Skip to content

Los Roques – Introdução

16 outubro 2011

Madrisquí

Neste último feriado de 12 de outubro de 2011, o “trio elétrico”, formado por mim, a Carla do Idas e Vindas e Paulinho, fez uma visita curta a Los Roques.

Para quem (ainda) não sabe, Los Roques é um arquipélago que fica a cerca de 130 km ao norte da costa venezuelana. Em 1972, foi declarado Parque Nacional, sendo o maior do Caribe. Tem formato de atol e é composto de mais de 50 ilhotas (cayos) e vários bancos de areia.

As praias são belíssimas. O catálogo Pantone deve ter se inspirado em Los Roques para definir os diversos tons de verde e azul de suas águas: tem o verde 325 de Francisquí, o azul 297 de Noronsquí, o verde 345 de Cayo de Agua e por aí vai. Impressionantes!

Francisquí

Cayo de Agua e todos seus tons

É também o refúgio de milhares de pelicanos e gaivotas, além de uma fauna marinha exuberante, um verdadeiro paraíso para (não só) os mergulhadores.

O mais famoso habitante das ilhas

Curiosidade etimológica: os nomes das ilhotas locais vem da corruptela da palavra original cayo, que virou Key através dos piratas de língua inglesa e posteriormente foi convertido em quí, uma grafia mais próxima ao castelhano. Daí France’s Key virou Francisquí, Crab’s Key se tornou Crasquí e Soeur Key se transformou em Sarquí.

Voltando: é o destino perfeito para usar aquelas milhas que você lutou tanto para acumular: são necessárias apenas 20.000 delas (isso pela GOL; na TAM são necessárias 30.000 milhas) para chegar até o Aeroporto de Maiquetía em Caracas – você precisaria 50% a mais de milhas para chegar a Punta Cana, por exemplo.

Vista aérea de Maiquetía

Aliás, não poderia haver 2 lugares tão distintos: enquanto os resorts abundam nesta última, em Los Roques as pousadas são bastante simples, embora não totalmente desprovidas de um charme europeu (natural, já que as ilhas foram “descobertas” pelos italianos, donos da maioria das pousadas).

Pousada Villa Caracol

Antigamente podia-se ir a Caracas no voo noturno da TAM e voltar no equivalente da GOL, desta forma evitando pernoitar em Maiquetía (uma cidade absolutamente desinteressante) antes de tomar o voo para Gran Roque. Infelizmente, desde o começo do ano, a TAM modificou o horário de seu voo de ida, fazendo com que o pernoite seja obrigatório.

Já que era inevitável, escolhemos ficar no Marriott Playa Grande, mas o custo benefício foi pequeno, pois a diária era cara, não incluía o café da manhã e o hotel não era nem um pouco digno de ostentar a marca Marriott.

Pelo menos não precisamos sair do hotel para jantar. O buffet, simpático, custava o equivalente a pouco mais de 25 dólares no câmbio negro.

Área de lazer do Marriott

Depois de resolver como chegar a Caracas e em que hotel se hospedar (infelizmente há poucas opções em conta em Maiquetía), o passo seguinte é escolher uma pousada do seu agrado e fechar um pacote, de preferência com o trecho aéreo Maiquetía-Gran Roque-Maiquetía incluído.

A maioria das pousadas oferece, dentro do pacote, o passeio às ilhas mais próximas (Francisquí e Madrisquí, entre elas) e pensão completa. Apesar de ser possível comprar mantimentos e bebidas nas lojas e alugar um isopor (cava) para levar para as praias, não acho que seja uma boa idéia dispensar esta opção.

Ô vidinha mais ou menos...

Pronto: agora é só escolher o número de dias do pacote e aproveitar ao máximo esta belezura. Como não estávamos pensando em mergulhar, ficamos apenas 4 dias, o que foi de bom tamanho.

Seguem alguns relatos dos passeios e dicas para curtir Los Roques como se deve. Vamos lá!

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. 26 outubro 2011 1:31 am

    Lindo! Aliás, amo ver nas fotos dos amigos esse azul-lindeza que a gente vê nas revistas 😀

    • 27 outubro 2011 7:25 pm

      Mari,

      Melhor que ver é lembrar da água absurdamente deliciosa…

  2. 26 outubro 2011 7:57 am

    Los Roques, Los Roques, Los Roques!!!! Ahhhh Los Roques!
    Amo esse lugar, voltaria quantas vezes fosse necessário e (não necessário tbm) rrsrsrs
    É lindo não, de suspirar.

    Vou compartilhar seu link no Grupo Dicas Los Roques no FB, ok? Pessoal lá está sedento por informações 🙂

    http://www.facebook.com/groups/losroques/

    Abs

    • 27 outubro 2011 7:24 pm

      Oi Carol,

      Pode compartilhar sim. E apareça mais vezes, que os posts de Los Roques estão saindo quase que diariamente. 🙂

  3. 27 outubro 2011 2:52 pm

    Pantone é ótimo! E aí, descobriram alguma novidade sobre as mudanças que o Chávez pretende impor no arquipélago? O pessoal está comentando o impato?
    Abs

    • 27 outubro 2011 7:23 pm

      Não deu para descobrir muita coisa não, Arthur. Acho que o pessoal ainda está esperando o próximo movimento do presidente. Vamos aguardar…

  4. 29 outubro 2011 11:40 am

    Ah, que saudade que dá… 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: