Europa 2016 – Lago Constança

30 dezembro 2016

*********************************************************************************************

Neste dia fomos de Estrasburgo à pequena cidade de Radolfzell, na Alemanha, passando pelo belo Castelo de Haut-Königsburg através da rota mostrada acima. No total percorremos cerca de 240 km.

Radolfzell fica à beira do Lago Constança, o maior da Alemanha e decidimos montar base por lá apenas para poder explorar melhor as cidades ao redor. Contou pontos também o fato de que achamos nesta cidade um apartamento bem simpático no Airbnb.

No primeiro dia só deu tempo de fazer um passeio até a beira do lago, mas estava anoitecendo e não pudemos ver muita coisa.

No dia seguinte fomos de carro até Meersburg, uma cidadezinha encantadora que fica a 40 km de Radolfzell,  circundando a parte norte do lago.

Deixamos o carro no estacionamento e iniciamos nosso passeio a pé pela cidade medieval, que é dividida entre a cidade baixa e alta – entre elas, na encosta do morro, um vinhedo que produz alguns dos vinhos rosé (Weissherbst) mais conhecidos da Alemanha.

img_20161021_115920560_hdr

Inicialmente fomos até o pier onde se encontra o monumento ao lado, chamado de Coluna Mágica, contendo a representação dos principais personagens históricos da cidade.

img_20161021_121340019_hdr

Meersburg também tem um serviço de ferry que faz a rota até Constança, do outro lado do lago, um dos poucos serviços que estão disponíveis o ano inteiro.

dsc06474img_20161021_130836325_hdr

Conectando as duas partes do centro histórico, cujas ruas são exclusivas para pedestres, estão duas escadarias e uma rua íngreme chamada Steigstrasse.

Na parte baixa encontramos um dos portões medievais que guardavam a entrada da cidade. Inúmeras lojas de souvenirs e alguns restaurantes se espalham pela área.

Ali também fica um calçadão na beira do lago que proporciona uma bela caminhada – infelizmente o tempo não contribuiu, pois caía uma chuva fina.

A arquitetura barroca é o principal destaque da cidade, graças ao famoso arquiteto Balthasar Neumann. Dentre as construções, temos o Castelo Antigo (conhecido como Alte Burg ou Burg Meersburg), datado do século 7, sendo o mais antigo castelo habitado no país.

img_20161021_130453829_hdrimg_20161021_130947901

Decidimos visitar este castelo pois nos pareceu mais pitoresco.

Pode-se visitar 35 de seus aposentos, incluindo aí a cozinha, a sala de armas e a sala de torturas, a maioria com apetrechos e mobiliário do século 12, época em que grande parte do que hoje se vê foi construída. O resto do castelo é habitado pelos seus proprietários.

O Castelo fica aberto o ano todo das 09:00 às 18:30 (de novembro a fevereiro, das 10:00 às 18:00). A entrada custa 9,50€, mas só nos cobraram 5€ que foram abatidos da nossa refeição no restaurante do local.

Ao lado fica o Castelo Novo (Neues Schloss Meersburg), este construido no século 18, tendo sido por alguns anos residência do Bispo de Constança (que queria algo mais moderno) e atualmente um museu de artes decorativas e de história natural.

Na parte traseira do edifício fica um lindo jardim de onde se tem uma bela vista da cidade baixa e do lago Constança.

Ainda tivemos tempo para dar uma passada em em Friedrichshafen, cerca de 18km após Meersburg, para ver o fim de tarde.

Percorremos um passeio junto ao lago onde pudemos ver o outono em suas formas mais coloridas.

Voltamos depois direto para casa e comemos um delicioso ravioli ao molho funghi comprado no supermercado, assim como diversos tipos de chocolates Lindt que estavam em liquidação.

Difícil morar na Alemanha e manter a forma!