Sudeste Asiático 2014 – Palawan, Filipinas dias 4 e 5

28 janeiro 2015

Acordamos cedo para tomar o Airport Express. O procedimento de check in foi tranquilo e ainda deu tempo de tomarmos o café da manhã com os HK$ 50 que recebemos pela devolução do cartão.

O voo da Cebu Pacific correu sem problemas. Conseguimos reservar as poltronas da fileira 14, que ficam na saída de emergência, mas reclinam. O espaço para as pernas era muito bom e não pagamos nenhum extra por isso.

IMG_20141108_093017293_HDR

Em compensação, teve taxa de bagagem despachada, lanche, taxa de aeroporto, taxa de combustível, taxa de administração, taxa de compra pela Internet, taxa de check in… ufa!!! Mesmo assim as passagens saíram a um preço bem econômico.

IMG_20141108_090802342_HDR

Chegamos a Manila em ponto e fizemos o procedimento de imigração sem problemas – aqui, diferentemente de HK, ainda se carimba o passaporte!

Caminhando até a sala de embarque do voo para Puerto Princesa vimos um local que oferecia massagens e nem titubeamos – pagamos 400 php por meia hora de massagem nos pés e nas costas, exatamente o que estávamos precisando. (US$1 valiam cerca de 45 php em nov/2014).

A sala de embarque dos voos da Cebu estava apinhada e com gente sentada no chão, o que impedia o trânsito de pessoas. Para piorar, dois voos que iam para Cataclan foram cancelados e a confusão estava armada. Por sorte o nosso voo não foi afetado, tivemos apenas um pequeno atraso de meia hora.

Na chegada a Puerto Princesa, não encontramos o transfer gratuito do hotel e tivemos que tomar um triciclo até lá, a pouco mais de 500 metros do aeroporto.

O que mais chamou a atenção contudo não foi nem a bagunça reinante de triciclos nem o minúsculo aeroporto, mas a constatação de que todos aqui falam inglês, que é a segunda língua das Filipinas, depois do tagalog. Confesso que não sabia…

O hotel era mais bonito do que nas fotos, com uma arquitetura moderna e uma piscina convidativa. Os quartos não estavam no mesmo nível do design exterior, mas no geral o hotel era puro charme.

IMG_20141106_173845054_HDR IMG_20141106_174825098Fizemos uma reserva no restaurante mais conhecido da cidade e tomamos um triciclo para o curto trajeto até lá (20 php). Vale lembrar que, à época, 1 US$ valia cerca de 45 php.

O Kalui é um simpático restaurante com decoração rústica, ótimo atendimento e preços inacreditáveis – os pratos com frutos do mar custavam a partir de 230 php ( ou US$5)! Na entrada existe um móvel onde se deve deixar os sapatos – no restaurante só se anda descalço.

IMG_20141105_201214906IMG_20141105_201305093Pedi camarões, que vieram acompanhados de legumes diversos, arroz e… tudo isto regado a uma pina colada que custou menos que 5 reais!

IMG_20141105_203344293IMG_20141105_205040247Tínhamos reservado o passeio ao Rio Subterrâneo para o dia seguinte. Pelo fato de haver um limite de visitantes imposto pelo governo filipino, recomendo fazer a reserva antes da viagem para não haver perigo de não haver mais vagas.

A van passou bem cedo no hotel e tivemos que aturar aquele calvário de passar em outros hotéis antes de partirmos, mas felizmente só havia mais 6 passageiros, todos locais, com exceção de um britânico. Ainda bem que o veículo não estava lotado, pois seria insuportável aguentar 2 horas de viagem sem espaço para as pernas.

Diferentemente do que pensava, a estrada para Sabang, onde fica o rio subterrâneo, é cheia de curvas, mas pelo menos agora está em boas condições, o que não podia ser dito há pouco tempo, quando havia tantos buracos que a apelidaram de “estrada do aborto”.

Como sempre, houve uma parada técnica para comprar comidas e/ou souvenirs, antes de chegarmos ao nosso destino final, onde conseguimos até encontrar um casal de brasileiros.

Aproveitamos para comprar nossos tickets para o Sabang Zip Line por 500 php, uma tirolesa sobre o mar que experimentaríamos logo após o almoço. Este valor não estava incluído no pacote do Rio Subterrâneo que reservamos antecipadamente pelo site da GoPalawan Travel e que custou cerca de 1800 php por pessoa.

Da bonita praia em Sabang tomamos uma embarcação para outra praia, de onde saíam os botes que adentravam o rio subterrâneo.

Há avisos por toda parte para se tomar cuidado com os macaquinhos locais. Acostumados a serem alimentados, eles são especialmente rápidos em surrupiar sua mochila e sair correndo, o que pode significar ficar sem seus pertences. Nunca é demais avisar!

Palawan também é um dos habitat naturais para esta espécie abaixo, chamado de lagarto monitor, tão grande que pensei por um momento estar na Indonésia, frente a frente com os famosos dragões de Komodo. Na verdade, os dois são da mesma espécie, que abriga animais com diferença enorme de tamanho, com pescoços longos, caudas e garras poderosas e um aspecto ameaçador, a depender de quão grande ele seja.

O rio é impressionante, com cerca de 8 km de extensão até desaguar outra vez no mar e inúmeras estalactites e estalagmites. O mais abundante, contudo, são mesmo os morcegos, mais uma razão pela qual temos que usar capacetes sob pena de sermos alvejados com seus excrementos.

O passeio se resume a apenas 1,6km (trajetos mais longos são possíveis através de uma autorização paga). Por causa da total escuridão, o passageiro da frente é o responsável por carregar a lanterna que irá iluminar o caminho.

Na maior parte do tempo ficamos brincando de ver as várias figuras em forma de estalactites e estalagmites, algumas incrivelmente parecidas.

Um passeio interessante, sem dúvida, mas não vi nada que pudesse ser chamado de maravilha, especialmente se compararmos com outra atração que ficou de fora da lista das 7 maravilhas: o Grand Canyon.

O almoço estava incluído em um restaurante buffet na beira da praia em Sabang – nada memorável.

Após o almoço fomos até a Sabang Zip Line experimentar um percurso de 800 m de tirolesa sobre o mar.

Antes tivemos que andar pelo mato por 10 minutos até chegar ao local de onde se iniciaria o trajeto da tirolesa, que pode ser visto na foto abaixo.

Ótima diversão!

Voltamos para Princesa bem a tempo de pegarmos a chuva da tarde, felizmente no aconchego da van.

Voltando ao hotel, descobrimos um spa logo ao lado que oferecia um menu de massagens diversas por preços bem camaradas. Aproveitamos um pouco a ótima piscina do hotel antes de rumarmos para 75 minutos super relaxantes de foot e back massage – cheguei a dormir em varias ocasiões.

IMG_20141106_174825098IMG_20141106_175041513O jantar foi no restaurante em frente ao hotel Captain Ribs, onde, experimentei uma massa com camarões ao molho de tomate que estava muito boa. Ali também tive o primeiro contato com o suco de calamansi, uma espécie de limão mirim.

Depois do jantar, voltamos para o nosso hotel, satisfeitos com o rendimento do dia de passeios e mimos.

2 Comentários leave one →
  1. 29 janeiro 2015 9:46 am

Já tava pensando que íamos ficar presos em Hong Kong. Quando é que partimos para Cingapura? Muito legal o seu roteiro de Londres para adolescentes. Aqui um link para um filminho de seus amigos em passeio por London Town. https://www.youtube.com/watch?v=ZQ7hfhVWsgY&list=PLvmb8MRPDAg8NkouYUGUK3FyiFDziIJoZ&index=5

• 31 janeiro 2015 10:14 am

Kiko,

Legal que vc gostou do post de Londres. Tenho que colocar mais coisas da minha cidade preferida…
      Adorei o vídeo, ficou muito legal! Deu uma saudade…
      Tb adoro aquela cena do Hitchcock no Thames! E vcs viram PJ, minha ídala!!!
      Cingapura está chegando em fevereiro. Aguarde!