Skip to content

Bálcãs – Bósnia e Herzegovina – Mostar

15 agosto 2011

Stari Most (Ponte Velha)

A cidade de Mostar tem cerca de 100 mil habitantes e foi duramente atacada durante a guerra com os sérvios. Seu principal ponto turístico, a Stari Most  (“Ponte Velha”) foi bombardeada e veio abaixo em 1993, só sendo reconstruída fielmente em  2004.

A Bósnia foi o local menos desenvolvido turisticamente que encontrei nesta viagem, talvez reflexo das feridas recentes da Guerra. Tive a impressão de que o povo está lutando bravamente para se reerguer depois do baque, mas que a tarefa não será tão fácil.

O país, na verdade, é composto de 2 regiões administrativas autônomas, conforme o Tratado de Dayton, assinado após a Guerra:  a Federação da Bósnia e Herzegovina, com maioria muçulmana e croata, tendo 51% do território, incluindo a capital Sarajevo e a República Sérvia (não confundir com o país vizinho, a Sérvia), que controla os 49% restantes.

Em todas as partes da cidade ainda pairam os fantasmas daquele período, nos inúmeros prédios atingidos e que ainda se encontram no mesmo estado, como se a guerra tivesse acabado naquele mês. Alguns cemitérios foram criados próximos a igrejas e não se consegue ficar impassível diante das lápides que ostentam todas o mesmo ano de falecimento.

A moeda da Bósnia é o marco convertido (KM, também escrito como BAM), que, na época, valia 1 US$ = 1,4 KM.

Cemitério

Chegada:  A viagem de Dubrovnik até Mostar de ônibus dura cerca de 4 horas e custa 88 Kn. A Rodoviária em Dubrovnik fica em Gruz.

Seguimos a costa croata na direção noroeste, passando pelo enclave de Neum, praticamente a única praia da Bósnia-Herzegovina (se você notar no mapa acima, verá que a Croácia ficou com praticamente todo o litoral), para depois entrarmos novamente na Croácia. A fronteira foi cruzada outra vez, desta feita desviando até o interior em direção ao nosso destino final.

Onde ficar:  A oferta de hotéis é pequena, sendo mais comum as hospedagens. Escolhi a Villa Mostar, que ficava próxima à estação de trens. A proprietária me recebeu com extrema simpatia e me conduziu até um dos maiores quartos que havia visto. Tinha 3 camas, armário, TV LCD  e frigobar. Tudo isto por 34 Euros, com café da manhã incluído.

De qualquer maneira, onde quer que voce fique não será necessário transporte público para percorrer a cidade, já que ela é bem compacta.

 

Passeios:  Apesar da triste história recente, a cidade tem o seu charme. Uma nítida influência turca pode ser vista em suas inúmeras mesquitas e mesmo nos souvenires vendidos nas muitas lojas das ruelas da cidade antiga.

 

A nova Stari Most continua sendo palco dos aventureiros que se jogam do alto de seus 20 metros no rio Neretva abaixo, em troca de alguns trocados. Existe até uma competição de saltos no verão.

 

 

Um roteiro enxuto de passeio pode começar na Brace Felica, onde fica a mesquita Karadjoz-Bey. Um pouco mais adiante se encontra a mais antiga mesquita da cidade: a Koski Mehmed Pasha, que tem o bônus de uma das melhores vistas da Stari Most.

 

A partir daí, estaremos entrando nas ruelas da cidade antiga (Bairro Turco), com calçamento de pedras, suas lojinhas e pequenos restaurantes.

 

Vista da cidade – Bairro Turco

Logo a Stari Most estará à sua frente, majestosa sobre o verde-esmeralda Neretva. Cruzando a ponte,  se chega até a parte nova da cidade. Siga pela Rade Bitange até a Kneza Humskog onde se encontra o cemitério abaixo e depois caminhe até a rotatória.

Entre na Kneza Branimira e aproveite para sentar em um de seus cafés para observar o movimento dos pedestres (sugiro o Kotra Lounge Café). Aproveite para fazer um passeio no parque ao lado da rotatória.

Não deu tempo de explorar a culinária bósnia. Deixei para fazer isto em Sarajevo

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: