Skip to content

Istambul – Palácio Topkapi

30 abril 2010

 

O Palácio Topkapi ocupa grande parte da área chamada de Região do Palácio do Sultão, em Sultanahmet.  Nesta área, além do Palácio propriamente dito, há a Casa da Moeda Imperial, um Museu Arqueológico com vários tesouros do Império Otomano, o parque Gülhane, a Fonte de Ahmet III, a mesquita Zeynep Sultan, a Igreja Haghia Irene e outras atrações.

Isto posto, parece óbvio que não se consiga ver tudo decentemente em apenas um dia. Esta tarefa fica ainda mais difícil pois a região é uma das mais visitadas pelos turistas em Istambul.

Decidi concentrar esforços no Palácio em si e, apesar de ter chegado pouco depois das 10hs da manhã, não consegui escapar da horda de turistas. Fiz o caminho a pé desde o Hotel, pouco mais de 5 minutos, e entrei pelo Parque Gülhane, um oásis de tranquilidade.

Após passar quase meia hora na fila, comprei o ingresso que dava direito a visitar todos os prédios, com exceção do Harém, pago separadamente.

O Palácio foi construído pelo Mehmet II como sua residência, após a conquista de Constantinopla (entre 1459 e 1465) e contém uma série de pavilhões, além de jardins bem cuidados. Na metade do Século XIX, o Sultão Abdul Mecit I decidiu trocá-lo pelo Palácio Dolmabahçhe (que infelizmente não visitei desta vez!). No século seguinte, Topkapi se tornou um museu.

O acervo do Palácio é riquíssimo, sendo que o Pavilhão dos Tesouros atrai a maior parte dos visitantes.  Prepare-se para enfrentar mais uma fila demorada. Não são permitidas fotos neste pavilhão, mas é realmente impressionante a riqueza dos itens.

Outros pavilhões apresentam armas e estandartes, cerâmicas, trajes imperiais e manuscritos, entre vários outros itens.

Como curiosidade, existe um Pavilhão do Manto Sagrado e um Pavilhão da Circuncisão.

Há também um restaurante e uma pequena lanchonete, ambos com preços para sultão. Melhor levar um lanche e degustá-lo nos jardins apreciando a vista magnífica do Bósforo.

Enfim, é um programa obrigatório para quem está em Istambul e compensa todos os percalços.
O Palácio Topkapi está aberto todos os dias da semana (exceto às terças e feriados)  de 09h até 19hs. O ingresso para os pavilhões custa TL20, com entrada separada de TL15 para o Harém.
 
Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 23 maio 2010 1:19 pm

    esse palacio de topkapi e muito bonito e muito riquissimo!!!!!

  2. 24 maio 2010 10:05 am

    O harém está aberto também???? Opa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: