Pular para o conteúdo

Londres a pé – Roteiro 6: Portobello, Kensington Gardens e Museus, Harrod’s

19 fevereiro 2018



Início: Metrô Ladbroke Grove (Metropolitan and City Line – rosa, District Line – amarela)

Final: Metrô Knightsbridge (Piccadilly Line – azul)



Nosso roteiro se inicia na famosa feira de antiguidades de Portobello Road, cujo dia mais movimentado acontece aos sábados.

Na verdade a feira de Portobello não tem só antiguidades. Começando pela estação de Ladbroke Grove você verá primeiramente várias barracas de roupas, depois sentirá os aromas dos diversos stands de comidas e só então virão os inúmeros vendedores de antiguidades e itens de colecionador.

thecitylane.com

A parte das antiguidades é a mais variada e pode-se encontrar desde faqueiros de prata antigos até aquele poster vintage da década de 50 que você tanto queria.

Aqui também ficam as bonitas casas coloridas do bairro, que você poderá ver em algumas de suas ruas transversais.

Você estará no coração de Notting Hill, o bairro que já foi retratado no filme de mesmo nome com Hugh Grant.

Não garanto que você o encontre por lá, mas eu já esbarrei com o Brian May, guitarrista do Queen, que mora pelas cercanias. Quem sabe você não tem a mesma sorte?


INFO – PORTOBELLO ROAD MARKET

Horário: Sexta e sábado, das 8h às 17h. Nos outros dias funcionam apenas as lojas e algumas bancas de alimentos.

Site: shopportobello.co.uk


Dobrando à esquerda em Queensway, você chegará a Kensington Gardens que fica colado e se confunde com o enorme Hyde Park.

Uma das primeiras coisas que você verá ao entrar no parque é o memorial aberto em 2000 em homenagem à princesa Diana, que nada mais é do que um playground para crianças e cuja principal atração é um navio pirata de madeira.

royalparks.org.uk

Para aqueles que quiserem experimentar, a entrada é gratuita e exatamente por  isso é bem concorrida, com mais de um milhão de visitantes por ano.

Kensington Gardens é mais um dos parques reais da cidade e sede do Kensington Palace que fica bem em frente ao Round Pond mostrado abaixo.


INFO – KENSINGTON GARDENS

Horário: Todos os dias, das 6h até o anoitecer (varia durante o ano).

Preço: gratuito

Site: http://www.royalparks.org.uk/parks/kensington-gardens


Continue caminhando na direção sul e chegará até uma das Serpentine Gallery (a sua irmã fica no Hyde Park, se chama Serpentine Sackler Gallery e fica a cinco minutos de caminhada, atravessando a Serpentine Bridge).

visitlondon.com

As duas tem programa extenso de palestras e mostras com ênfase na arquitetura e nas artes contemporâneas. Atualmente está fechado até março de 2018 para reformas, mas vale a pena consultar o site após este prazo para ver a programação.


INFO – SERPENTINE GALLERY

Horário: veja no site abaixo

Preço: Gratuito

Site: http://www.serpentinegalleries.org


Continue andando para o sul por suas trilhas arborizadas…

até encontrar o Albert Memorial, que foi erguido em 1872, na época da Rainha Victoria, em homenagem a seu amado marido, que faleceu de febre tifóide em 1861.

Com 54 metros de altura, o monumento é um pavilhão ricamente decorado com uma estátua do príncipe em seu interior, que demorou 10 anos para ser construído e custou o equivalente a 10 milhões de libras nos dias de hoje.

Logo em frente, já fora do parque, fica um dos prédios mais bonitos da cidade, homenageando o mesmo príncipe: o Royal Abert Hall.

Inaugurado em 1871 e com capacidade para 5.300 espectadores sentados, foi (e ainda é) palco das mais diversas expressões artísticas, desde a música clássica, balé, até shows de rock.

Todo ano, no verão, ele é sede do incrível BBC Proms, um festival de música clássica organizado pela rede de comunicação, que dura oito semanas e tem ingressos bastante concorridos.

Se você planeja estar por aqui nesta época do ano, sugiro se programar e adquirir ingressos com (bastante) antecedência.

Se não conseguir ingresso, ainda pode fazer um passeio guiado pelo seu interior. Tenho certeza de que valerá a pena.


INFO – ROYAL ALBERT HALL GRAND TOUR

Horário: Está disponível na maioria dos dias das 10h às 16h. Veja no site

Preço: £14 ( £13 se comprado online).

Site:  http://www.royalalberthall.com


Colado ao Royal Albert Hall ficam três dos melhores museus de Londres e que merecem a sua visita.

O primeiro na ordem é o Science Museum, aberto em 1857 e um dos locais mais populares da cidade, com mais de 3 milhões de visitantes por ano.

Espere encontrar grupos escolares e muitas famílias com crianças, por conta dos inúmeros experimentos interativos e seções com simulados de terremoto, além das pesquisas espaciais, trens, rochas e tudo relacionado à ciência.


INFO – SCIENCE MUSEUM

Horário:  Todos os dias, das 10h às 18h.

Preço: Gratuito. Algumas exposições especiais cobram ingresso.

Site:  http://www.sciencemuseum.org.uk


O segundo na fila é o não menos interessante Museu de História Natural (Natural History Museum). O prédio em si já é motivo suficiente para uma visita, não acham?

O interior consegue ser ainda mais fantástico com um clima arquitetônico meio Harry Potter e um lindo e completo esqueleto de um dinossauro bem no hall principal.

Aliás, eu ficaria um bom tempo admirando a arquitetura desse hall, mas há tanta coisa pra ver…

O museu está dividido em cinco grandes áreas: botânica, entomologia, paleontologia, mineralogia e zoologia, incluindo as espécies capturadas por Charles Darwin e que foram de grande valia no desenvolvimento da sua Teoria da Evolução.

Aproveite!


INFO – NATURAL HISTORY MUSEUM

Horário:  Todos os dias, das 10h às 17h50 (última entrada às 17h30). Fechado de 24 a 26/12

Preço: Gratuito. Algumas exposições especiais cobram ingresso.

Site:  http://www.nhm.ac.uk


Como se não bastasse, logo do outro lado da Exhibition Road fica mais um museu gratuito te chamando como um ímã: o Victoria and Albert.

uk.hotels.com

Mais conhecido como o V&A, foi fundado em 1852 e é o maior museu do mundo dedicado às artes decorativas e design, com uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos, vindo desde à antiguidade até os dias de hoje e contemplando itens de todos os continentes.


INFO – VICTORIA AND ALBERT MUSEUM

Horário: Todos os dias, das 10h às 17h45 (sextas até às 22h). Fechado de 24 a 26/12

Preço: Gratuito. Algumas exposições especiais cobram ingresso.

Site: http://www.vam.ac.uk


Siga pela Brompton Road à esquerda para a parada final desse roteiro, a super loja de departamentos Harrod’s, que ocupa um enorme quarteirão.

ibtimes.co.uk

Estabelecida em 1834, a loja continuou em mãos familiares até ser adquirida pela família Al-Fayed em 1985. Atualmente é propriedade da Qatar Holding desde o ano de 2010. Não se espante se a maioria da clientela for de árabes, que desfilam pelo bairro principalmente aos domingos.

Assim como a Selfridge’s, os preços aqui não são aquela maravilha, mas a visita é obrigatória, nem que seja para se maravilhar com a quantidade de itens à venda e para rir da decoração cafona de suas escadas rolantes.


INFO – HARROD’S

Horário: Todos os dias, das 10h às 21h. Domingos das 11h30 às 18h.

Site: http://www.harrods.com


E ainda tem mais roteiros chegando…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: