Skip to content

Japão 2016 – Curiosidades

10 julho 2016

DSC05782

Uma viagem ao Japão é um teste para os sentidos: o olfato, audição e, principalmente, a visão são continuamente desafiados.

A moda nas ruas é um destaque, onde quer que se olhe, especialmente se você estiver na área mais descolada da cidade: Harajuku.

IMG_20160206_145637247 IMG_20160206_155113487

Outra coisa digna de nota são os locais designados para fumantes nas ruas: são dispostos cercadinhos de vidro com jardins para a população fumar sem incomodar os pedestres. Muito civilizado, embora ainda se permita o fumo em alguns restaurantes, o que é o fim da picada, concorda? Vai entender…

DSC05786

Em relação ao consumo dos japoneses, me chamou a atenção a grande quantidade de celulares flip vendidos no comércio. Aparentemente a população mais idosa prefere este tipo de celular devido à sua facilidade de manuseio. Não deixa de ser esquisito!

IMG_20160204_135717283

No assunto “carros”, outro choque cultural. A maioria dos modelos aqui segue o estilo “geladeira com rodas”, com ângulos retos e feios de dar dó.

noticiasautomotivas.com.br

noticiasautomotivas.com.br

Claro que há os modelos esportivos e os de luxo, mas o que mais se vê nas ruas japonesas são estes modelos nacionais quadradões.

noticiasautomotivas.com.br

noticiasautomotivas.com.br

Por falar em rua, vejam o modo de transporte que esta senhorita utilizou para levar as crianças para um passeio. Não dá para dizer que o japonês é um povo sem imaginação!

DSC05789

Já falei em outro post sobre a febre de inauguração de cafés onde se pode interagir com animais, lembra? Normalmente estamos falando de gatos e até coelhos, animais de estimação que na maioria das vezes não são permitidos em apartamentos residenciais.

Pois saiba que existem outros animais com os quais os japoneses acham interessante ter uma interação: nesta esquina em Miyajima, encontramos essa garota fazendo propaganda de um café que tinha…corujas!!!
DSC05664

No Japão, como na maioria dos países civilizados, a etiqueta ao andar em uma escada rolante deve ser respeitada. Quem quiser ficar parado deve fazê-lo na parte esquerda da escada, para permitir que os apressadinhos subam pela direita.

Isso vale para quase todas as cidades japonesas, menos Osaka, como mostra a foto abaixo, que insiste em fazer ao contrário.

As razões para isso ainda não foram descobertas (fala-se em modelo britânico x modelo americano), mas parece que Osaka quer mesmo é ser diferente da capital (vide a briga Rio x São Paulo). Até aqui?

flickr.com

flickr.com

No setor de culinária japonesa, também há inúmeras comidas curiosas e diferentes. Você pode ver o meu relato neste post.

E você? Viu alguma coisa interessante na sua viagem ao Japão que queira dividir conosco?

Deixe nos comentários, please!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: