Sudeste Asiático 2014 – Cingapura dia 16

11 março 2015

No dia seguinte,aproveitamos o sol para tirar fotos diferentes da piscina do Marina Bay e descemos para começar nossa caminhada até Little India.

Saindo pela Bayfront Avenue, chegamos ao bonito desenho do ArtScience Museum, um lindo lugar para fotos panorâmicas da cidade.

De lá também temos a melhor visão do Marina Bay Sands.

Grande parte do skyline da cidade pode ser admirado deste local.

Seguimos pela Beach Road até Esplanade e depois de um rápido café no Mc Donalds, continuamos andando até chegar ao lendário hotel Raffles.

DSC02826DSC02822Sede dos militares britânicos durante a segunda guerra mundial, aqui foi inventado o famoso drink Singapore Sling, feito com gin, grenadine e cherry brandy.

Claro que o bar não estava aberto a esta hora da manhã, portanto não pudemos prová-lo.

Continuamos pela North Bridge Road, seguindo na direção norte, passando por belos edifícios e paramos em Little Arab, onde encontramos a modesta Mesquita do Sultão e umas poucas lojas de souvenirs.

Esta Mesquita foi construida em 1824, com dinheiro doado pelo fundador da cidade, Sir Stamford Raffles (sim, o mesmo do hotel), para o Sultão Hussain Shah.

A forma atual, contudo, vem de uma restauração feita em 1932.

Desde então vem sendo o ponto de encontro da comunidade muçulmana neste bairro de Kampong Glam.

Viramos à oeste, na direção de Little India. É fácil saber quando estamos lá, pela quantidade de casas coloridas e pelo aroma inconfundível.

Nem só de casas coloridas vive o bairro – também há prédios inteiros com cores vivas!

Passamos pela linda Mesquita Abdul Gafoor, na foto à esquerda e na que abre este post. O que mais chama a atenção nesta construção datada de 1907 e reformada em 2003, são os seus elaborados minaretes.

Logo encontramos o Templo Sri Veeramalakian, um dos mais antigos da cidade, construído pelos primeiros trabalhadores bengaleses a migrarem para Cingapura em 1881. Logo se tornou o foco das atividades culturais e religiosas de Little India.

Naquele instante estava acontecendo uma cerimônia de lavagem das estátuas, com muitos cânticos e rituais de adoração.

Este templo é dedicado à deusa Kali e à Parvati, esposa de Shiva. Abaixo vejam o detalhe da torre principal (chamada Rajagopuram), uma das mais bonitas que já vi.

Ainda visitamos outro templo, este menor e mais modesto: o Sri Srinivasa Perimal, na mesma Serangoon Road. Depois tomamos o metrô até Chinatown, emergindo justamente onde fica o epicentro das lojas baratas de lembrancinhas.

Compramos alguns presentes e visitamos rapidamente o Templo Sri Mariamman (foto abaixo), que agora cobra para a entrada de câmeras.

Sorte que o exterior é bem mais interessante…

…e meu favorito, o Templo Buddha Relic Tooth, também na New Bridge Road. Desta vez, infelizmente, não havia cerimônia quando entramos.

Este templo impressiona pela sua tranquilidade e decoração em tons de vermelho e dourado. Na minha primeira visita a Cingapura, esta visita foi a que mais me impactou, principalmente pela oportunidade que tive de assistir uma cerimônia budista.

Também impressiona o seu acervo, com um andar devotado a explicar o nascimento do budismo, jardins no terraço e inúmeras estátuas douradas de Buda.

Andamos mais um pouco e em cada canto achávamos um ponto para fotos nesta cidade imaculadamente limpa.

Demos uma rápida passada no pequeno Templo Thian Hock Keng, que é um dos mais antigos e importantes da cidade, tendo sido fundado em 1842.

Depois de muito andar, voltamos de MTR até o hotel para aproveitar o resto da tarde na piscina, neste nosso último dia na cidade.

Cingapura continua um destino fantástico, perfeito para uma pausa entre viagens, digamos, mais exóticas. Se você aproveitar para incluir uma estada no Marina Bay, então, fica perfeito!