Fotograma – Frankfurt

30 outubro 2013

Na escala de volta da Noruega, tínhamos quase 8 horas de espera para o voo de volta ao Brasil. Do mesmo modo que fiz quando fui ao Sudeste Asiático, (veja este post) não iria aguentar a espera no Aeroporto e saímos para bater perna pela cidade.

De posse de um ticket para o dia inteiro (8,90 euros), tomamos um S8, mas tivemos que trocar de trem na Hauptbahnhof por conta de obras.

Saímos em Hauptwache, duas paradas depois, e encontramos uma Frankfurt ensolarada e com temperatura agradável de cerca de 20 graus.

Andamos na direção do Rio Main, passando pela Römer, uma praça que é dos principais cartões postais da cidade e sede da Prefeitura local (a casinha do meio da foto abaixo).

Ela é conhecida como Zum Römer, uma referencia aos assentamentos romanos existentes antes da fundação da cidade (todas as casas, construidas em estilo gótico, tem nome: a da esquerda é chamada de Alt Limpurg; à direita fica a Löwenstein).

Embaixo, à direita, a simpática Alte Nikolaikirche, uma das mais antigas da cidade e a única igreja protestante que data da Idade Média.

DSC06036 DSC06037

Atravessamos o rio pela Eisener Steg (Ponte de Ferro), construída em 1868 e que conecta a Altstadt com o bairro de Sachsenhausen. Hoje a ponte é símbolo dos casais apaixonados com os indefectíveis cadeados identificados com o nome dos pombinhos, e cujas chaves são jogadas no Main na esperança de amor eterno.

Voltamos pela Alte Brücke (Ponte Antiga) a primeira ponte construída em Frankfurt, datando de 1222 e permanecendo única até 1868. No século XIV os criminosos condenados costumavam ser jogados ao rio, do alto desta ponte.

Também avistamos a Catedral (Dom) que estava em obras mais uma vez (foi destruída pelo fogo em 1867 e depois bombardeada durante a Segunda Guerra).

A idéia era tomar um café ao final do dia no terraço da Kaufhof, mas como era domingo, estava fechado quando chegamos lá. Pena!

Mesmo assim conseguimos subir para admirar a linda vista da cidade ao por do sol.

Tomamos o metrô até a Hauptbahnhof e de lá o S8 retornando ao Aeroporto.