Europa 2016 – Suíça – Davos

21 janeiro 2017

Chegamos a Davos no fim da tarde, com temperatura beirando os 10 graus. Esta cidade sempre me atraiu, talvez por ser aqui o local da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, que reúne os principais líderes mundiais e cuja sede fica no hotel mostrado na foto abaixo. Ver aquela cidade nevada rodeada por montanhas tinha um apelo irresistível!

De quebra, ainda fica próxima a outro ícone do charme e sofisticação suíços: St. Moritz. Era mesmo uma dupla imbatível para um pouso tranquilo de dois dias nesta época do ano.

Para coroar nosso planejamento, consegui tarifas excelentes no Hotel Cresta Sun em Davos, que possuía um mini spa em suas instalações e ainda tinha café da manhã E jantar incluídos, além do estacionamento gratuito. Tudo isso com preço de Ibis de Zurique!!! Não dava para não aproveitar.

O hotel é pequeno e charmoso e se havia alguma dúvida em relação às instalações e/ou qualidade da comida, essa se dissipou poucos minutos depois de chegarmos. Veja a piscina aquecida que tínhamos à nossa inteira disposição!

…ou o delicioso e aconchegante restaurante, onde fomos servidos por uma simpática portuguesa chamada Maria do Céu, que trouxe quase toda a família para trabalhar neste paraíso suíço.

O jantar tinha entrada (que poderia ser trocada por um suco), prato principal e sobremesa (que poderia ser substituída por um prato de queijos).

Neste dia, o prato principal foi um delicioso filé ao molho bernaise, acompanhado de arroz com tomates e de vagens com bacon.

Para sobremesa, uma estonteante cassata mezzaluna, com frutas, chantilly e calda de frutas vermelhas.

Foi uma refeição acima do que estávamos esperando, cuja qualidade também se repetiu no café da manhã e no jantar do dia seguinte. Não poderia recomendar este hotel com mais entusiasmo!

Ainda demos uma volta na cidade deserta às 21h, para sentir o frescor da temperatura quase beirando zero grau, mas logo voltamos para o hotel, pois não havia ninguém nas ruas.

No dia seguinte perguntamos a Maria onde poderíamos ver neve e ela nos indicou um passeio até Dürrboden, onde haveria grande chance de atingirmos nosso objetivo.

Pegamos o carro e seguimos por uma estrada bem estreita, com espaço para apenas um carro por vez. Felizmente não havia muito tráfego e pudemos seguir sem muita interrupção.

O trajeto passa por vales com linda vegetação de outono e montanhas nevadas, ou seja, a típica paisagem suíça. Veja a foto do início do post para ter uma ideia do que estou falando.

Continuamos subindo até a altitude de 2.000 metros e passamos pelo ponto mostrado na foto abaixo, onde havia um singelo banquinho com uma espetacular vista do vale.

Chegamos ao que parecia ser o final da estrada sem encontrar neve, apenas alguns riachos congelados – apesar disto foi um trajeto bem interessante.

Decidimos dar meia volta e passear pela cidade. Um dos melhores lugares para isso é o Lago Davos (Davosersee, em alemão) onde se pode fazer uma volta completa pelos seus quase 5km em pouco mais de uma hora.

O passeio é feito em um misto de trilha e caminho cimentado, passando por florestas e sempre com a vista do lago e das montanhas que circundam a cidade.

dsc06605Durante o verão este lago é um dos locais preferidos dos habitantes para se divertir e praticar esportes como vela, vôlei ou até mesmo se refrescar em suas águas ou andar de pedalinho. Na meia estação a quantidade de pessoas não era muito grande.

img_20161023_131146149_hdr

Outra vantagem que se tem estando em Davos é o Davos Klosters Visitor Card que te dá direito a ir de trem até Klosters, cidadezinha que fica a cerca de 40 km mais abaixo.

Além do transporte de trem e independente da época do ano, você ainda tem gratuidade e descontos em uma série de atividades. Veja a lista completa aqui.

Detalhe: este passe é gratuito se você estiver hospedado em um hotel – peça o seu quando fizer o check in.

Tomamos o trem na estação de Davos Platz

…para uma viagem de 25 minutos por lindas paisagens…

…até chegarmos em Klosters Platz.

Klosters estava quase deserta no final da tarde e só deu tempo de passear no entorno da estação ferroviária, pois ficamos com receio de perdermos o trem de volta.

Pareceu ser uma cidadezinha agradável, com comércio razoável e alguns hotéis. Não podia faltar a vista eterna para as montanhas. Cenário perfeito!

dsc06601Voltamos pouco antes das 17h e ainda deu tempo de aproveitarmos a piscina e sauna do hotel antes do lauto jantar.

Desta vez tivemos carne de porco acompanhada de fettucini e brócolis ao alho como prato principal.

De sobremesa, um cheesecake com calda de frutas vermelhas e chantilly. Delicioso!

Davos é uma cidade encantadora mesmo não tendo visitado no auge do inverno, quando deve ser ainda mais espetacular toda tingida de branco. Nossa experiência na cidade não poderia ter sido melhor, com a escolha perfeita do hotel, a possibilidade de relaxar no spa, o carinho e a atenção da querida Maria do Céu, estava tudo perfeito!

E as paisagens…

img_20161023_112535886_hdr

Preciso dizer mais nada, né?