Nova York com adolescentes – chegada

13 junho 2015

A viagem deste ano com minha filha (que já fez 18 anos e por definição ainda é teenager, muito a contragosto) foi para uma cidade que cumpre todos os requisitos que ela impõe para sair de casa: tem que ser urbana, superpopulosa, capital do país ou uma de suas cidades mais importantes.

Confesso: não morro de amores por Nova York, mas não pisava lá desde o século passado, então achei uma proposta interessante.

IMG_20150212_073223838_HDR

Comprei (em agosto de 2014) uma passagem para o Carnaval de 2015, pela United, a um preço muito convidativo, saindo de São Paulo.

Chegamos no Aeroporto de Newark, menorzinho e muito menos caótico do que o JFK, pelo menos no que diz respeito ao processo de imigração – demoramos meros 15 minutos na fila.

O voo chegou pouco depois das 6h30 da manhã (com -2° de temperatura ambiente) e nosso plano era ir direto ao outlet Jersey Gardens, ao lado do aeroporto, para matar 2 coelhos: fazer algumas compras e aguardar o horário de check in, às 15hs.

O plano deu errado: a imigração foi tão eficiente que inviabilizou a ida direto, já que o shopping só abriria às 10h!

Resultado: resolvemos tomar o trem até a Penn Station, deixar a mala no hotel e voltar de ônibus até o Jersey Gardens.

Inicialmente tivemos que tomar o Airtrain, que nos transportou desde o terminal de desembarque até a Newark Airport Train Station (veja mapa acima).

De lá pegamos um trem da Amtrak até a Penn Station de NY, na 34th Street, um trajeto que demorou pouco menos de 30 minutos, passou pela Penn Station de NJ (não confundir as duas!!!) e custou US$12,50 por pessoa.

Neste valor já está incluída a porção referente ao Airtrain (US$ 5,50), que só é gratuito entre os terminais e estacionamentos do Aeroporto.

IMG_20150212_073810387 IMG_20150212_074824552Nosso hotel ficava na 32nd Street, uma caminhada de duas (longas) quadras desde a Penn Station.

O NYMA (New York Manhattan Hotel) era do tipo simples e bem localizado, em meio aos restaurantes e lojas da movimentada Koreatown.

O quarto era amplo e confortável, mas o café da manhã, como costuma acontecer nos hotéis americanos, não era nenhuma maravilha: além de só ter os itens básicos, tínhamos que torcer para haver lugar livre para sentar.

Depois de deixar as malas, compramos o passe de metrô de 7 dias (Metrocard, à venda na maioria das estações de metrô)  por US$30 cada e fomos até a estação Times Square 42nd St pela linha R.

Fomos andando até o Port Authority Bus Terminal, de onde saem os ônibus que vão até o shopping. No caso, linha 111 (mais frequente) ou 115, com saídas a cada meia hora e preço de US$ 13, ida e volta, por passageiro.

Se quiser ir direto do Aeroporto de Newark, é só tomar um shuttle por US$ 9 (ida e volta, em dinheiro apenas) que começa a sair às 10h da manhã, de meia em meia hora.

Mais informações no site do shopping.

A viagem foi relativamente curta àquela hora da manhã e, em menos de meia hora, chegávamos ao Jersey Gardens.IMG_20150212_132213217

A primeira providência é apresentar-se no balcão de entrada portando seu passaporte para ter direito a uma cartela de descontos extras em determinadas lojas.

O shopping é coberto, diferentemente do Woodbury, outro queridinho dos brazucas famintos por consumo. Neste frio glacial, este pequeno detalhe fez toda a diferença.

Para falar a verdade, não achei nada demais no Jersey Gardens: tem (quase) todas as lojas de grife, mas com preços pouco convidativos e peças com qualidade inferior. Como meu objetivo era comprar uma mala pequena para Bia, assim que conseguimos achar uma que a satisfizesse, fomos almoçar um hambúrguer e pegamos o ônibus de volta para Manhattan, andando da 42nd St até o hotel, pela Broadway.

Passamos pela Carlo’s Bakery, famosa pelo programa Cake Boss e objeto de desejo de 10 entre 10 pessoas que amam cupcakes. Como a fila estava grande, deixamos para outra ocasião.

Logo após o check in no hotel, andamos pela 5th Avenue até o Rockfeller Center para apreciarmos os patinadores na pista de gelo.

DSC03459 DSC03471Dezenas de patinadores, amadores ou profissionais, aproveitam a localização central para fazer um exercício ou simplesmente desfilar para os transeuntes.

Ela abre em outubro e é o point local até março do ano seguinte. Para os iniciantes, é possível ter aulas de patinação ali.

O edifício também abriga os estúdios da NBC, várias lojas de presentes e restaurantes. Eu retornaria a este local para subir até o Top of the Rock, mas isso é assunto para outro post.

DSC03474 Logo ao lado ficava uma das paradas obrigatórias no roteiro de Bia: a mega loja Kinokuniya, com centenas de  exemplares de mangás, animes, bonecos, revistas e tudo o mais relacionado à cultura japonesa.

A loja só não possuía um único banco para sentar! Tive que aturar quase uma hora com a mochila nas costas e a lombar reclamando. Quando fizer minha série de viagens da terceira idade, este com certeza não será um local recomendado!

Voltamos caminhando pela Avenue of the Americas e paramos em uma lanchonete chinesa bem simples, que tinha um macarrão frito com camarões delicioso. Infelizmente não me lembro do nome…

E isto foi tudo para o primeiro dia!

2 Comentários leave one →
  1. 16 junho 2015 3:17 pm

Fala JB

Esse Jersey Gardens até vale a pena para quem quer comprar artigos de vestuários e calçados, já que, diferente de NY, NJ cobra um imposto bem reduzido sobre estes produtos. Para comprar mala eu iria direto na Marshalls da Avenue of the Americas, que tem umas excelentes barganhas. Vou sempre lá para comprar cuecas e meias 🙂

O Jersey é excelente para comprar Abercrombie e Fitch, Hollister ou Victoria Secrets, já que estas marcas não tem loja em Woodbury, e os preços em comparação com as lojas “normais” são bem vantajosos. Do resto é como você falou, não tem nada demais lá.

Abs,

Felipe

• 17 junho 2015 8:01 am

Fala Aspirinha,

Valeu pelos comentários, não conheço o Woodbury (só sei que ele é bem mais longe do que o Jersey) e por isso não pude comparar os dois. Bom ter amigos antenados em “moda”, rs.