 1973 e tem pouco mais de 1 km de extensão.


A segunda ponte, 15 anos mais nova, é chamada de Ponte “Fatih Sultan Mehmet” e tem quase a mesma extensão da primeira (não, não é a mesma ponte!).

Existem duas Fortalezas nas margens do Bósforo: uma é a Fortaleza da Europa,que reina imponente. Foi construída na parte mais estreita do Bósforo e tinha como objetivo servir de base para a famosa invasão de Constantinopla.

A outra, bem menor, é a Fortaleza da Ásia. Fica um pouco escondida atrás das mansões, o que me fez demorar um pouco para perceber sua existência, o suficiente para não conseguir tirar uma foto decente. Fico devendo esta…

A próxima parada, e uma das mais bonitas, é em Kanliça, onde se pode provar os famosos iogurtes naturais, que vem a bordo em bandejas para serem rapidamente vendidos. Vale lembrar que as paradas duram no máximo 5 minutos e claro que você, a rigor, pode desembarcar onde quiser. A maioria dos passageiros desce mesmo somente na parada final.

A parada final é em Anadolu Kavaği, no lado asiático, onde existem ruínas de um antigo forte bizantino do século 14 e de onde se tem uma bela vista para o Mar Negro.

Para se chegar ao topo da colina, onde ficam as ruínas, é preciso um pouco de preparo físico, mas nada que não se consiga fazer, de maneira bem lenta, em 20 minutos.

Deve-se aproveitar o tempo de parada (aproximadamente 2 horas e meia) para um almoço. Escolhi beliscar uma lulas com molho tártaro em um pequeno restaurante próximo ao topo da colina, aproveitando a bela vista que se tem de Istambul ao longe.

Impressionam as mansões construídas em ambas as margens. Vejam alguns exemplos abaixo:

A volta de Anadolu Kavaği pode ser feita também de ônibus ou dolmuş. Alguém já testou alguma destas opções?

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 18 abril 2010 9:03 pm

    JB, agora é a minha vez de ficar com saudades!
    Na primeira vez na cidade, eu voltei um trecho de ônibus até Kanlica e reembarquei. Nesta segunda vez eu fiz um circuito menor, num esquema diferente deste da IDO (que é realmente uma pechincha! Difícil passeio por aí com melhor custo-benefício.)

Trackbacks

  1. O passeio pelo Estreito de Bósforo em Istambul - Diário Radical
  2. Palácio Dolmabahçe, passeio no Bósforo e Istambul do alto: para se apaixonar | Viciada em viajar
  3. Passeio pelo Estreito de Bósforo em Istambul - Diário Radical

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: