Skip to content

África do Sul – Franschhoek

31 julho 2014

DSC01378

A adorável Franschhoek (cantinho francês em afrikaans) fica a pouco mais de 40 km de Stellenbosch, em uma estrada bem sinalizada e pitoresca. Chegamos em pleno domingo, dia das mães, já sabendo que o fluxo de famílias de visitantes seria intenso.

DSC01405

Se você não tiver alugado um carro, suas opções serão contratar um tour incluindo o transporte ou apenas o transfer ate lá. Optamos por este último para ter um pouco mais de liberdade.

Pagamos 390 rands pelo trecho (com uma empresa recomendada pela própria pousada) que demora uns 40 minutos para ir de uma cidade a outra.

Há inúmeras opções de visitas às vinícolas. Optamos por fazer o percurso no Wine Tram, em um percurso misto com trem e carro, que cumpre 2 trajetos (azul e vermelho) por 6 vinícolas cada, dando um panorama do que a cidade tem a oferecer (veja o mapa abaixo). Custa 170 rands e inclui algumas degustações e outros descontos para quem adquirir vinhos.

wine tram

Escolhemos a rota azul e fomos direto para a segunda vinícola, Holden Manz, já que a primeira não abria aos domingos. Situada aos pés da montanha, produz o padrão local de merlot, shiraz e cabernet, sem muito brilho nas suas criações.

DSC01382

Já o local era muito bonito, com um amplo restaurante. Pudemos degustar os vinhos tendo uma linda vista das montanhas ao redor, com um sol que deixava a temperatura em agradáveis 20 graus.

DSC01383

DSC01386

DSC01387

As parreiras estavam pouco carregadas, devido à época do ano.

DSC01389

DSC01391

Nesta vinícola a degustação era gratuita. Assim como a paisagem…

DSC01393

DSC01400

Veja abaixo nosso meio de transporte entre vinícolas!

DSC01403

A segunda parada foi na Dieu Donné, desta feita no alto da montanha, onde pudemos degustar 6 vinhos também medianos, com destaque para o shiraz, um pouco mais redondo do que os outros. Nesta vinícola a degustação também era gratuita.

DSC01407

DSC01410

Mais uma vez fomos brindados com um panorama deslumbrante, com uma ampla vista da cidade abaixo e das montanhas que a circunda.

DSC01417

Tentamos um lugar no restaurante, mas estava lotado. Nem mesmo uma tábua de queijos pudemos provar: havia esgotado devido à grande procura.

DSC01423

A próxima parada ficava a poucos metros: a Chamonix, que cobrava 30 rands (módicos 6 reais, no câmbio da época) pela prova de 6 vinhos. Como estávamos com fome, decidimos aproveitar e comer por aqui mesmo, mas estava um pouco difícil por ser um domingo especial – dia das mães!

De tanto insistirmos, acabaram achando dois lugares no restaurante Racine para o almoço.

DSC01432

Pedimos uma salada caesar com camarões e bacon...

DSC01430

…complementada com uma tábua de frios deliciosa que trazia a especialidade sul africana: biltong. Pagamos 200 rands no total e saímos bastante satisfeitos e um pouco mais trôpegos.

DSC01431

Voltando para a cidade, era hora da troca de veículos: agora iríamos de trem visitar as duas últimas vinícolas do programa.

DSC01441

DSC01445

Como não tínhamos muito mais tempo, escolhemos ficar na Grand Provence, uma linda propriedade com um restaurante famoso e com um jardim de esculturas muito bonito.

DSC01450 DSC01454

DSC01451

Tentamos combinar uma sobremesa com um late harvest, mas a cozinha do restaurante já havia fechado e o late harvest só era vendido se fosse a garrafa inteira. Melhor continuar tirando fotos do lindo lugar.

DSC01452

A área de degustação era bem charmosa.

DSC01453

O restaurante parecia ser bastante classudo, com decoração clássica. Pena que não pudemos provar da comida.

DSC01456

DSC01463

DSC01464

DSC01466

Ainda tivemos tempo de olhar um pouco o comércio antes das portas fecharem pontualmente as 17hs, mesmo horário que havíamos marcado com o motorista para voltar a Stellenbosch.

Em suma, Franschhoek é uma cidadezinha adorável e merece uma estada um pouco maior para degustar com calma tudo o que ela tem para oferecer. E por ser tão compacta, algumas das vinícolas podem ser visitadas a pé, agradando em cheio aqueles que não querem depender de transporte para provar as delícias desta região.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: