USA 2015 – California – San Francisco, dias 1 e 2

22 janeiro 2016

Saímos bem cedo de Napa rumo à cidade mais bonita dos EUA na minha modesta opinião: San Francisco. A cidade é cercada de água por (quase) todos os lados, o que, por si só, já justificaria esta minha escolha.

Nossa chegada atrasou quase uma hora devido a um engarrafamento monstro em pleno sábado. Depois vimos que havia ocorrido uma perseguição policial, daquelas de cinema.

Aqui o grupo se dividiu em três hospedagens distintas por fatores econômicos e logísticos. Havia reservado um quarto no Airbnb na região de Telegraph Hill, bem próximo à Coit Tower, nossa primeira parada turística logo após deixarmos as malas no quarto.

A localização central foi um dos motivos da minha escolha e também porque poderíamos explorar a cidade a pé, sem a obrigação de utilizarmos o carro.

A linda Coit Tower permite uma vista completa da cidade, mas apesar de bem abrangente, o mirante é apertado e pouco amigável para as fotos e apreciação da vista.

A torre de 64 metros de altura, em formato de uma mangueira de incêndio (embora o projeto original não tivesse essa intenção), foi presente da milionária Lillie Coit à cidade, em homenagem aos bombeiros voluntários, e ficou pronto 4 anos após sua morte, em 1933.

Além da vista, o local possui lindos murais que podem ser apreciados enquanto se espera pelos elevadores. Paga-se US$8 (US$6 para residentes) para subir ao mirante – o local fica aberto todos os dias das 10 às 18h (até às 17h de novembro a abril).

DSC04658 DSC04671

Descemos as escadarias que levam até a área do Embarcadero e invadimos o Gott’s, uma rede de hamburguerias que estão entre as melhores da cidade.

Com o diferencial de ter batata doce, abobrinha e batatas fritas (esta última com alho, uma delícia), nem precisava de um hambúrguer matador como o Blue Cheese Burger, com uma porção suculenta de gorgonzola, tomate, alface e molho especial em um pão fofinho. Nham!

Uma passada por dentro do mercado do Ferry Building era inevitável.

Este mercado é uma perdição para quem gosta de uma experiência gourmet: azeites com várias essências, chocolates diversos, frios e embutidos, são inúmeros os locais para experimentar algo diferente. Como se não bastasse, ainda se pode passar um bom tempo namorando os itens de cozinha na Sur la Table. Programão para o sábado!

Como estávamos próximos do Halloween, a decoração local continha várias espécies de abóboras, como as mostradas abaixo.

Mais do que qualquer outra cidade americana, SF é um convite para a caminhada ao ar livre e não conheço trecho mais simpático do que pular de pier em pier, passando por noivas e padrinhos até chegar no famoso (e sempre superlotado!) Pier 39, o local mais famoso do Fisherman’s Wharf.

DSC04680 DSC04678

Ali estavam os leões marinhos lagarteando ao sol, habitantes frequentes desta área…

…e de onde se podia ter uma visão da ilha de Alcatraz, sede do famoso e agora desativado presídio. Ainda não foi desta vez que fiz este passeio. Se quiserem visitá-la, é deste pier que saem os barcos que fazem a travessia até lá.

Continuamos caminhando pela orla até chegar à Ghirardelli Square, onde fica a famosa loja de chocolates e guloseimas de mesmo nome, além de uma cafeteria, bem ao lado do Fort Mason’s Park.

Chegamos lá no final de tarde a tempo de tomar um café e recarregar as energias. As opções do cardápio são todas exuberantes, dignas mesmo de uma foto, mas fomos mais discretos e só tomamos um singelo café.

Os chocolates da Ghirardelli são uma delícia, mas já aviso: eles não possuem nenhuma variedade de chocolate branco! Este purismo não me agradou nem um pouco…

No (ensolarado) dia seguinte resolvemos aumentar o alcance dos passeios e para isto precisamos usar o carro.

A pedida inicial era visitar a exposição Disney com Dali – Arquitetos da Imaginação, que juntava os dois personagens no Walt Disney Family Museum, que fica no parque Presidio.

A entrada era um pouco salgada (US$30, ouch!) mas valeu a pena conhecer um pouco da história dos dois, além da interação que só não rendeu mais frutos por diversos problemas.

O acervo do museu, que traça a história do homem e da obra de Walt Disney, é bem legal e altamente recomendável aos aficionados pela arte dos quadrinhos e do cinema.

Saímos do museu justamente na hora em que os inúmeros food trucks estavam sendo montados e o apelo foi irresistível.

Com a montagem também se via aumentar a frequência de pessoas, principalmente famílias que aproveitavam para brincar com seus filhos e animais de estimação (ou os dois!).

Difícil foi escolher dentre as opções uma que fosse mais apetitosa: acabamos parando em um food truck de comida coreana e pedimos batatas fritas com molho de maionese acompanhadas de espetinhos de frango e carne.

Depois do almoço, seguimos viagem até um dos mais conhecidos cartões postais da cidade.

Como de praxe, a Golden Gate estava sob a neblina que assola a baía de San Francisco na maior parte do tempo. Não é que ela fica bonita de qualquer jeito?

Ao atravessarmos a ponte, ela nos concedeu alguns minutos de vista desimpedida, o suficiente para tirarmos ótima fotos. Thanks!

Paramos no mirante em Hawk Hill, de onde se tem vista completa do símbolo de San Francisco.

E lá pudemos admirar uma vista desimpedida e sem nuvens desta linda obra da engenharia.

Continuamos nosso passeio de domingo e pude finalmente conhecer a gracinha que é Sausalito, que, além de tudo, tem uma vista invejável de SF.

Caminhar pelo calçadão da rua principal no fim de tarde tomando um delicioso sorvete é programa digno de repetição. E quantos minutos se pode ficar admirando a vista abaixo?

Voltando a SF, passamos pelo Palace of Fine Arts que já foi esmiuçado neste post aqui.

Terminamos o dia nas Painted Ladies, estes lindos exemplos de arquitetura vitoriana que ficam na Steiner Street,  para admirar mais um por do sol esplendoroso.

O parque em frente, Alamo Square, estava cheio de turistas e moradores, todos sortudos por poderem apreciar tal espetáculo da natureza.

O jantar foi em uma pizzaria de bairro, nada de muito emocionante. Dormimos cedo para nos preparar para o último dia de turistada em SF.