Skip to content

Russia – St. Petersburg – Comidas

4 outubro 2015

DSC03709

IMG_20150419_122727495A comida em St. Petersburg é um capítulo à parte e pode ser uma ótima oportunidade de provar delícias russas e de outras ex-repúblicas soviéticas, tudo isso sem doer no bolso.

A nossa primeira parada foi no Teremok, uma espécie de Mc Donald’s russo, só que a comparação se tornou injusta, já que a qualidade do que comemos estava muito melhor.

Existem várias filiais pela cidade, mas a que fomos ficava bem perto do nosso hotel, na Nevsy Prospekt.

A pedida aqui são comidas descomplicadas e pode-se aproveitar os preços módicos para provar uma porção de caviar (de salmão, claro).

Decidi experimentar um panqueca de frango com cogumelos com um suco de cranberry que tinha um gosto bem diferente. A panqueca estava deliciosa (adoro cogumelos e me esbaldei com a predileção russa por este alimento).

DSC03708

DSC03837

Em um restaurante típicamente russo chamado Kvartirka Soviet Café (este da foto ao lado), que fica no subsolo da um edifício também na Nevsky, pude provar, de uma tacada só, dois dos pratos ícones do país.

Inicialmente pedimos os deliciosos pelmenis. Muito parecido com o capeletti italiano, pode ser recheado de qualquer tipo de carne, sendo as mais comuns a bovina e a suína. Neste caso, comi um de bacon com cogumelos, que estava sensacional!

Aqui ele era levemente frito e passado na manteiga, mas normalmente são apenas cozidos e temperados.

Estão presentes no cardápio de  qualquer restaurante russo, portanto se tiver a oportunidade, não deixe de provar.

DSC03835

O prato principal foi um stroganoff à moda russa, sem molho de tomate e bem mais suave que o nosso exemplar. Acompanhado de batatas fritas (um pouco oleosas para meu gosto), tomates e cogumelos, estava muito bem temperado.

DSC03836

Um dos achados da viagem foi o restaurante moderninho Moskva (foto abaixo), que fica no sexto andar do Shopping Nesvkyi Tsentr, no final da Nevsky, próximo da praça Vosstanya.

DSC03906

DSC03909

O local é tudo de bom, com decoração clean, música ambiente agradável e uma varandinha com uma vista sensacional da avenida abaixo. Pena que a noite fria não permitia um jantar ao ar livre.

DSC03911DSC03915Contendo não só especialidades da terrinha, mas também pratos da culinária internacional e até sushi, o cardápio é imenso. Tudo muito bem preparado, com preços razoáveis e atendimento perfeito.

DSC03910

Depois de muita pesquisa, acabei pedindo uma maionese russa de entrada, sem grandes novidades, mas muito leve e bem feita.

DSC03913

Os pãezinhos da casa também eram sensacionais.

DSC03914

Meu prato principal tinha inspiração asiática: cubos de frango com pimentão vermelho e gergelim.

DSC03921

Ainda tinha mais: a sobremesa estonteante – torta de amêndoas!

DSC03923

Foi um verdadeiro  banquete!

DSC03925

De outra feita fomos a um restaurante de comida da Geórgia (a ex-república soviética, não o estado americano!) chamado Хинкальная на Неве (Khinkalinaya Na Neve). Fica na Sadovaya, uma rua transversal da Nesvky.

DSC04027

Como suspeitava, existe um indiscutível toque árabe na culinária georgiana, até por conta de sua localização, espremida entre a Rússia, a Turquia, Armênia e Azerbaijão.

De entrada comi uns Khinkali (especialidade da casa) bem gostosos. Originários das montanhas daquele país, normalmente vem recheado de carne e temperos, se assemelhando levemente a um guioza.

Seu interior contém o caldo da carne cozida e deve-se segurar o bolinho pela parte superior (um pouco mais dura e que não deve ser comida, regra que ignorei por completo, por pura ignorância) e sugar o caldo na primeira mordida.

DSC04030

Meu prato principal estava muito bom – um shashlik (equivalente georgiano do  shish kebab árabe) de frango com salada, batatas fritas e os indefectíveis (e deliciosos) cogumelos, com molho e um pão árabe.

DSC04031

O local que mais gostei foi a Kupetz Eliseev Food Hall que inicialmente confundi com uma loja de brinquedos infantis, pelas sua elaboradas vitrines. Não são lindas?

DSC04034

DSC04035

Antigamente conhecido como o Empório Eliseev, foi fundado pelos irmãos Eliseev em 1902. Com uma história conturbada, mudou várias vezes de proprietários no final do século passado até ser vendido para uma empresa de Moscou que fez as obras necessárias no belo edifício art-nouveau para enfim reabrir o local ao público em 2012.

DSC03824

A foto abaixo à direita mostra as quatro estátuas feitas pelo escultor estoniano Amandus Adamson, representando a Indústria, Comércio, Arte e Ciência.

DSC03822 DSC03823

DSC03825

Seu interior segue o estilo art nouveau do exterior e apresenta vários balcões vendendo desde fina patisserie até caviar, passando por bebidas, queijos e doces incríveis.

DSC03826

Com algumas mesas no andar térreo, é um convite certeiro para degustar algum quitute enquanto se observa o movimento.

DSC03830IMG_20150421_173652346

Pedi um mini sanduíche de queijo, presunto, alface e tomate com o melhor chocolate quente que já havia provado! Na foto dá para perceber sua cor e densidade impressionantes.

IMG_20150421_173252697

Há também um restaurante no mezzanino, mas infelizmente faltou tempo para experimentar tudo. Os preços são um pouco acima da média, mas, acredite, vale cada kopek investido!

Ah, e se o logo da foto de abertura do post te pareceu familiar, você não se enganou: é mesmo Burger King escrito no alfabeto cirílico!

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 5 outubro 2015 10:18 am

    JB. Fantástico!!Cheers
    Dantas

  2. 4 novembro 2015 7:19 am

    Que massa JB! Abraços!

  3. Gerson permalink
    30 novembro 2015 5:16 pm

    JB, boa noite.
    Encontrei seu blog pesquisando sobre St. Petersburg e gostei muito das dicas. Também pretendo ficar no Novotel. Entendi que foi de SP até Tallin. Poderia me informar como foi p lá? Não encontrei no blog.
    Obrigado.
    Att.,
    Gerson

    • 1 dezembro 2015 7:15 pm

      Oi, Gerson

      Fui de ônibus entre Saint Petersburg e Tallinn. O relato acabou de ser publicado no blog.

      Abs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: