USA 2015 – California – San Francisco, dia 3

28 janeiro 2016

Neste terceiro ( e último dia) em SF, voltamos a deixar o carro na garagem e fizemos a maioria dos passeios a pé ou utilizando transporte público.

Saímos da região de Telegraph Hill (marcado com a letra A no mapa abaixo) em direção à Chinatown (letra B), parando para um café da manhã no meio do caminho.

Este é o maior bairro chinês fora da Ásia e o mais antigo do gênero nos EUA, que tomou forma quando os primeiros imigrantes chineses aportaram por aqui em 1848.

Há murais incríveis espalhados pelos quatro cantos do bairro, como os exemplares das fotos acima e abaixo.

Paramos na bonita Old St. Mary’s Cathedral, uma igreja católica na California Street, cujo interior pode ser visto na foto abaixo.

O portão de entrada do bairro, que fica na Grant com Bush, fica mais imponente com a iluminação noturna.

Tomamos um transporte na estação Montgomery do Muni, indo até a esquina da Judah Ave com a 9th Street. De lá seguimos na direção norte por duas quadras até o parque mais bonito desta cidade, na minha opinião: o Golden Gate Park.

DSC04813Infelizmente, por ser uma segunda feira, o Museu De Young estava fechado (abre de terça a domingo das 09h30 às 17h), mas não perdemos o bonde: visitamos o pequeno e charmoso Japanese Tea Gardens.

Para quem não for em uma segunda feira, o De Young tem um terraço gratuito de onde se pode te uma bela vista do parque.

Este é o mais antigo jardim japonês público nos EUA (aberto todos os dias das 9 às 18h – de novembro a fevereiro até as 16h45. Entrada a US$6  e  US$8 para não residentes; gratuito às segundas, quartas e sextas até as 10h).

O jardim é muito agradável e rende ótimas fotos, especialmente nesta época de outono.

DSC04828DSC04824Neste mesmo parque se encontra o California Academy of Sciences, um dos maiores museus de história natural do país, além de um enorme Jardim Botânico.

Mesmo que museus não sejam sua praia, vale a pena explorar o parque, que tem uma área maior do que o Central Park em NY.

Voltamos para a Market Street e paramos no shopping Westfield, que tem em seu subsolo uma área de comidas sensacional.

Dividido em saladas e pratos quentes, as opções são bem diversificadas, com comida mexicana, asiática, entre outras.

Acabei repetindo a refeição – era muita variedade para caber em um prato só!

Ao final do dia ainda conseguimos andar em um bonde da linha Powell-Mason (passagem a US$ 7, melhor combinar com um passe diário de transporte, que inclui viagens ilimitadas nos bondes).

Foi a cereja do bolo no nosso passeio nesta cidade cada vez mais cativante.

Continuo achando San Francisco uma das cidades mais amigáveis aos turistas nos EUA. Com transporte público abrangente e bondinhos charmosos, o fato de você prescindir de um carro faz toda a diferença: parece que a cidade fica mais aconchegante e pode-se sentir seus aromas e ter um contato mais de perto com as pessoas. Sem falar que a beleza desta região é absurda e a temperatura não poderia ser mais perfeita em qualquer época do ano!

Se você tiver tempo de visitar apenas uma cidade na California, já sabe qual é a minha sugestão, né?