Skip to content

Noruega – Stavanger – Passeio ao Lysefjord

17 outubro 2013

DSC05977

O passeio pelo Lysefjord com direito a ver a Preikestolen é indiscutivelmente um dos maiores atrativos para quem vem até Stavanger.

Para quem não está ligando o nome à pessoa, o Preikestolen é aquele rochedo cujo topo é plano e em formato quadrangular, de onde muitos esportistas de base jumping despencam dos seus 600 metros de altura. Você com certeza já deve tê-lo visto em alguma reportagem no Fantástico!

Como vocês podem notar pelas fotos, não escolhemos um bom dia para o passeio, mas era o único que tínhamos livre, fazer o que?

Pelo menos o barco da Rødne Cruise era bastante confortável, com um deck superior e o andar inferior protegido dos ventos que sempre sopram por aqui.

DSC05966

DSC05971

Vejam o percurso que fizemos no mapa abaixo:

Na saída do porto, pudemos ver o conjunto de casinhas brancas que formam a Gamla Stavanger (cidade antiga).

DSC05968

DSC05969

Eu não me importaria em morar em um desses edifícios à beira d’água.

DSC05970

À medida em que avançamos, a paisagem se torna mais rural, com casas aqui e acolá, mas sempre em locais muito bonitos e tranquilos.

DSC05973

Uma longa ponte corta a entrada do fiorde propriamente dito.

DSC05978

DSC05982

Neste ponto começamos a ver os rochedos que limitam o fiorde de ambos os lados.

DSC05988 DSC05991

Alguns habitantes mais exóticos adoram quando os barcos de turismo passam. É garantia da comida diária, irmãmente dividida…a não ser que apareça algum convidado indesejado!

DSC05994

DSC05995 DSC05996

DSC05998

Na foto abaixo você pode ver o famoso rochedo Preikestolen, ou melhor, poderia se o tempo não estivesse tão encoberto. Para vocês terem uma ideia de como seria em um dia ensolarado, segue uma foto mais clara à direita, cortesia do flickr.com.

DSC06001preikestolen

Fizemos meia volta ao chegarmos à cachoeira Hengjanefossen, linda. O barco se aproxima muito do rochedo para que um marinheiro colete um pouco da água e ofereça para aqueles que queiram provar um pouco.

Estava bem geladinha…

DSC06006 DSC06010

DSC06014

Na volta me refugiei na parte interna do barco e fiquei admirando a paisagem, que ficava cada vem mais nebulosa à medida que nos aproximávamos da cidade.

DSC06017

Veja como estava o Museu do Petróleo, ainda mais cinzento do que já é…

DSC06020

3 horas depois estávamos novamente no ponto de partida.

Este tour sai do porto da cidade diariamente ao meio dia, durante todo o ano – no auge do verão são 2 saídas diárias (10h e 14h), no inverno apenas de quarta a domingo. No verão existe também uma opção de subir o Preikestolen, num passeio mais longo e com um trecho feito em ônibus.

O ticket, que custa 420NOK pode ser comprado antecipadamente pela Internet neste endereço, mas aconselho comprar no próprio dia, a depender de como está a previsão do tempo. Isto pode fazer toda a diferença, como no nosso caso, em que não conseguimos ver o fiorde em sua beleza máxima.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: