Skip to content

Roma 2017 – Gelaterias

22 junho 2017

almaregelato.com

A Itália é mundialmente famosa pela gastronomia e, no quesito sobremesa, nada se destaca mais do que o gelato, uma das tentações calóricas italianas.

E aqui vamos começar explicando a diferença entre sorvete, sorbet e gelato, para entender bem do que estamos falando.

O sorvete (também conhecido como sorvete de massa) é feito de uma mistura de água, leite, açúcar e o sabor específico (além de aromatizantes, estabilizantes e outros “antes”).

Normalmente é congelado a baixíssimas temperaturas para melhor conservação e por isso, tem maior concentração de água, perdendo um pouco no quesito cremosidade.

O gelato é feito diariamente com ingredientes frescos para consumo imediato, não precisando de temperaturas tão baixas e, deste modo, mantendo a necessária cremosidade.

livestrongcdn.com

O sorbet é feito normalmente com frutas e por isso não leva leite em sua composição. Por esta razão é um pouco menos calórico do que as opções anteriores.

foodmagazine.com.br

Ainda existe o semifreddo que tem uma textura firme mas é bastante cremoso, tendo o sorvete e chantilly como ingredientes principais.

taste.com.au

Ir à Itália e não experimentar o gelato é algo quase impossível de acontecer. Vou descrever abaixo três experiências que tive com esta delícia italiana.

Uma das gelaterias mais elogiadas de Roma, a Gelateria del Teatro (Via del Coronari 65-66, aberta das 10h30 à meia noite) não me impressionou.

Aberta desde 2006, em uma pequena loja aos pés de uma escadaria do século 13 que levava a um teatro antigo, adotou esse nome por conveniência logística.

Além dos gelati, também vende chocolates e até salgadinhos. Seu gelato tem boa cremosidade e açúcar na medida certa, mas o sabor não é tão marcante.

foodmetender.com

Na viagem à Itália de 2016, experimentei em Milão o gelato da GROM, uma grande rede que tem inúmeras lojas espalhadas pelo país e até no estrangeiro (Nova York, Paris e até Jakarta). Em 2015, a marca foi adquirida pela gigante Unilever.

Seu principal diferencial é utilizar ingredientes frescos e orgânicos colhidos em uma fazenda própria, sem colorantes, aromatizantes, emulsionantes ou conservantes.

Além do maravilhoso gelato (o crema di Grom é especialmente saboroso), tem sorbets, granites (um parente siciliano semi congelado do sorbet) e ghioccioli (nosso picolé), mas não cheguei a provar nenhum deles.

Com 11 lojas em Roma, inclusive duas na estação Termini, você não vai ter desculpa para não experimentar.

A foto ao lado é da filial próxima à Piazza Navona (Via Agonale 3, aberta todos os dias das 11 a meia noite, sábados até 1h).

Na minha modesta opinião, um dos melhores gelati em Roma fica  nas proximidades da frenética Fontana di Trevi: situada em uma pequena loja em uma ruela tranquila, il Gelato di San Crispino (Via della Panetteria, 42, aberta todos os dias, das 11 às 0h30, até 01h30 sextas e sábados) é um assombro.

Com ingredientes importados (mel da Sardenha, armagnac francês, rum da Martinica, whisky escocês, dentre outros) e sabores inovadores como suspiro, gengibre e canela, figo e nozes, tem cremosidade e temperatura perfeitas, realçando os sabores.

O gelato de canela é especialmente inesquecível, seguido de perto pelo de zabaione.

Com mais três filiais em Roma, inclusive uma no Aeroporto Fiumicino, a que fica próxima à Fontana é a mais prática e fica aberta todos os dias.

E você, qual a sua gelateria preferida na Itália? Deixe sua sugestão nos comentários, plís?

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 26 junho 2017 10:13 am

    Oi, JB. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: