Skip to content

Londres com adolescentes – Museus

30 abril 2014

DSC00451

Londres é um ponto fora da curva neste quesito: que outra cidade importante possui tantos museus de qualidade e a maioria com entrada absolutamente grátis? Só isso já bastaria para considerar a velha Albion uma das cidades mais atraentes do mundo.

A primeira recomendação em se tratando de viagens com adolescentes é uma visita aos museus de South Kensington, principalmente o Natural History Museum e o Science Museum. Só não recomendo ir em um fim de semana, pois a afluência de pais com bebês torna qualquer tentativa de diversão em um suplício.

DSC00352

O Science Museum tem várias seções com muita interatividade e tecnologia, além de um cinema IMAX, simuladores e exibições especiais; quando estive lá vi uma exposição sobre a mente humana e outra sobre o mundo moderno, com objetos inventados pela humanidade, em ordem cronológica, criando um panorama da industrialização desde 1750.

DSC00374

DSC00357

As crianças menores não são deixadas de lado e a profusão de interatividade é um chamariz e tanto para a diversão da turma.

DSC00360

Science Museum

Metrô: South Kensington, Circle, District e Piccadilly lines; aberto todos os dias das 10 às 19h (última entrada a 18h15); entrada gratuita (exceto para o IMAX, simuladores e exposições especiais).

*************************************************************************************************

O Natural History Museum, coladinho ao Science, é tão grande quanto o vizinho e igualmente interessante.

A entrada pela Exhibition Road (mostrada na foto abaixo) nos dá a impressão de estar no Epcot Center, com sua escada rolante penetrando no Planeta Terra. Esta área se chama, muito apropriadamente, Vision of Earth…

DSC00376

…cuja avenida principal é adornada com as estátuas de personagens mitológicos.

DSC00377DSC00378Várias seções são dedicadas às ciências da terra, incluindo a geologia. Depois de visitá-la você poderá diferenciar com precisão um conglomerado de um arenito!

DSC00388

A entrada principal guarda uma das maiores atrações do lugar: o esqueleto reconstituído de um Diplodocus.

DSC00392

Mais conhecido como Dippy, ele foi apresentado aos londrinos em uma cerimônia neste mesmo museu, em maio de 1905, o primeiro esqueleto completo de um dinossauro saurópode no mundo!

DSC00390

National History Museum

Metrô: South Kensington, Circle, District e Piccadilly lines; aberto todos os dias das 10 às 17h50 (última entrada a 17h30); entrada gratuita (exceto para exposições especiais).

*************************************************************************************************

Outro museu imperdível, até por conta de sua localização, em frente a Trafalgar Square, é a National Gallery, que estava com uma exposição dos 3 quadros de girassóis do Van Gogh, reunidos pela primeira vez em um só lugar. E com entrada franca!

DSC00200

National Gallery

Metrô : as estações mais próximas são Leicester Square (Northern e Piccadilly lines) e Charing Cross (Northern e Bakerloo lines); aberta diariamente das 10h às 18h (sextas até ás 21h); entrada gratuita (exceto para exposições especiais).

*************************************************************************************************

Fomos também à Tate Modern, versão mais atual da irmã mais velha (a Tate Gallery, que ficou principalmente com as peças de artistas britânicos).

Em um velho e grande armazém sem uso na beira do Tâmisa foram colocadas as peças mais importantes do acervo moderno do museu.

DSC00435

Havia uma concorrida exposição das obras do Klee, completamente sold-out para o nosso dia de visita. Pena!

DSC00437

Vimos obras de di Chirico

DSC00440

…e de Francis Bacon, sempre impactantes!

DSC00443

Algumas obras beiram o incompreensível, por esta razão prefiro me ater aos artistas da primeira metade do século passado.

DSC00444

 

DSC00448DSC00449

Tate Modern

Metrô : Southwark (Jubilee line); entrada gratuita (exposições temporárias são pagas).

*************************************************************************************************

Se der tempo, também recomendo uma passadinha no British Museum. Um dos maiores e mais completos museus do mundo, foi fundado em 1753

DSC01097

DSC01101 DSC01107British Museum

Metrô: as estações mais próximas são Tottenham Court Road (Central e Northern Lines) e Holborn (Central e Piccadilly lines) – prefira esta última, pois a primeira estação ainda se encontra em obras; aberto todos os dias, das 10 às 17h30 (sextas até às 20h30); entrada gratuita (algumas exibições especiais são cobradas).

Reparem que todos os museus recomendados aqui tem entrada gratuita! Aproveite!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 23 outubro 2014 3:16 pm

    Marvelous!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: