Pular para o conteúdo

Roma 2017 – Mercato Centrale e Eataly

18 junho 2017

Comer bem em Roma é quase uma obrigação pela quantidade de bons restaurantes existentes na cidade. A região de Monti, colado à estação central Termini é um reduto de boas escolhas como o simpático La Vaca M’briaca (Via Urbana, 29), com ótimos pratos de massa por menos de 10.

Como sugestão, que tal um delicioso rigatoni a la gricia (com guanciale, pecorino e pimenta)?

Voltando ao assunto principal do post, deixo aqui duas ótimas sugestões para um passeio gastronômicos que podem (e devem) se tornar uma oportunidade para experimentar os incríveis petiscos italianos, além das incríveis sobremesas e gelato.

A primeira acabou de ser inaugurada ao lado da estação de trens Termini, o que proporcionou um necessário e aguardado upgrade na frequência daquela área: o Mercato Centrale Roma, aberto em 2016 onde antes funcionava uma loja de pianos.

Repetindo o bem sucedido projeto do Mercado Central de Firenze (e aproveitando a arquitetura dos anos 30 da estação), aqui foram utilizados como chamariz alguns renomados chefs e suas especialidades como as  pizzas do Gabriele Bonci  e os trapizzini (triângulos de pizza branca com diversos recheios, um dos principais petiscos romanos) do Stefano Callegari.

São inúmeras as opções de comidas, em um espaço de quase 2 mil metros quadrados!

Preferi experimentar um arancini (bolinho de arroz frito e recheado) – escolhi um bem temperado de queijo e presunto. Esta iguaria, que tem o formato da nossa coxinha, é originário da Sicília, mas os romanos tem o suppli, que é bastante parecido e que também pode ser encontrado aqui.

Logo ao lado pode-se escolher uma taça do seu vinho italiano favorito com preços a partir de 5 (provei um nero d’avola delicioso). Só não faça como uma turista espanhola que cismou de pedir um vinho de seu país em plena Itália!

Continuei minha degustação, agora com um prato de batatas coradas com alcachofras (outra paixão romana) regado com bastante azeite.

As sobremesas são maravilhosas, como você pode ver abaixo. Minha sugestão é que você deixe espaço para degustar pelo menos uma destas maravilhas.


INFO – MERCATO CENTRALE

Endereço: Via Giolitti, 36
Horário: Aberto das 7 à meia noite


A segunda opção é a maior loja da Eataly no mundo e fica junto à estação Ostiense, em outra área antigamente degradada da cidade.

O local, um terminal construído especialmente para a Copa do Mundo de 1990, estava praticamente abandonado e era frequentemente alvo de invasões de sem-tetos, até que em 2012 foi feita uma grande reforma o que, juntamente com a construção da futurista Ponte Ostiense, serviu para alavancar o renascimento do bairro.

Com 4 andares e 16 mil metros quadrados, o local é pura diversão, sendo perfeito para uma visita matutina para aproveitar o horário de almoço. Chega-se até lá de trem ou metrô (estação Pirâmide da linha B – azul) e depois uma caminhada de 7 minutos em um caminho subterrâneo longo, mas muito bem sinalizado.

Com 18 diferentes restaurantes, indo da massa aos frutos do mar, passando pela onipresente pizza e pelas carnes, o local atende a todos os gostos, apesar de não serem exatamente baratos (como aliás, também não são os produtos e utensílios de cozinha).

Resolvemos experimentar o nada italiano hamburger local, que foi aprovado e degustado com uma aranciata.

Gostoso mesmo é percorrer todos os andares através de suas escadas rolantes verificando (e às vezes até provando) os produtos e as variadas ofertas de utensílios para cozinha, além dos vinhos e chocolates (artesanais e industriais).

Por ali também podemos beber cervejas artesanais, apreciar um espresso, testemunhar a produção de queijos e até reservar um pacote turístico!

Existe uma outra filial da Eataly na Piazza della Republica, bem próximo à Termini, mas é bem menor, portanto não confunda.


INFO – EATALY OSTIENSE

Endereço: Piazzale XII Ottobre, 1492 – Ostiense

Horário : todos os dias da semana, das 10h até meia-noite.


Bom apetite!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 10 março 2018 11:26 am

    Anotei todas as dicas de onde comer em Roma. Difícil mesmo foi ler esse post na hora do almoço.

    • 13 março 2018 12:04 pm

      Natalie,

      Roma é mesmo a inimiga número 1 das dietas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: