Skip to content

Peru – Cusco – Introdução

8 dezembro 2013

DSC06089

Conheci o Peru em 2005, em uma viagem que incluiu, além da capital Lima, um pulo até Huaraz, Ica, Pisco, um passeio pelas Islas Ballestas e finalmente Cusco. Esta viagem inclusive gerou o precursor d’O Descobrimento da América, que se chamou Expedição Inca e que pode ser encontrado no seguinte endereço: jbtravel.zip.net

Aproveitando uma promoção imperdível da TAM (Rio-Cusco com direito a uma parada em Lima por menos de 800 reais no feriadão de novembro), convoquei meu fiel escudeiro Paulinho e lá fomos nós.

Resolvemos dedicar a maior parte dos nossos dias a Cusco. Por isso dividimos a viagem em 5 dias por lá e um dia em Lima, antes de voltar ao Brasil.

A primeira providência, logo depois de fazermos o check-in no Best Western Los Andes de Américas, foi tomar o inevitável chá de coca.

DSC06067

O hotel era muito bem localizado, próximo à simpática Plaza Regocijo, que pode ser vista na foto abaixo. O café da manhã era bom, com direito a omeletes e frutas, mas os elogios acabam aqui, já que os quartos não deixaram saudades.

DSC06069

Para se aclimatar aos 33oo metros de altitude da cidade se recomenda pegar leve no primeiro dia. Foi o que fizemos: poucos e demorados passos adiante estávamos na linda Plaza de Armas, percorrendo o seu entorno muito lentamente, até que a fome bateu.

DSC06074 DSC06077Entramos na Calle Procuradores onde pensei ter encontrado o restaurante que havia visitado da última vez, mas não era o mesmo. Já que estávamos sentados e o pisco (fraco) era gratuito, pedimos umas omeletes para complementar. Por menos de 10 reais, nem nos sentimos no direito de criticar a mixórdia de queijo e presunto.

DSC06079

Continuamos a passos de tartaruga, admirando as ruelas da cidade, suas ladeiras e suas construções incas características, com uso maciço de pedras.

DSC06081DSC06082

DSC06086

Era impossível, porém,  evitar o magnetismo da Plaza de Armas com suas duas imponentes igrejas. Ficamos sentados ali, admirando o vai e vem dos cusqueños e turistas e fazendo planos para os passeios dos dias seguintes.

DSC06088

A primeira providencia ao chegar a Cusco é comprar o Boleto Turístico que custa 130 soles (pouco mais de 115 reais pelo cambio vigente em nov/13), tem a validade de 10 dias e sem o qual não se pode visitar as atrações da cidade, nem as ruínas do Valle Sagrado. Sugiro comprar em Cusco mesmo, na oficina turística que fica na Avenida El Sol, 103, bem perto da Plaza de Armas.

As 16 atrações são: Saqsayhuaman, Q’enko, Puka Pukara e Tambomachay (Circuito 1), os museus de Arte Contemporaneo , Arte Popular, Histórico Regional, do Sitio Qorikancha, Centro de Arte Nativo e o Monumento a Pachacuteq (Circuito 2), além de  Chinchero, Pisac, Ollantaytambo, Moray (Circuito 3), Tipón e Pikillacta (o chamado Valle Sagrado Sur).

DSC06094

Todos os circuitos acima podem ser vendidos separadamente, custando cada um 70 soles, com validade de apenas um dia. Também vale a pena destacar que o ingresso a Machu Picchu não está incluído no Boleto e custa 128 soles extras.

DSC06247

Importante: ao comprar o Boleto você estará adquirindo o direito de visitar estas atrações, mas ainda faltaria o transporte até a maioria delas.

Claro que aquelas que se encontram na cidade de Cusco são facilmente acessíveis. As ruínas no entorno da cidade (Circuito 1 acima) também podem ser alcançadas a pé pelos mais corajosos (Tambomachay, a mais distante delas, fica a 8 km da Plaza de Armas).

Já os outros circuitos podem ser feitos de várias maneiras, dependendo do seu orçamento e disposição.

DSC06255

Maiores detalhes dos nossos passeios nos posts a seguir. Aguardem!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Carla Tolosa permalink
    8 dezembro 2013 7:54 pm

    Bom rever Cusco. Mas não sinto nenhuma saudade da falta de ar nos pulmões 😳

  2. 27 janeiro 2014 4:19 pm

    Estou ansiosa pra conhecer o Peru! Chega, abril!

    • 9 fevereiro 2014 3:00 pm

      Oi Lili,

      Tenho certeza que vc vai adorar. Depois aparece para dizer o q achou, tá?

      JB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: