Pular para o conteúdo

Russia – St. Petersburg – Transporte e Dicas

26 novembro 2015

DSC04014

A melhor forma de conhecer St. Petersburg é caminhando, principalmente se você estiver hospedado nas imediações da Nevsky Prospekt, principal artéria da cidade.

A segunda melhor maneira é utilizando o metrô: além de servir como meio de transporte é também uma ótima oportunidade para visitar algumas das mais belas estações que você já viu (isso, claro, se você ainda não tiver passado por Moscou).

metro

Algumas informações sobre o metrô:

1) Com 67 estações e 5 linhas, cobre boa parte da cidade a um preço módico. Cada ticket custa 31 rublos ou pode-se comprar um carnê de 10 viagens por 295 rublos.

DSC03740

2) É um dos mais profundos do mundo, por razões geológicas: a estação de Admiralteyskaya está a 86 metros abaixo do nível do asfalto. A intenção era que as estações pudessem servir de abrigo contra bombas – algumas delas possuem porta antiexplosão e filtros de ar.

DSC03739 DSC03744

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Não se preocupe com o alfabeto cirílico: na maior parte das vezes haverá a “tradução” para o nosso alfabeto. Contudo, aprender a ler em cirílico é super fun e simples, acredite em mim…DSC03743

4) Comprar o ticket é muito fácil: as máquinas tem instrução em inglês e fornecem troco para notas.

DSC03734

DSC03735

5) Ao final da interminável escada rolante sempre tem algum funcionário, como a babooshka da foto abaixo – ainda não descobri a necessidade e a função dele. Alguém sabe?

DSC03738

6) As estações foram idealizadas pelos mais famosos arquitetos russos, com estátuas, brazões e outros elementos decorativos. A maioria apresenta um tema aludindo à Revolução Russa ou às vitórias do país na Segunda Guerra Mundial ou mesmo homenageiam grandes artistas nacionais como Pushkin e Dostoyevsky.

  DSC03746 DSC03747 DSC03748

Já em relação à hospedagem, prefira ficar nas imediações da Nevsky Prospekt, a principal artéria da cidade. Há hotéis para todos os gostos, mas a maioria segue o padrão de decoração do século passado: confortável, mas com móveis antigos.

DSC03841

Separe pelo menos 4 dias completos para explorar a cidade e seus arredores, sendo um dia dedicado ao Hermitage.

Além de Peterhof, o Palácio da Catarina em Tsarskoye Selo também merece uma visita.

Andar de táxi requer uma certa dose de paciência: não encontrei um único carro com taxímetro e os valores tem que ser mesmo combinados de antemão (pergunte “Skolka?”, que significa “quanto custa?” em russo). Além disto, é mais provável que você encontre um táxi que esteja parado do que transitando pelas ruas (este aí embaixo estava estacionado em plena Nevsky, pode?).

DSC03821

Aproveite a estada em St. Petersburg e experimente a variada culinária das ex-repúblicas soviéticas. Você vai se surpreender como alguns pratos parecerão bem familiares, devido à influência gastronômica de outros países. E não deixe de provar o stroganoff russo, feito sem molho de tomate.

DSC03910

A moeda russa (rublo) se desvalorizou em relação ao dólar tanto quanto o real brasileiro, ou seja, os preços na Rússia estão dentro da normalidade para um turista brasileiro (isso em abril de 2015).

No mais, aproveite bastante a visita à Rússia, com certeza uma das melhores experiências de viagem que tive nos últimos tempos.

No comments yet

Deixe um comentário