Skip to content

Bariloche – Passeio a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes

6 outubro 2013

DSC05706

Um dos passeios mais legais para se fazer por aqui é ir até a Isla Victoria conjugado com uma parada no Bosque dos Arrayanes. Existe uma versão de dia inteiro e o de meio dia, este último saindo normalmente as 14hs, que foi o que eu fiz.

Qualquer agência na cidade oferece este tour, mas meu primeiro conselho é:  ao chegar em Bariloche, compre de uma só vez os passeios que você gostaria de fazer, pois em algumas lojas se consegue um bom desconto a partir de 2 excursões. A Mirador Patagonico, na Mitre 339, é uma delas.

Aconselho escolher o barco da empresa Cau Cau (este aí abaixo), que me pareceu mais confortável do que o do concorrente.

DSC05648

O passeio sai de Porto Pañuelo, que pode ser facilmente acessível através do ônibus 51 por menos de 10 pesos. Se você quiser o traslado pela empresa turística, vai sair a 80 pesos por pessoa.

Além desta quantia, temos que pagar as inevitáveis taxas de acesso ao Parque Nacional, no valor de 65 pesos + taxa de manutenção de 17,50 pesos.

DSC05652

A primeira parada, depois de meia hora de navegação, é na Isla Victoria. Na verdade o nome deveria ser Victorica, em homenagem a um general da marinha argentina mas, por erro de registro, acabou ficando com o mesmo nome da rainha inglesa, apesar de não haver nenhuma relação.

DSC05654

A maior ilha do Lago Nahuel Huapi é muito bonita e tem diversas trilhas que são devidamente exploradas no passeio de dia inteiro, chegando-se até um mirante com uma linda vista. Fiz esse passeio em outra ocasião, mas desta vez, ficamos restritos ao entorno do Puerto Anchorena, na parte central da ilha.

O guia que nos acompanhava, muito didático, explicava a história da ilha, cujos primeiros visitantes incluíram o milionário argentino Aaron Anchorena, que se apaixonou à primeira vista pelo lugar e, ao voltar, propôs comprar a ilha do governo argentino, o que era proibido por lei – o máximo que ele conseguiu foi o usufruto vitalício, ao qual renunciou depois que os planos mirabolantes de construções na ilha se mostraram mais difíceis do que ele pensava.

DSC05657

Até que a casinha que ele construiu para si mesmo é bem simpática…

DSC05674

DSC05673

Com esta vista, quem não se apaixonaria por este lugar?

DSC05659

A ilha possui vegetação nativa de ñires, coihues e ciprestes, além de outras espécies. Dentre as “importadas” temos algumas variedades de pinheiros e até sequóias.

DSC05660

DSC05664

DSC05670

Durante todo o percurso marítimo fomos acompanhados por estas gaivotas famintas, já acostumadas com o pão delas de cada dia. Chegam quase a posar para as fotos…

 DSC05681

DSC05684

Mais 15 minutos de navegação e chegamos ao Bosque de Arrayanes, que fica na península de Quetrihué, ao norte da ilha e bem próximo de Villa La Angostura. Faz parte do Parque Nacional Los Arrayanes, criado em 1971 para proteger esta espécie de árvore que é um dos símbolos mais conhecidos da Patagonia.

DSC05687

Existe uma pequena trilha circular, toda em madeira, que pode ser percorrida facilmente em 15 minutos, passando no meio das árvores.

Dizem que este bosque, repleto destas arvorezinhas peculiares, de tronco cor de canela e que podem alcançar 15 metros de altura, foi a inspiração para Walt Disney criar o cenário de Bambi.

DSC05698

DSC05700 DSC05696Inclusive uma das atrações locais é a cabana de Walt Disney, que hoje abriga uma pequena e aconchegante lanchonete que oferece tortas difíceis de resistir.

DSC05701

DSC05702DSC05703Para voltar gastamos pouco mais de 45 minutos, chegando no final da tarde, horário bastante propício para fotos.

Desnecessário dizer que este passeio é muito mais bonito quando feito em um dia ensolarado.

DSC05708

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: