Skip to content

Noruega – Stavanger – comida

19 outubro 2013

DSC06021

A Noruega é um país caro, muito caro.

Stavanger, por culpa da atividade petrolífera, é a cidade mais cara do país, o que a torna caríssima, com preços inacreditáveis, no mau sentido.

Por conta disto, o ato de comer em Stavanger se torna um suplício cada vez que abrimos a carteira. A não ser que você goste de comida tailandesa, sempre uma opção para os bolsos mais sensíveis.

Perto do hotel havia este simpático cantinho do Sião chamado Ny Sala Thai. Pelo que pude perceber, a clientela mais assídua faz o pedido pelo delivery. Isso fez com que o atendimento à mesa fosse bem eficiente, já que praticamente não havia mais clientes.

DSC05859

Escolhi um singelo pad thai que custava 85 NOK, mas fiquei um pouco receoso. Não poderia estar mais errado: foi um dos melhores que já havia comido, tão bom que repeti na noite seguinte.

E os pratos ficam ainda mais “baratos” no almoço, mas em quantidade menor para compensar.

DSC05856

Minha outra experiência gastronômica na cidade foi um desastre completo.

Escolhi um restaurante italiano chamado Al Forno, bem localizado, em uma das ruelas comerciais próximo ao porto, decoração interna aconchegante e lotado num sábado à tarde. Pedi um spaghetti carbonara e estava me deliciando com o aroma dos pratos que saíam da cozinha.

DSC06027

DSC06022

Depois de infindáveis 30 minutos e nem um mísero couvert para enganar a fome, chega um prato contendo uma massa disforme, cozida além do tempo e banhada em óleo: estava simplesmente intragável.

Fiquei fulo por ter que pagar 185 NOK (cerca de R$75!!!)  por aquilo. Fiquem longe daqui!

DSC06025

No fim da viagem descobri que o supermercado REMA 1000, diferentemente dos outros, possui uma boa variedade de comida a preços mais do que razoáveis – levei para o jantar no hotel uma salada de folhas, penne, cenoura, queijo e presunto com molho italiano, mais um refrigerante, tudo isso por apenas 40 NOK.

Tem uma filial na parte de cima do Terminal de ônibus, que fica à beira do Breiavatnet.

DSC06028

Ainda bem que o jantar do evento conseguiu apagar a má impressão da cidade: o local escolhido é um dos melhores restaurantes de Stavanger, o Renaa Matbaren, do chef de mesmo nome, que fica numa galeria moderninha e cuja entrada está mostrada na foto que abre este post.

DSC05867DSC05869Fomos brindados com um menu degustação de 5 pratos, cada um com um vinho harmonizando.

Começamos com uma alface do mar acompanhada de carne de caranguejo e harmonizada com um champagne francês blanc de blancs.

DSC05874

O segundo prato era um turbot – um peixe parente do linguado – com agrião e molho pesto, acompanhando um Riesling austríaco.

DSC05875

O ponto alto do dia foi  merluza grelhada ao alho com alcachofra e trufas, regado a um Chablis francês. Estava fantástico!

DSC05877

Ainda tivemos carne de veado com folhas de mostarda, alcachofra e cogumelos, degustado com um vinho do Languedoc.

DSC05878

De sobremesa, maçã com calda de chocolate branco sobre leito de amêndoas e manteiga escura. O vinho de sobremesa era de Jurancon, França.

DSC05880

Skaal!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: