Skip to content

Bálcãs – Montenegro

11 agosto 2011


Baía de Kotor

Montenegro é um dos países mais novos do mundo. Teve sua independência decidida em um plebiscito apertado (55% de votos a favor) em 2006. Com apenas 680.000 habitantes contra os 10 milhões de sérvios, concluíram que eles mesmos poderiam cuidar melhor de sua região, principalmente pelo fato de que ficariam com todo o litoral e seu enorme potencial turístico e industrial.

Em 1996, ainda ligada a Sérvia, adotou o marco alemão como moeda nacional, posteriormente aderindo ao euro em 2002, apesar de ainda hoje não ser membro da Comunidade Européia.

Sua capital é Podgorica, mas me contentei em fazer um passeio pela belíssima Baía de Kotor saindo de Dubrovnik. Escolhi a Adriatic Excursions Explore, que tem uma loja logo depois do Pile Gate na Old Town de Dubrovnik, e que oferecia o passeio de dia inteiro ao custo de 380Kn. Eu recomendo…

O passeio em van segue a costa até a fronteira de Montenegro. Infelizmente, o tempo estava bem nublado e chegou até a chover por alguns minutos no final da manhã.

Passando por Herceg Novi, a primeira cidade após a fronteira, entramos na bela Baía de Kotor, considerada uma das mais bonitas do mundo. A baía não é muito larga e possui montanhas com quase 1.000 metros de altura ao fundo, fazendo com que a comparação com os fjordes noruegueses não seja de todo injusta (embora aqui se trate, na verdade, de um cânion fluvial submerso).

Igreja no meio da Baía de Kotor

Fizemos uma parada na pequena Kotor que possui uma Cidade Velha, quase que uma miniatura de Dubrovnik, igualmente interessante. A diferença mais importante é que aqui a cidade murada sobe pela montanha até cerca de 200 metros de altura, ou mais de 180 degraus.

Não havia tempo nem disposição para subir, portanto vou deixar para a próxima vez, quando o teleférico já estará em pleno funcionamento, se formos acreditar na propaganda do prefeito da cidade.

A Old Town de Kotor também possui algumas igrejas em seu interior como a Catedral de St. Tryphon (uma das 2 igrejas católicas do país) e a Igreja Ortodoxa Sérvia de St. Nicholas.

Igreja Ortodoxa Sérvia de St. Nicholas

Catedral de St. Tryphon

Interior da Igreja Ortodoxa

Seguimos para Budva, uma cidade um pouco maior, mas desprovida de qualquer charme. Tem quase 2500 anos, o que a torna uma das mais antigas fundações no Adriático.

O local, como outras praias em Montenegro, está sendo invadido pelos novos-ricos russos que estão revolucionando o mercado imobiliário e turístico da área. As praias são muito bonitas, é verdade, mas se continuar o crescimento desordenado, a tendência é de que Budva vire uma Mallorca (comentário feito por um casal espanhol, com o qual não posso deixar de concordar).

Igreja em Budva

Old Town - Budva

A Ilha de St Stephan (Stevi Stefan), cerca de 7 Km ao sul de Budva, é fechada à visitação e atualmente possui um condomínio fechado e um hotel de luxo.

Stevi Stefan - uma ilhota que abriga um luxuoso hotel

Comida: Almocei em Budva em um restaurante moderninho chamado Perla, que se autodenomina um Pop Lounge. O local é muito aconchegante, bem decorado, e a comida estava maravilhosa.

Pedi uma “pileća saltimbocca” – peito de frango com presunto cru, alecrim e molho de vinho branco. Acompanhado de um cálice de vinho branco, foi uma das melhores refeições da viagem. Para a sobremesa, um clássico tiramisu. A conta final deu menos de 20 Euros.

Restaurante Perla

Yummy!

Chegamos de volta a Dubrovnik pouco depois das 17h. O bate-e-volta não é muito cansativo e valeu para conhecer um pouco dos encantos deste país.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 31 agosto 2011 6:22 pm

    JB, a empresa que vc fez o tour não seria Adriatic Explore??
    Procurando no Google, só achei essa!

  2. Viviane Dias Terne permalink
    6 outubro 2011 1:13 pm

    Nossa deve ter sido uma viagem e tanto hein…também faço viagens por lugares excêntricos acho que nos dão experiências que os destinos tradicionais não proporcionam mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: