Skip to content

Coreia e Japão – Introdução

27 abril 2013
fbhzdfx

Estátua do Rei Sejong com o Gyeongbokgung  ao fundo, Seul, Coreia

A ideia de ir a Coreia e ao Japão nunca havia passado pela minha cabeça. Não via muitos atrativos nestes dois países e  sempre me pareceram destinos longes e caros demais.

Isto até minha filha, amante do K-pop e J-pop e das culturas destes dois países, insinuar sutilmente que gostaria de fazer uma visita ao extremo oriente. Não pude resistir, né?

Pelo fato deste ser o último ano escolar dela antes da faculdade, só poderíamos ir em janeiro ou fevereiro. Isto implicaria em pegarmos os meses mais frios naquelas bandas, mas procuramos ver o lado bom da coisa: o fluxo de turistas seria menor e os dias ensolarados mais frequentes (o que poderia facilitar avistar o Monte Fuji em sua totalidade, por exemplo).

Vista de Odaiba, Tóquio

Tóquio Bay, vista de Odaiba

Meu roteiro ideal seria combinar a ida até lá com um pit stop em algum lugar no meio do caminho para descansar: Dubai me pareceu o destino perfeito para uns 3 dias antes ou depois da saga asiática. Fiquei namorando as tarifas da Emirates por um bom tempo – estavam em cerca de USD 2100 ida e volta com direito ao stopover.

Eis que a Qatar Airways resolve fazer uma promoção daquelas e após algumas simulações, fechei a ida por Seul e a volta por Tóquio por pouco mais de USD 1200. A parte ruim é que a companhia aérea não permitia um stopover em Doha, e a permanência no aeroporto seria de apenas 3 horas na ida e na volta. Chato, sem dúvida, mas reclamo de barriga cheia.

Panmunjon, Zona Desmilitarizada entre as Coreias

Panmunjon: zona desmilitarizada entre as Coreias

Estávamos contando com a possibilidade de assistir a algum show de grupos de K-pop e J-pop, por isso reservei uma semana para Seul e 8 dias para Tóquio. Infelizmente só conseguimos ingresso para um show em Tóquio, mas foi uma experiência inesquecível, ainda que altamente estranha (ou, talvez, por causa disto!).

No final das contas, o tempo na Coreia foi um pouco superdimensionado, mas pudemos fazer os passeios com mais calma e tivemos também mais tempo para lidar com o jet lag  dos dias iniciais.

Open Air Museum, em Hakone, Japão

Open Air Museum, em Hakone, Japão

Enfim, foi uma experiência bastante gratificante, com choques culturais e tudo. Pegamos dias lindos, frios, neve nos dois países, chuva na visita a Panmunjon, mas saímos (principalmente Bia, por razões óbvias) encantados com tudo o que vimos.

Esqueça a diferença de fuso horário e nos acompanhe nesta viagem!

6 Comentários leave one →
  1. 4 maio 2013 4:33 pm

    JB,
    Estava esperando você começar a postar essa viagem. Vou acompanhar!
    Um abraço,

    • 10 maio 2013 7:18 pm

      Oi Lu,

      O começo é fácil…difícil é continuar 🙂 Paciencia!

  2. 9 maio 2013 7:01 pm

    Sempre quis conhecer o Japão, mas a Coréia até então nunca tinha me atraído muito… veremos se você me convence!!!

    • 10 maio 2013 7:19 pm

      Oi Milena,

      Tb nunca tive essa vontade de conhecer a Coréia não, mas até que me surpreendi… Aguarde!

  3. 9 agosto 2013 10:23 pm

    JB,
    meu marido (filho de coreanos) e eu (neta de japoneses – ambos, totalmente ocidentalizados) pretendemos fazer essa viagem no ano que vem, em novembro, para ver as folhas bem vermelhas do outono. Estou lendo seus posts e adorando!!
    Acho que vou dedicar uns 12-14d para o Jp e uns 7d para a Kr. O Helio está reclamando, obviamente, mas… vamos e convenhamos… o Japão tem mais coisa para ver, não?! Hahaha!

    • 19 agosto 2013 9:31 pm

      Oi Fernanda,

      Acho q 7 dias para a Coreia está de bom tamanho sim. O Japão tem mesmo mais coisas para se ver, pena que só ficamos em Tóquio.

      Abs

Deixe um comentário

