Skip to content

Budapest – comida

27 setembro 2011

Gundel Étterem

Um dos destaques desta linda cidade são as opções gastronômicas para todos os gostos. Mais impressionante ainda são os preço super em conta, mesmo nos melhores restaurantes. Melhor combinação impossível, né?

1) Pampas – resolvi ir a este restaurante logo no primeiro dia, já que ficava bem próximo ao hotel, na Vámház Körút (metrô: Kálvin ter) e não é nada agradável ficar procurando um lugar para comer com temperatura abaixo de zero e neve, ainda por cima.

O local é bem acolhedor, com o menu dando óbvia preferência às carnes. Comi um peito de frango grelhado na brasa com salada que estava muito bom. Tanto que só me lembrei que estava com a câmera quando veio a sobremesa: uma incrível torta de chocolate com caramelo. Ah, e o vinho desceu muito bem também…

Restaurante argentino Pampas

2) Ruszwürm – aconchegante casa de chá próximo ao Castelo de Buda, foi um refúgio providencial do inverno húngaro. Depois de andar pelas imediações do Castelo e ir até o Bastião dos Pescadores para uma linda vista de Pest, nada melhor do que um chocolate quente num ambiente aquecido, acompanhado de uma sobremesa dos deuses, a famosa torta mil folhas com um creme chantilly insuperável na leveza.

Aberto desde 1827, viram?

Overdose de chantilly (e calorias, por supuesto...)

3) Centrál Kávéház – uma tradicional confeitaria/restaurante, fica na Károlyi Mihály utca (metrô: Ferenciek tere) e é uma boa opção para um lanche no meio da tarde ou mesmo um jantar frugal, que foi a minha escolha.

Começando com uma taça de vinho branco húngaro, escolhi um penne ao creme de tomates. Na verdade, foi só uma desculpa para provar os deliciosos doces do local. Após pensar bastante, resolvi encarar uma irrepreensível torta de chocolate com creme. Até pensei em experimentar outra, mas consegui resistir à gula.

Uma taça de vinho branco húngaro

Penne ao creme de tomates

Torta de chocolate e creme

4) Krizia – Lendo as resenhas do Tripadvisor, achei este restaurante italiano, muitíssimo bem colocado no ranking dos melhores de Budapest. Como era próximo à Opera, na Mozsár utca (metrô : Opera), não tive dúvidas: é com esse que eu vou!

Sábia escolha: tudo o que os leitores comentaram era verdade. O ambiente aconchegante, o serviço cortês (a entrada, uma crostata de frango com molho de mostarda, foi cortesia da casa!) e até os preços convidativos eram motivo mais do que suficientes para coroar o local de superlativos.

O ponto alto da noite foi o maravilhoso tortelloni de fegato d’oca fatti in casa in salsa tartufata, ou seja, um tortelloni recheado com o renomado foie gras húngaro feito em casa, coberto com molho de trufas. De comer ajoelhado…

Mal sabia eu que a sobremesa, um simples tiramisú, viria a se tornar outro ponto alto. A adição do molho de frutas vermelhas aliado à textura perfeita do mascarpone foi uma covardia!

Restaurante altamente recomendável!!!

entrada – cortesia da casa
Tortelloni com fois gras e molho de trufa – indescritível!!!
Delicioso tiramisú com calda de frutas vermelhas
Restaurante Krizia

5) Gundel  – o restaurante mais tradicional e bacanudo da cidade, tem menus no almoço a preços inacreditáveis, começando a 3800 HUF (ou apenas 30 reais, se formos traduzir para nossa moeda). Além disto, no brunch dominical, você só paga o equivalente a 52 reais e pode comer à vontade (pena que minha estada por lá não incluiu um domingo!).

A localização é perfeita, próximo ao Zoológico (metrô: Hösök tere), o que me parece lógico, afinal Gundel significa elefante em húngaro!

Escolhi uma quinta-feira para provar o menu do almoço – vejam abaixo:

Gundel restaurant
Foie gras com blinis, geléia de páprica e salada
Peito de codorna com suflé de abóbora e molho de cranberry
Baked Alaska – sorvete com marshmallow queimado

 

Pena que não deu tempo de passar na famosa Confeitaria Gerbeaud, naVörösmarty tér, e provar seus igualmente famosos quitutes. Se eu fosse você, não pulava este capítulo…

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 21 setembro 2012 10:25 pm

    Dica do Gundel copiada e posts sendo lidos nessa sexta-feira a noite, muito obrigada pela dica! Quando eles foram postados, estavamos preparando a viagem da Toscana. Ou seja, não dei a devida atenção mas agora está valendo demais. Ou seja, valeu a pena esperar para quando eu fosse para lá. Estava carente de informação de lá! Aliás, obrigadas pelas dicas!

  2. 22 setembro 2012 2:07 pm

    🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: