Skip to content

Santiago para adolescentes – Dia 2 – Ousando um pouco mais

23 março 2011

 

Cerro Concepción – Valparaiso

 

Após as compras no primeiro dia, era hora de alçar vôos mais altos: um pulo até Valparaíso e Viña Del Mar de ônibus. A viagem pode ser feita saindo do Terminal Alameda (estaçao de metrô: Universidade de Santiago) com as empresas Tur Bus e Pullman. Os ônibus saem a cada 15 minutos e a viagem dura 1h45. A passagem custa cerca de 3200 pesos (pouco mais de 12 reais), mas a Turbus tem descontos substanciais de até 60% para compras pela Internet.

 O trajeto foi moleza, graças aos poderes mágicos do Ipod. A chegada, contudo, foi traumática. A área próxima da rodoviária de Valpo é bem inamistosa, feia mesmo. Saimos bem rápido para La Sebastiana, a pitoresca residência do poeta Pablo Neruda, que tem vista privilegiada de toda Valparaiso. A entrada custa  3000 pesos (cerca de 12 reais) e as visitas ocorrem todos os dias, exceto segundas, de 10h10m até às 18h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao final da visita, tomamos um táxi até o Cerro Concepción para o almoço. Escolhemos o restaurante que tinha a maior variedade de pratos no menu del dia: o simpático Norma’s Restaurant na Calle Almirante Montt. Comemos lulas a dorê de entrada, filé ao malbec com tortilla de macarrão e panquecas de manjar (doce de leite para os argentinos) na sobremesa. Tudo isso por 5900 pesos por pessoa (o equivalente a 22 reais).

Gran Hotel Gervasoni

Calle de Valparaiso

Plaza Sotomayor - Valparaiso

Descida até o porto de Valparaiso

 

Para fazer a digestão, nada melhor do que andar pelas ruelas da cidade, admirando a arquitetura e principalmente a vista do Paseo Gervasoni. Infelizmente o ascensor Concepción, mais conhecido como Turri, o mais antigo (data de 1883) e um dos mais populares, estava em reformas por alguns dias. O remédio foi descer a ladeira observando os grafitis que adornavam as casas, até chegarmos ao porto.

Pausa para um pouco de história: Valparaiso já chegou a ter 33 ascensores, mas agora apenas 14 ainda resistem. Foram construidos para aliviar a íngreme topografia do lugar. Todos cobram uma entrada, de no máximo 40 centavos de real, mas estão fadados ao fechamento, se continuarem sem subsídios.

De lá, tomamos o metrô de superfície, margeando o Pacífico até descermos na estação de Viña Del Mar, onde o contraste com Valpo ficou mais evidente. Minha filha sorriu pela primeira vez no dia…

Metrô de superfície Valparaiso - Viña del mar

Chegada a Viña del Mar - quanta diferença!

Plaza Sucre – Viña

Plaza Vergara - Viña

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A esta altura, os pés cansados queriam uma pausa – e os ouvidos queriam uma musica conhecida, por isso andamos até a rodoviária de Viña para tomar o primeiro ônibus para Santiago, chegando junto com o por do sol.

O jantar foi no Del Cocinero, na Calle Pedro de Valdivia, um italiano bem recomendado pelo Trip Advisor. Realmente a comida era uma delícia – experimentei um inesquecível ravioli de brie e frutas secas ao molho branco, mas as porções eram minúsculas. As meninas se apaixonaram pelo suspiro limeño. Ainda bem que temos isto aqui no Rio.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 27 março 2011 5:42 pm

    JB!!! Sabe que, não fosse o Riq ter postado sobre você hoje, eu nem saberia que vc tinha retomado o filho? :mrgreen: Acompanhei sua big trip asiática pelo Facebook (o seu e as fotos da Carlinha rs), mas só agora vejo essa série bacanuda de Santiago com teens. Oba! Tomara que venham muitos relatos asiáticos também 😉

    • 4 abril 2011 7:15 pm

      Oi Mari,

      Pois é, dá um trabalho danado mante-lo atualizado!
      Os relatos asiáticos já devem estar saindo.
      Obrigado pela visita. Sempre leio seu blog. Agora só falta a gente se encontrar no mundo real, né?

  2. 8 abril 2011 1:31 pm

    Parabéns pelo Blog, passarei a segui-lo, a Renata que ficará viciada nele, pois adora Blogs de viagem.

    abs

    Alex Vieira

Trackbacks

  1. Um passeio à Valparaíso e Viña Del Mar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: