Skip to content

Fotograma – São Paulo: um passeio pelo Centro

14 agosto 2012

Pátio do Colégio

Estive em São Paulo neste último fim de semana visitando amigos queridos. Aproveitando o sábado de temperatura quase de verão, fomos passear pelo centro da cidade.

Acabamos parando em um local que ainda não conhecia: O Páteo do Collegio, local de fundação desta imensa cidade. Como o próprio nome diz, aqui ficavam o Colégio Jesuíta e sua Igreja, onde, no longínquo ano de 1554 foi celebrada a primeira missa da cidade.

Hoje, segundo este site, o local abriga o “museu Padre Anchieta, o auditório Manoel da Nóbrega, onde são realizados eventos culturais, a Galeria Tenerife,  a praça Ilhas Canárias com seu Café do Pátio, a Capela Beato José de Anchieta, onde estão guardados o Fêmur de José de Anchieta e seu manto, a Cripta Tibiriçá e a Biblioteca“.

Museu Anchieta, ao lado da Capela

Dizem que é um local muito usado para festas de casamento, o que pudemos comprovar naquele dia: por conta justamente da festa que iria acontecer naquela noite, o Café do Pátio foi obrigado a fechar suas portas mais cedo e nós sofremos um bocado com o atendimento precário e confuso… Foi um parto conseguir uma simples quiche.

Azulejo comemorativo

Praça dos skatistas 🙂

Capela

Padre Manoel de Nóbrega

Museu Anchieta

Interior da Capela

Interior da Capela

Bem próximo dali, no Largo de São Francisco, fica o prédio em estilo neocolonial da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), erguido na década de 30.

Faculdade de Direito

Na verdade, nosso principal objetivo era visitar a  exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. Intenção essa que foi logo se dissipando quando vimos o tamanho da fila logo no primeiro dia da mostra.

Na verdade, a procura foi tanta que eles resolveram fazer um viradão do fim de semana: do sábado às 15hs até o domingo às 22hs cerca de 16 mil pessoas puderam ver exemplares de Van Gogh, Manet e seus colegas impressionistas. Fez tanto sucesso que outros viradões estão programados.

Malandro é malandro, Manet é Manet!

Vai encarar?

Pelo menos umas 5 horas na fila…

Continuamos andando na direção do Largo do Café e me surpreendeu o grande movimento no centro da cidade àquela hora: bares lotados, turistas misturados a moradores, uma população maior do que imaginava…

Happy hour

Dois estilos : Bolsa de Valores e o prédio do Banespa

Por último, paramos no Mosteiro de São Bento, mais uma atração que não conhecia. Pena que não se pode tirar fotos do seu interior, que era belíssimo.

Inicio

Foi um passeio bastante agradável, ainda mais se levarmos em consideração as companhias deliciosas das amigas queridas Carla e Lena:

Brigadim!

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. Luciana Betenson permalink
    14 agosto 2012 10:50 am

    Lindas fotos 🙂 Pena que eu não pude passear com vocês!

  2. SiL permalink
    20 agosto 2012 10:53 am

    Oi, JB! Maravilha esse seu post, como todos aliás…
    Enfim, no final de semana do viradão nós tínhamos ido a um casamento no Páteo do Colégio, com direito à festança lá mesmo. É isso mesmo, quem quiser casar, pode fazer a festa por lá – o máximo! A cerimônia é maravilhosa e o lugar, bem vc já falou tudo.
    Voltando, desistimos da ida ao CCBB por causa da roupa. Mas, pensando bem, em vista do que se tornou, em trermos de procura, deveríamos ter relevado e ido daquele jeito mesmo…agora, só nos resta levar as cadeirinhas do Bco Itaú, que tb não pegamos por causa da fila..uauauuauauuauau bjão

    • 21 agosto 2012 5:31 pm

      Oi Silzinha,

      A fila estava mesmo imensa, nem pensar em esperar…
      Será que o casamento foi o mesmo que vimos sendo preparado?

      Bjos,

      P.S. Desta vez ficou muito corrido, mas da próxima vez te ligo para combinarmos algo em SP, ok?

      • SiL permalink
        27 agosto 2012 5:34 pm

        Não sei se foi o mesmo, mas naquele primeiro final de semana, qdo teve a virada, só houve o casamento que fui, portanto….
        Me ligue sim. Estarei com o celular em punhos. Há não se esqueça que os números aqui de Sampa mudaram, é só acrescentar um “9” antes do número antigo, ok? Bjs

        • 27 agosto 2012 9:01 pm

          Haha Sil,

          Ia ser engraçado te ver naquele local. Ô mundinho pequeno…

          Bjs

  3. Majô permalink
    21 agosto 2012 4:06 pm

    JB, que passeio gostoso o que vocês fizeram. Fico feliz de ver como está tudo bem cuidado e o Largo do Café é super simpático, djilícia sentar para um café ali 😉

    • 21 agosto 2012 5:36 pm

      Estava muito bem acompanhado, Majô. O que fez o passeio ficar mais gostoso ainda!
      Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: