Skip to content

Sudeste Asiático – Dia 16 – Hanoi/Ha Long

15 julho 2011

Ha Long Bay - nosso guia!

Acordamos cedo para o ultimo café da manhã no Sheraton e depois nos despedimos.

O passeio a Ha Long já havia sido reservado pela Carla e Paulinho antes de eu decidir juntar-me a eles. A reserva deles foi no Indochina Sails, uma dos cruzeiros mais sofisticados da região. Como não existem cabines triplas nos barcos, eu teria que ficar em uma cabine single, o que me custaria a bagatela de quase 600 dólares. Decidi apostar na Phoenix Cruise Line, cujo quarto single saiu por menos da metade deste valor.

Fiquei aguardando no hotel o transporte que me levou ate a loja da Phoenix, onde paguei o restante do cruzeiro. Logo estávamos embarcando em um micro ônibus, parando nos hotéis para pegar o restante dos passageiros.

A viagem ate Ha Long é tediosa, dura cerca de 4 horas, com a previsível parada para comer e comprar os mesmos produtos encontrados na cidade, por preços inflacionados. Na parada encontrei a Carla e o Paulinho que haviam acabado de chegar em um micro idêntico ao nosso.

A última foto do "trio elétrico" na Ásia

Chegamos a Ha Long pouco depois do meio dia, no meio da confusão de turistas – parecia a travessia das barcas Rio-Niterói numa sexta feira no final de tarde!!!

Dezenas de barcos ficam no porto, próximos ao local de desembarque dos ônibus. À primeira vista parecem idênticos, mas depois notam-se algumas diferenças.

Pegamos um barquinho que nos levou até o nosso e fomos imediatamente direcionados aos quartos, onde deixamos as malas e seguimos para o almoço. Nosso guia nos foi apresentado: um vietnamita de 25 anos, que falava um inglês razoável.

Éramos um grupo multinacional de 15 pessoas, de todas as idades: havia espanhóis, alemães, americanos, australianos, ingleses e um brasileiro.

No almoço havia várias opções, que vinham aos poucos, como um menu degustação: lulas à milanesa, camarões ao alho e óleo, peixe assado e um prato de carne, além de salada – era muita comida, e saborosa. De sobremesa, frutas diversas, com a presença da bonita, mas totalmente insípida, dragon fruit.

Bonitinha, mas ordinária...

Ha Long

Suite do barco

O primeiro passeio da tarde foi até a caverna Sung Sot, também chamada de Surprise Cave, situada na ilha de Bo Hon. Depois de subir vários degraus, chegamos à entrada da caverna, cerca de 25 metros acima do nível do mar.

O local é deslumbrante e os diferentes matizes oriundos da iluminação nas duas principais câmaras da caverna impressionam. A quantidade de estalactites e estalagmites também…

Vista da entrada de Sung Sot

Caverna surpresa - Sung Sot

Caverna surpresa - Sung Sot

Caverna surpresa - Sung Sot

Outra vista da entrada de Sung Sot

Depois do passeio, tínhamos a opção de andar de caiaque. O tempo um pouco frio, contudo, me fez declinar da oferta e voltamos para o barco.

Fiquei no deck superior apreciando a vista belíssima da baía, antes da aula noturna de culinária. Aprendemos a fazer o rolinho primavera vietnamita, com papel de arroz, o que me pareceu bastante simples. O melhor da aula foi provar da nossa receita logo depois de fritá-los – estava uma delícia.

O jantar foi servido pontualmente às 19h30, com ênfase nos frutos do mar, porém fazendo uma concessão ao frango desta vez.

Depois do jantar, joguei uma partida de Yatzee com um casal alemão e uma partida de xadrez com o guia, antes de dormir.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 15 agosto 2011 1:20 pm

    Foi uma pena só termos nos encontrado na parada da estrada… Mas, agora, vendo o roteiro, eu entendo – a programação do nosso barco foi totalmente desencontrada da sua… 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: