Skip to content

Sudeste Asiático 2014 – Hong Kong dia 2

20 janeiro 2015

DSC02186

No dia seguinte, após o café da manhã meio esquisito (que, entre outras coisas, tinha macarrão, sopas e peixe) tomamos outra vez o MTR, trocando de linha na estação Central e embarcando na linha Tung Chung descendo na estação terminal de mesmo nome para visitar o Buda gigante de Lantau.

DSC02188

Da outra vez que estive lá (veja este post) a fila para o teleférico estava imensa, por isso acabei desistindo e indo de ônibus até lá, em uma viagem bonita mas que pareceu interminável – durou quase uma hora!

Desta vez não tivemos problema com as filas e logo estávamos embarcando em um dos maiores percursos de teleférico que já experimentei – a viagem até o topo da montanha dura quase meia hora!

Se puder, compre seu ingresso com antecedência através do site. Existe uma cabine com piso de vidro, que pode ser interessante para alguns (não testei). Há também a opção de combinar a ida e volta em cabines diferentes (com ou sem piso de vidro).

O primeiro lugar que se chega com o teleférico é a Ngong Ping Village, uma vila fake com várias lojas de souvenirs e alguns restaurantes, além dos onipresentes Starbucks e Subway.

DSC02196DSC02205Saindo da vila, passamos por um corredor onde se encontram 12 estátuas (6 de cada lado) dos Generais Divinos – cada um simboliza um dos animais do horóscopo chinês, possui uma arma diferente e representa duas horas do dia.

Enfrentamos um tempo nublado e os mais de 200 degraus até o topo, juntamente com uma pequena multidão que transformavam qualquer tentativa de foto em uma tarefa ingrata e quase impossível.

DSC02201

Só mesmo lá em cima é que conseguimos fotos melhores, cara a cara com o Budão (nome verdadeiro: Tian Tan Buddha). Esse nome foi dado pois sua base é uma réplica do Monte Sagrado de Tian Tan, no Templo do Céu em Beijing.

A estátua de bronze tem 34 metros de altura e pesa 250 toneladas.

DSC02218

Outro símbolo do budismo, e que parece muito estranho a quem olha, é a suástica inversa, que pode ser vista no peito do Buda, na foto acima. Não há nenhuma conexão deste símbolo com o nazismo, que fique bem explicado.

Abaixo podemos ver duas das seis estátuas de Bodhisattvas, três em cada lado da escadaria. Bodhisattvas são divindades budistas veneradas por permitirem aos mortais atingirem a iluminação.

Cada uma destas estátuas pesa 2 toneladas.
IMG_20141103_130844219

Depois de percorrer o interior da estátua do Buda (onde há um pequeno museu pago, com algumas pinturas e contando a história e os ensinamentos de Buda) tiramos mais algumas fotos e descemos para visitar o Monastério de Po Lin.

DSC02221

Tivemos sorte de assistir a parte final de um ritual dos monges.

DSC02225

O Templo Principal foi construido na década de 1920, quando o Budismo chegou a Lantau, e possui incríveis adornos em seu teto, além de detalhes elaborados em seu exterior.

DSC02229DSC02230Dentro do templo se encontram três lindas imagens douradas de Buda. Uma delas pode ser vista na foto acima à esquerda.

DSC02232

Por sorte, também pudemos ver o recém inaugurado (em outubro de 2014) Hall dos 10,000 Budas (não confundir com o Templo dos 10,000 Budas, que fica em Sha Tin, Hong Kong).

DSC02234

O Hall é lindíssimo, foi construído levando-se em conta os traços arquitetônicos característicos da Dinastia Song e engloba, além do templo em si, um salão de exibição, um para meditação, outro para eventos e uma biblioteca.

DSC02239DSC02241Comprando o ingresso do teleférico (ou de ônibus) pode-se visitar o Buda, o Mosteiro, o Hall e a Vila de Ngong Ping gratuitamente. Há outras atrações opcionais pagas no local, como um cinema 360 graus ou mesmo um passeio a uma vila de pescadores em Lantau.

Voltamos de teleférico e passamos no shopping Citygate Outlets, mas os preços estavam assustadores, por isso só almoçamos tardiamente um pad thai na praça de alimentação e voltamos para o hotel.

DSC02243IMG_20141103_112819839_HDRNeste dia foi só o que conseguimos fazer. O jet lag bateu forte e só fomos levantar no meio da noite para fazer um lanchinho próximo ao  hotel.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. lupacs permalink
    15 janeiro 2016 6:18 pm

    Relatos muito bons. Certamente será de grande utilidade para o meu mochilão.

  2. 12 março 2016 11:51 am

    Sensacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: