Skip to content

Londres com adolescentes – Transporte

23 abril 2014

plano-mapa-recorridos-metro-londres

Em termos de transportes, Londres é dividida em zonas concêntricas, conforme mostra o mapa acima.

Mas calma, não é preciso decorar o mapa: para efeitos práticos, a maioria das atrações e lugares que você vai visitar se restringe às zonas 1 e 2.

Para economizar em passagens na sua estadia em Londres, o melhor a fazer é comprar algum tipo de passe que dê direito a utilizar os diferentes meios de transporte que a cidade oferece: os Travelcards.

DSC00416

Estes passes te dão direito a viagens ilimitadas dentro das zonas e do período escolhidos, nos seguintes meios de transporte: metrô, ônibus, Overground, DLR, trens e trams (na parte sul da cidade), além de descontos nos transportes pelo Tâmisa e na Emirates Air Line.

Eles são oferecidos por dia (incluindo ou não o horário de pico, que aqui é definido como sendo até 9h30 da manhã nos dias de semana), semana, mês ou ano. A maioria dos viajantes não vai necessitar mais do que uma semana, portanto vamos nos concentrar nestes períodos.

DSC00307

A regrinha básica é: vai ficar mais de 4 dias na cidade? Melhor comprar o passe semanal. Menos que isso, vale a pena comprar passes diários.

Como exemplo, para as zonas 1 e 2, o preço de um Travelcard diário é £8,90 (offpeak, fora do horário de pico). Para uma semana o preço sobe para £31,40.

Apenas os Travelcard de um dia são ainda emitidos em papel. Para períodos maiores a única opção é incluir o passe em seu Oyster Card.

Pausa para explicar o que é um Oyster Card: é um cartão magnético de transporte, como existe em muitas outras cidades do mundo. Quando se passa o Oyster no leitor, ele deduz automaticamente o preço da tarifa do meio de transporte. Com o Oyster, paga-se bem menos pela passagem do que se fôssemos comprar o ticket avulso.

São várias alternativas de desconto em uma série de transportes diferentes. Para maiores informações, sugiro uma boa lida neste site, que também possui todos os mapas do completo sistema de transportes da cidade.

Londres tem tram, sabia?

Londres tem tram, você sabia?

Para ter um Oyster Card é só ir a uma estação de metrô mais próxima (ou mesmo nos Aeroportos) e desembolsar £5, que são devolvidas ao final de sua utilização, pagos em cash na devolução que pode ser feita nos mesmos locais.

A não ser que você queira guardar o cartão de recordação ou mesmo esperar para usar na próxima vez que estiver em Londres, já que sua validade não expira.

Pronto, o item transporte já está resumido. Mais alguma pergunta?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: