Skip to content

Patagonia – Cruzeiro Australis, dia 2

18 junho 2014

DSC00889

Hoje não estava prevista nenhuma atividade externa pela manhã, então pude tomar café da manhã um pouco mais tarde. Não aconselho fazer isto pois a reposição dos pães é um pouco irregular e quando cheguei não havia mais croissants.

DSC00832

Fui assitir a uma palestra sobre a Terra do Fogo, com foco na história dos habitantes originais desta área e de como sobreviviam.

Infelizmente o contato com os missionários ingleses trouxe uma série de doenças que acabaram por dizimar toda a população. Hoje em dia só resta uma sobrevivente da tribo Yamaná, que vive em Puerto Williams e tem 84 anos.

DSC00834

Depois fomos visitar a cabine de comando, onde o simpático comandante nos explicou o funcionamento de alguns instrumentos de navegação. Como sou cartógrafo, não havia muita novidade, mas fiquei um bom tempo lendo as cartas náuticas.

DSC00835

DSC00837

DSC00839

Depois do almoço, em estilo buffet, recebemos as instruções para o desembarque no Glaciar Pia, que começou pontualmente as 14h. Desta vez o tempo estava nublado e com alguns chuviscos que felizmente não chegaram a atrapalhar o nosso passeio.

DSC00848

DSC00858

O Glaciar na verdade se chamaria Pio, mas acabou sofrendo a mudança de sexo devido ao Glaciar Pio IX, também no Chile. É um dos 1100 glaciares da Cordilehira Darwin, ficando do outro lado do Glaciar Martinelli, que havíamos visitado no dia anterior.

DSC00860

Começamos uma caminhada em suave aclive, sempre guiado pelo Paco, até chegar a um mirante de onde se tem uma visão mais completa do glaciar. Conseguimos até ver um desprendimento de uma parte da geleira enquanto estávamos observando calados a beleza da paisagem.

DSC00861

DSC00862

DSC00864

DSC00866

Posteriormente caminhamos ao nível dágua  até chegarmos a um local de onde tínhamos outro panorama da imensa geleira.

DSC00881

Ao final, a já conhecida sessão de chocolate quente com whisky para esquentar os friorentos.

DSC00885

Voltamos ao navio e fomos convidados a nos acomodarmos no Salão Sky para observar a navegação na chamada Avenida dos Glaciares, após a entrada do Canal de Beagle – um conjunto de 5 geleiras que receberam nomes de países/idiomas:  Romanche, Alemanha, França , Itália e Holanda.

DSC00894

Já deu para perceber que estava beeem nublado, né?

DSC00896

A brincadeira aqui era a seguinte: enquanto passávamos por cada um dos glaciares éramos servidos com bebidas e comidas típicas de cada um dos países. Assim, tínhamos salsichas e cervejas representando a Alemanha, queijos e champagne para a França, vinho tinto e pizza para a Itália; cerveja e bolinho de carne para a Holanda.

DSC00898 DSC00899

DSC00908

Para o jantar, tivemos salmão com legumes

DSC00916

… e torta de maçã com sorvete de creme, para sobremesa.

DSC00918

E outra vez o ritual de um drink no Salão Sky antes de dormir.

Estava ansioso para saber se no dia seguinte conseguiríamos desembarcar no Cabo de Hornos!

* O blogueiro viajou com cortesia da Cruceros Australis

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Eduardo permalink
    18 junho 2014 9:58 pm

    JB, boa noite! Estou gostando demais do seu blog. Cara, temos um gosto muito semelhante pra viagem. Amo lugares com lagos, montanhas, neve e parques. Descobrindo a patagônia e me apaixonei. Gosto demais da combinação Argentina e Chile, alem de ser perto de ir. Vou seguir seu blog, quando montar minha próxima viagem te peço umas dicas. Provavelmente sera o cruce dos lagos andinos. Abraço, Eduardo.

    • 18 junho 2014 11:39 pm

      Oi Eduardo,

      Obrigado pela visita. Realmente, gosto muito da combinação de neve, montanhas e lagos e a Patagônia é um paraíso neste sentido.

      Quando precisar de dicas é só escrever, ok?

      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: