Skip to content

Coreia – Seul – Gyeongbokgung e o National Folk Museum

26 junho 2013

DSC03329

Seul possui 5 grandes palácios, construídos durante a Dinastia Joseon: Changdeokgung, Changgyeonggung, Deoksugung, Gyeonghuigung e Gyeongbokgung.

O maior e mais importante (e, por coincidência, o que ficava mais próximo de onde estávamos) era o Gyeongbokgung, erguido em 1395 e que durante muito tempo serviu como residência oficial dos reis. Situado no coração da cidade, pode ser facilmente acessado através do portão Gwanghwamun, no final da avenida Sejong.

O palácio teve a infelicidade de ser destruído duas vezes pelos japoneses: a primeira durante a guerra Imjin, no final do século XVI, quando foi completamente arrasado pelo fogo, só sendo reconstruido cerca de 300 anos depois. Por último em 1915, durante a ocupação japonesa, 90% das suas construções foram demolidas para dar lugar a uma exposição e, posteriormente, ao edifício do Governo.

Somente em 1990 teve início o processo de reconstrução do palácio e mesmo hoje, em 2013, menos da metade dos edifícios recuperou sua forma original. O portão Gwanghwamun (foto abaixo), por exemplo, só foi recuperado em 2010!

DSC03325

O portão principal é guardado por oficiais vestidos a caráter.

DSC03324DSC03323

Dentro da área do palácio os edifícios se dividiam entre aqueles dedicados a assuntos oficiais e aos aposentos reais, com pequenos palácios separados para o rei e a rainha, além de alguns jardins.

 DSC03326

O portão Heungnyemun (foto acima) é o segundo portão interno, logo depois de atravessarmos o Gwanghwamun.

DSC03331

Depois de passar pelos 2 portões encontramos a ponte Yeongjegyo (foto acima).

DSC03328

Geunjeongjeon (foto acima) é um hall onde o rei concedia audiência a seus oficiais e onde os representantes estrangeiros eram recebidos.

DSC03336

Gyeonghoeru (foto acima) é um pavilhão que era utilizado para grandes banquetes oficiais, durante a Dinastia Joseon. Escadas de madeira conectam o primeiro ao segundo andar. Em frente ao pavilhão fica um lago, que estava completamente congelado naquele dia, como vocês podem ver na foto acima.

DSC03337

Acima podemos ver uma construção com o detalhe do ondol, o sistema de aquecimento do piso que é marca registrada dos coreanos. Pelas duas aberturas retangulares eram colocados pedaços de madeira e sua queima proporcionava um aquecimento eficiente para suportar os rigorosos dias de inverno coreano.

Na foto abaixo vemos estátuas representando os doze signos do horóscopo chinês.

DSC03344

Logo ao lado fica o National Folk Museum da Coreia, cujo ingresso está incluído no preço da entrada do palácio. Como o nome diz, o museu busca retratar, através de réplicas, a vida do povo coreano através dos tempos. São quase 100 mil objetos divididos em 3 grandes seções.
DSC03346

DSC03348

DSC03350

DSC03351

Claro que não poderia faltar uma exposição sobre as diversas apresentações do kimchi (veja abaixo), prato nacional e ícone da culinária coreana.

DSC03354

Saindo do museu, voltamos ao portão principal onde, de hora em hora, das 10h às 15h, é feita a troca de guarda – um espetáculo bastante colorido e musical, embora Bia tenha achado monótono e dissonante.

É a terceira atração mais apreciada pelos turistas que vem a Seul, segundo pesquisas.

DSC03355

DSC03356

A entrada do Palácio custa 3,000 won (ou 10,000 won, se quiser visitar todos os palácios, válido por um mês). Fica aberto todos os dias (menos na terça-feira) até as 18h (17h no inverno) e tem visitas guiadas gratuitas em inglês às 11:00, 13:30 e 15:30.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 27 junho 2013 10:00 am

    Oi, Jb. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: