Skip to content

Europa 2016 – Alsácia – Estrasburgo, dia 2

14 dezembro 2016

dsc06385

No segundo dia, depois do café do manhã regado a diferentes queijos franceses, tomamos o tram na direção do bairro de Robertsau, descendo próximo aos edifícios do Parlamento Europeu e do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Desta vez pudemos admirá-los por mais tempo, andando por um caminho arborizado com vista total do complexo arquitetônico.

dsc06365

Logo ao lado fica o Parc de L’Orangerie, o maior e mais antigo parque da cidade e o preferido dos moradores e turistas. Destaque para o Pavilhão da Josephine, construído em homenagem à esposa de Napoleão, consumido pelo fogo em 1968, mas reconstruído logo depois.

dsc06371

O parque teve sua área duplicada em 1895, por ocasião da Exposição da Indústria em Estrasburgo, com a construção de lagos, pontes e do lindo “Templo do Amor” mostrado nas fotos abaixo:

dsc06381

dsc06373

O Zoológico da cidade também fica neste parque, assim como uma quadra de boliche. É um lugar bastante agradável para um passeio. A entrada é gratuita.

dsc06376

Voltamos caminhando até o ponto do tram e embarcamos na direção do centro da cidade.

dsc06388

Decidimos parar na Place de la Republique.

No coração do chamado “German Quarter“, este local, também conhecido como Neustadt (“Nova Cidade“), teve seu desenvolvimento fomentado pelos alemães, que queriam tornar Estrasburgo a capital do reino da Alsace-Lorraine.

dsc06391

Foram criadas avenidas largas e prédios administrativos e culturais imponentes como o Palácio do Reno, a Biblioteca da Universidade e o Teatro Nacional, dentre outros.

dsc06393

No centro da praça fica um memorial da guerra: uma estátua de uma mulher com seus dois filhos, um que morreu pela França e outro pela Alemanha.

Tomamos outro “tram” e descemos perto das Pontes Couverts para um passeio pelos locais que não havíamos visitado no dia anterior.

dsc06351

Passamos pelo Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Strasbourg – MAMCS inaugurado em 1998, mas decidimos não visitar por questões de tempo.

O museu tem ênfase na arte européia moderna com quadros de Braque, Picasso e Kandinsky, além de artistas mais contemporâneos.

dsc06399

A fome estava apertando, por isso fomos em um restaurante próximo chamado Marco Polo, com mesas do lado de fora, junto ao rio.

dsc06410

Foi uma ótima oportunidade para finalmente experimentarmos a tarte flambee (ou Flammkuchen, em alemão) uma especialidade alsaciana que muitos confundem com uma pizza, mas que tem uma massa bem mais leve e leva creme azedo ao invés de molho de tomate.

Comemos a tarte flambée forestière avec champignons frais sur planche, que levava cebola, cogumelos e presunto. Estava uma delícia e custou menos de 10.

dsc06408

 

img_20161019_153534692

Para auxiliar a digestão, continuamos andando na direção da Catedral.

O tempo estava um pouco nublado, mas hoje era o último dia que teríamos para apreciar a vista da cidade do alto.

Como falado anteriormente, a entrada na Catedral é gratuita, mas para subir os 332 degraus até o topo, em uma escada em espiral, é necessário pagar 5€.

Faça tudo muito devagar para evitar o cansaço (e a vertigem que pode acometer uns e outros) e certamente valerá a pena o dinheiro investido: a cidade é linda vista de cima e, em dias claros, pode-se ver as montanhas de Vosges e até a Floresta Negra, na Alemanha!

E também é uma ótima oportunidade para apreciar os detalhes da arquitetura desta magnífica Catedral.

dsc06414

E assim terminou nossa visita a Estrasburgo.

Confesso que a cidade superou as expectativas: a simpatia do povo, as alternativas de diversão e cultura, o lindo centro histórico e até a diversidade de estilos arquitetônicos, conjugados com um transporte farto, barato e abrangente, tudo isto somado faz desta cidade uma das mais interessantes da Europa.

dsc06330

Fiquei absolutamente encantado!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: