Skip to content

Japão – Tóquio – Asakusa

4 agosto 2013
xcvbcx

Asahi Beer Tower e Super Dry Hall

Asakusa representa o Japão do passado, com seus templos antigos e um estilo menos frenético do que outros bairros. É um dos poucos lugares não cobertos pela linha Yamanote da JR. Para chegar até lá de Shinjuku, tivemos que tomar a Yamanote Line até Ueno e de lá a linha Ginza até o destino final, Asakusa Station.

Descemos próximo ao rio Sumida, que corta a cidade e paramos para ver os horários dos passeios de barco que queríamos fazer na parte da tarde.

Do outro lado do rio fica a fachada do edifício da cervejaria Asahi e do Super Dry Hall, com sua inconfundível arquitetura modernosa, fruto da mente efervescente do Philippe Starck. A idéia por trás da obra revela um copo de cerveja com espuma dourada!

DSC03658

DSC03659

Fizemos meia volta e fomos para a atração principal: o templo budista Senso-ji, um dos maiores e mais antigos de Tóquio (data do ano de 645!), embora algumas de suas construções tenham sido restauradas recentemente. Foi erguido para preservar uma estátua da deusa Kannon de apenas 7 cm, achada no rio Sumida por 2 irmãos pescadores.

Antes passamos pela majestosa Kaminarimon (Portão do trovão), que marca a entrada do templo, com sua enorme lanterna de papel. Em cada um de seus flancos se encontra uma estátua com o intuito de afastar os espíritos malignos – à esquerda Raijin, divindade do trovão;  à direita Fujin, divindade do vento.

DSC03662

Logo depois desembocamos na Nakamise, uma ruela com 250 metros de extensão ladeada de lojas vendendo leques e kimonos, além de comidas típicas japonesas como o sembei – bolinho de arroz da foto abaixo.

As lojas e restaurantes se estabeleceram por lá no século 18 como forma de servir aos peregrinos. Foram destruídas no terremoto de 1923 e novamente durante os bombardeios da Segunda Guerra. Haja persistência!

DSC03664DSC03666
DSC03668

O templo é magnífico e estava lotado, apesar do frio cortante que fazia naquele dia. Tem um lindo pagode de 5 andares – o segundo mais alto do Japão – que fica ao lado do templo principal.

O Senso-ji é palco de algumas celebrações anuais: em maio comemora-se o Sanja Matsuri (festival que dura 4 dias e que fecha várias ruas nas imediações) e em agosto tem o Samba Carnival!

Dizem que este incensário tem poderes curativos

Dizem que este incensário tem poderes curativos

DSC03669DSC03670
DSC03671

Outra característica deste templo é que você pode tentar o Omikuji, ou seja, tirar sua sorte por 100 ¥ As instruções estão na foto abaixo à esquerda, mas resumindo, você tira um palito numerado da caixa prateada abaixo e depois é só retirar um papel impresso da gaveta com o número correspondente ao palito que você retirou.

Ainda bem que eu não sou facilmente impressionável, já que meu papel dizia para eu tirar os cavalinhos da chuva, pois meus desejos não seriam realizados. Humpf!
DSC03676
DSC03675DSC03681

Saindo do templo fizemos um pequeno lanche e depois rumamos para o pier, onde tomamos um barco, descendo o rio Sumida até o Hinode Pier (veja no mapa abaixo) e aproveitando a tarde ensolarada.

Foi uma ótima oportunidade para tirar aquelas fotos que só são possíveis sobre a água. O skyline de Tokyo nunca me pareceu tão interessante!
DSC03692

DSC03693

DSC03694

Fizemos uma pequena parada no Hama-Rikyu Onshi-Teien, um jardim que pareceu ser um local bem agradável, do lado do Mercado de peixes Tsukiji, mas não tivemos oportunidade de voltar lá.

DSC03696

A parada final, após 40 minutos de cruzeiro foi no pier Hinode. Andamos até a estação de metrô Hamamatsucho de volta para casa.

Além deste passeio, você também pode ir de Asakusa até Odaiba, num percurso de pouco mais de uma hora.

Foi um dia completamente oposto ao primeiro dia, a calma e tradição de Asakusa foram um bálsamo perante a frenética Akihabara do dia anterior!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 8 agosto 2013 9:22 am

    Oi, JB. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: