Skip to content

Rio de Janeiro – Bistrô Paris

18 julho 2012

Semana passada houve o nosso jantar semestral do grupo de vinhos: desta feita escolhemos o novíssimo Bistrô Paris, que fica no belo prédio da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo.

Optamos por fazer um pit stop no Paris Lounge, bar que mistura harmoniosamente móveis antigos com cores fortes, o clássico com o moderno.

Detalhes do bar

Vai uma “viúva” aí?

Entrada do bar

O grupo reunido

Decoração do bar

Escadaria

Depois de alguns drinques, passamos ao salão principal do bistrô, onde nossa mesa nos aguardava…

Como não entendo muito de decoração, copio aqui o texto tirado diretamente do site, que serve como legenda das fotos:

“Inspirada em salões simbólicos da gastronomia parisiense, Beth Serpa cuidou pessoalmente da decoração do salão, com apoio do arquiteto Jorge Delmas. No “Paris Lounge” uma parede de reboco descascado com tijolos à mostra remete à idade do casarão. Piso em parquet, cortinas de seda, lustres de cristal e poltronas cor de tangerina levam modernidade ao ambiente. Obras de arte foram selecionadas por Serpa de sua coleção particular. Quadros de Kazuo Wakabayashi, Carlos Vergara e Christiane Fangueiro, esculturas de Bruno Giorgi e Ascanio MM acompanham cadeiras sofisticadas em estilo francês século XVIII. Belos garçons com ternos sob medida, moderninha louça branca e piano de cauda completam a beleza do restaurante”

Vejam mais detalhes do ambiente nas fotos abaixo:

Salão do restaurante

Começamos os serviços com o espumante, comme il faut: neste caso o Cave Geisse Nature (70% Chardonnay, 30% Pinot Noir, com 12,5% de álcool, método champenoise), um dos nossos melhores exemplares.

Nosso couvert era simples mas delicioso: a cesta de pães vinha com exemplares quentinhos, recém-saídos do forno e as torradas amanteigadas fininhas estavam crocantes como manda o figurino…

Couvert

Depois veio o amuse-bouche: uma sopa de ervilhas com crocante de presunto de parma, bem gostosa…

Sopa de ervilhas

Como entrada, provamos o delicioso conchiglione recheado de camarões, ragú de legumes provençais e pesto de rúcula. Sem dúvida, o melhor prato da noite, degustado com o intrigante Encruzado, ótimo vinho português feito com a uva branca de mesmo nome, cultivada na região do Dão.

Conchiglione

O  prato principal foi a Paleta de cordeiro confitada com temperos marroquinos, desfiada e envolta em massa filo, costeleta grelhada, mousseline de cará e ragú de favas verdes. Acompanhamos com um outro vinho português muito bom, o alentejano Altas Quintas.

Vejam o que diz o site : “Aragonez, Trincadeira, Alfrocheiro, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet são as castas que, dependendo dos anos, podem entrar no Altas Quintas Colheita. Cuidadosamente seleccionadas dos melhores talhões da vinha e posteriormente estagiadas em barricas escolhidas nas melhores tanoarias, permitem um conjunto de aromas e sabores de prazer que mostram de forma intensa os 600 metros de altitude das vinhas e se constituíram como flagship da adega.”

Paleta de cordeiro

Antes da sobremesa, mais um oferecimento do chef: um mini creme brulée que estava simplesmente imbatível…

Creme brulée

E, finalmente a sobremesa: torta de cítricos com de sorvete de pêra sobre fatias de limão siciliano, devidamente acompanhada de um Sauternes: o Chateau Fontebride 2007 (Sauvignon 25%, Semillon 75%).

Torta de cítricos

Seguem as fotos dos vinhos degustados e dos participantes da turma 82.

Espumante

Vinho branco

Vinho tinto

Vinho de sobremesa

Nosso “mestre” Dantas em primeiro plano

E para coroar a noite belíssima, mais um agrado da casa que veio junto com o café: petit fours deliciosos (a tortinha de frutas vermelhas estava sensacional, embora ache que eu não tenha dado aos outros a chance de prová-la…) e trufas que derretiam na boca.

Acompanhamento do café: petit fours e trufas

O “responsável ” pelo jantar: o chef Pierre Landry

No fim do ano tem mais… Até lá!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: