África do Sul – Cidade do Cabo, parte 2

25 agosto 2014

IMG_20140514_112604876_HDR

Os famosos ônibus hop-on, hop-off tem excelente custo benefício aqui em Cape Town: por 2 dias seguidos paga-se 270 rands o equivalente a 55 reais, podendo-se usar as duas rotas (vermelha e azul) e ainda fazer um passeio de barco pela área da marina.

IMG_20140514_061324045_HDR

A linha vermelha tem 21 paradas ao longo do trajeto e passa por vários pontos de interesse do compacto centro da cidade além de levar o turista até o bondinho da Table Mountain e passar pelas praias de Camps Bay, Clifton e Sea Point. Os ônibus saem a cada 20 minutos, ao lado do Aquário Two Oceans no V&A Waterfront.

Table Mountain ao fundo

Já a linha azul tem trajeto mais extenso, mas igualmente interessante. Passa pelo centro da cidade , mas faz um desvio para o leste, pegando uma linda estrada que nos leva até Kirstenbosch, um dos jardins botânicos mais bonitos do mundo. Mais à frente, faz um pit stop para troca de ônibus indo até a vinícola de Groot Constantia, a mais antiga do país. Dá para fazer um cellar tour além de uma degustação, ou simplesmente aproveitar a parada e almoçar no Jonkerhuis, um dos restaurantes locais.

Kirstenbosch

Seguindo, há uma parada em Imizamo Yethu, uma township que oferece uma oportunidade de conhecer os produtos dos artesãos locais. Mais adiante, também podemos conhecer Hout Bay, de onde se pode tomar um barco e visitar uma ilha com uma colônia de leões marinhos. A parte final do trajeto é coincidente com a linha vermelha, passando pelas praias do lado oeste. A linha azul tem ônibus saindo a cada 35 minutos durante a semana, 25 minutos nos fins de semana.

Hout Bay

Neste dia tomamos a linha vermelha e fomos direto até a Table Mountain aproveitando que o tempo estava bom e sem nuvens lá em cima, raridade por aqui. Direto é um modo de dizer, pois levamos quase uma hora para chegar até lá!

O ticket para subir custa 210 rands, ida e volta, e o bondinho tem piso giratório para permitir visão completa para todo mundo. Subimos até os 1000 metros em menos de dois minutos e fiquei surpreso pelo fato de lá em cima a exploração turística ser bem menor do que em outras atrações: há apenas uma pequena loja de souvenirs, um restaurante e só.

Há vários percursos planos alcançando diferentes partes da montanha, de onde se podem vislumbrar distintos cantos da cidade.

Logo ao chegar fomos recepcionados por um par de dassies, um roedorzinho simpático e inofensivo. Vimos também uma profusão de brasileiros.

Dassies

A Table Mountain foi recentemente escolhida como uma das Sete Maravilhas da Natureza, juntamente com as Cataratas de Iguaçu, a Floresta Amazônica, a Ilha de Jeju, na Coreia, o rio subterrâneo nas Filipinas, o Parque Nacional de Komodo, na Indonésia e Ha Long Bay, no Vietnã.

Vista de Cape Town

Depois de muito caminhar para as fotos de diferentes ângulos, descemos para pegar o ônibus e seguir viagem. O caminho descendente até Camps Bay é alucinante, passando por varias mansões e gramados, edifícios que descem até a areia da praia em baías quase privativas.

Descemos no calçadão de Camps Bay.

Pausa para falar que a costa atlântica em Cape Town tem mar normalmente muito bravio e água incrivelmente fria, principalmente quando o vento sudoeste sopra forte e traz as gélidas águas antárticas. Nesta época, a temperatura do mar pode chegar a 13 graus!

IMG_20140514_113308370_HDR

Lá há uma barreira de proteção com pedras e um extenso gramado entre o mar e o asfalto, local perfeito para piqueniques familiares e cachorros correndo desenfreados, além dos usuais praticantes de jogging e ciclismo.

Aproveitamos para almoçar uma massa com uma taça de vinho branco em um dos restaurantes à beira mar, observando a paisagem.

IMG_20140514_101631236_HDR

Saindo de Camps Bay , não se esqueça ficar na parte de trás do ônibus para poder ter este panorama da foto abaixo, um dos mais espetaculares da cidade!

A próxima praia é a exclusiva Clifton Beach, onde os edifícios são literalmente pé-na-areia, sendo os mais valorizados da cidade.

Notem que a garagem fica no terraço dos edifícios, no nível da estrada.

IMG_20140515_104001396_HDR

Finalmente chegamos a Sea Point, um bairro mais “normal” e com um calçadão extenso, mas pouco aproveitável, pois as ondas se quebram bem perto da murada na maior parte do tempo.

Fizemos uma pequena parada para fotografar o lindo farol Green Point, que data de 1824.

IMG_20140514_115458983 IMG_20140514_115908232

Depois passamos pelo belo estádio de futebol, palco de 8 jogos na Copa do Mundo de 2010, incluindo a semi-final e sempre com os 62.000 lugares tomados.

Ficava bem perto do nosso hotel, mas não tivemos tempo de fazer uma visita!

Fim do passeio por hoje, descemos no Aquário e fomos comer no V&A Waterfront.