Skip to content

Coreia – Transporte em Seul

31 maio 2013
cxxcv

Metrô de Seul

Seul é uma cidade muito bem servida de transportes públicos modernos, com uma cobertura ampla e preços bastante razoáveis se comparados aos nossos.

O metrô de Seul é internacionalmente reconhecido como um dos melhores, sendo o mais extenso do mundo, com 18 linhas e com o maior número de estações (só perdendo para o metrô de Nova York) cobrindo virtualmente cada canto da região metropolitana. Também é o único no mundo a ter todas as estações com o sistema de porta dupla para o embarque nos vagões, o que garante a segurança dos passageiros.

vsdf

Acredita que aí em cima está escrito Gyeongbokgung?

O valor da passagem é calculada baseada na distância percorrida, começando em 1150 won, o equivalente a  pouco mais de US$ 1, um preço bastante razoável, considerando a qualidade do serviço apresentado.

Nos mesmos moldes de Cingapura, ao valor do bilhete de metrô comprado são acrescidos 500 won, recuperáveis no seu destino final, em uma máquina exclusiva para este reembolso.

Máquina de reembolso no metrô

Máquina de reembolso no metrô

Dentro da estaçao de Gyeongbokgung

Dentro da estaçao de Gyeongbokgung

Existe a opção de comprar o T-money, um cartão de despesas que serve para transporte e é aceito em algumas outras lojas e que dá um desconto de 100 won para a passagem do metrô. Este cartão custa 2.500 won, sendo recomendado para aqueles que pretendem passar ao menos uma semana na cidade, o que não é o caso da maioria dos turistas.

Para sair do Aeroporto de Incheon também há varias opções de ônibus, chamados carinhosamente de limousines, cada um atingindo uma parte da cidade. Voce pode ver as diversas opções clicando aqui.

Se sua opção for o Arex (Airport Express) você vai gastar bem menos (atualmente fica em 3950 won até o destino final em Seoul Station), mas ficará restrito às poucas paradas feitas por ele. Veja o trajeto aqui e torça para seu hotel ficar próximo a uma das paradas. Existe um serviço Express que vai até Seul Station sem paradas: custa o dobro (8000 won) e demora 43 minutos ao invés dos 53 minutos do trem parador. Não acho que valha a pena.

Acesso ao metrô

Acesso ao metrô

Também andamos de ônibus para chegarmos até a Seoul Tower e nos pareceu bastante simples. A passagem custa um tiquinho a mais do que o metrô e a eficiência coreana também está presente neste tipo de transporte. Existem 4 tipos de linhas, cada uma de uma cor dependendo da distância total percorrida pela linha. Confira aqui como o serviço é civilizado!

Em relação ao metrô, existe um aviso musical na estação (mostrando que o trem está se aproximando), aviso este que difere dependendo de que direção o trem está vindo. Dentro do trem também somos brindados com uma música (praticamente o único barulho que você vai ouvir dentro do vagão!) sinalizando a próxima parada. Achei muito interessante.

E não sou só eu: procurando na Internet acabei encontrando um video de um americano que usou justamente uma destas músicas e fez uma ode ao metrô de Seul  que ficou tão bacana que eu não pude deixar de compartilhar com vocês.

seoul-metro

Ficou sendo uma das memórias mais doces e intensas que eu levo deste país.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: