Estônia – Tallinn – passeios, dia 1

1 dezembro 2015

Saímos do hotel em St.Petersburg após o café da manhã, sob uma nevasca inesperada, em um táxi chamado pelo próprio hotel – com tarifa estipulada em 400 rublos.

Ao chegar na modesta estação rodoviária em St. Petersburg, o taxista cismou de nos cobrar 500 rublos, que acabamos pagando para evitar maiores atrasos.

IMG_20150423_080026839_HDR

O ônibus da Lux Express (passagens podem ser compradas online neste endereço), em compensação, era bastante luxuoso, com entretenimento individual, filmes, jogos e acesso à Internet, mais wi-fi, café, chá e água gratuitos. Ah, e com banheiro!

Achamos que o ônibus iria vazio, mas ele parou em uma estação de trem (Baltic) e lotou.

IMG_20150423_081917092 IMG_20150423_082006583_HDRSeguimos sob tempo ruim até praticamente a fronteira com a Estônia. A estrada não era aquela maravilha, mas nem percebi o tempo passar, pois aproveitei para ver um filme.

Os procedimentos de imigração do lado russo incluíram a descida de todos os passageiros com suas respectivas bagagens e passagem pelo raios-x. Depois, em fila, tivemos nossos passaportes carimbados com a saída do país.

Mais adiante, em Narva, já em solo estoniano, o contraste: uma funcionária da imigração subiu ao ônibus e coletou todos os passaportes, devolvendo-os 15 minutos mais tarde. Simples assim!

A esta hora o sol já reinava e a estrada melhorou 100% – agora com pista dupla. Descemos em Tallinn, 150km adiante, em uma estação rodoviária tão modesta quanto a de St. Petersburg.

Tallinn tem cerca de 500 mil habitantes, fazendo com que seja a menorzinha das capitais das antigas repúblicas soviéticas no Báltico.

Tomamos um táxi que custou menos de 6 euros até o hotel – Park Inn Radisson. O hotel, com quartos funcionais e coloridos, fica ao lado da cidade antiga, o que garantiu preços consideravelmente menores do que se estivesse localizado dentro da cidade antiga.

Aproveitamos o sol para iniciarmos a exploração da linda e bem conservada parte antiga da cidade e fizemos um lanche antes de iniciarmos a caminhada.

DSC04040 DSC04045Fomos à bonita praça principal (Raekoja Plats, Praça da Prefeitura em estoniano) que lembra um pouco, na arquitetura, as pequenas cidades alemãs do interior. As ruelas da cidade antiga são super charmosas e quase sempre desembocam em alguma atração, muito provavelmente em uma das inúmeras igrejas da cidade.

Subimos pela Rua Pikk até chegar à imponente Catedral Alexander Nevsky, no topo da Toompea Hill.

Um dos mais belos exemplos da arquitetura sacra russa, foi erguida em 1900 e é uma das mais bonitas que vi nesta viagem. Parece que os estonianos não são muito fãs desta igreja, que homenageia um santo que lutou na Guerra da Estônia.

Possui o maior conjunto de sinos do país, sendo que o maior pesa 15 toneladas! A entrada era gratuita.

DSC04051 DSC04052Logo em frente fica o Parlamento Estoniano, sede do governo do país. Neste lugar foi proclamada a independência da antiga URSS e milhares de estonianos se puseram na frente do prédio para impedir que ele fosse invadido.

Infelizmente ele não é aberto à visitação.

A parte alta (e antiga) da cidade, conhecida como Toompea, tem alguns mirantes de onde se tem lindas vistas de toda Tallinn.

DSC04056 DSC04057

Normalmente escondidos atrás de becos, leva-se algum tempo para achá-los, mas compensam qualquer esforço.

Fizemos um passeio de reconhecimento para explorar melhor no dia seguinte e resolvemos jantar em um restaurante chamado Talu Korts, que fica no último andar de um shopping na Viru Street.

De entrada pedi cogumelos com blue cheese derretido, tudo isto acompanhado de um cálice do vinho da casa.

Este rstaurante tinha preços incrivelmente baratos – comi um penne à carbonara maravilhoso por pouco mais de 6 euros!

Saímos pela mesma Viru Street, que apresenta várias lojinhas de flores, que deram um colorido especial ao anoitecer.

E voltamos para o hotel, para fazer os preparativos dos passeios do dia seguinte.