Skip to content

Londres a pé – Roteiro 7: passeio por Greenwich

24 fevereiro 2018




Início: Estação DLR Bank (acessível pelo metrô Bank na Circle Line – amarela e District Line – verde) – trem direto até a estação DLR Greenwich;

             Estação DLR Tower Gateway (acessível pelo metrô Bank na Circle Line – amarela e District Line – verde) – troca na estação de DLR Poplar para ir até DLR Greenwich.

Final: Estação DLR Royal Victoria;

Metrô North Greenwich (Jubilee Line – cinza)



A região de Greenwich (pronuncia-se “grén-itch”) é uma das mais agradáveis da cidade e sempre que posso faço um passeio por lá. Apesar de parecer bem longe da muvuca londrina (o que não deixa de ser verdade), ainda fica dentro da Zona 2 do transporte da cidade!

Existem várias formas de se chegar até lá:

1) Pode-se tomar um barco da MBNA Thames Clippers (veja detalhes aqui);

2) Ir de trem até a estação Greenwich;

3) Tomar um ônibus (linha 188 de Russell Square,  199 de Canada Water e  129 de North Greenwich);

4) Ou mesmo de metrô (a linha Jubilee vai até a estação North Greenwich, de lá tome o ônibus 129 mencionado acima).

5) Meu meio de transporte preferido é mesmo o DLR, ou Docklands Light Railway para os mais íntimos – veja o mapa das rotas acima.

Acessível desde várias estações de metrô (as mais usadas são Bank e Tower Hill) ele não possui motorista e passa pela área residencial e de escritórios mais moderna de Londres: Canary Wharf.

Nossa estação final será Greenwich, após atravessar o túnel sob o rio Tâmisa. Caminhe na direção do parque de Greenwich.

Mais um dos oito parques reais da cidade, sem duvida é o que apresenta a melhor vista de Londres, e absolutamente gratuita.

Concorda?


INFO – GREENWICH PARK

Horário: Todos os dias, das 6h às 18h.

Preço: gratuito

Site: http://www.royalparks.org.uk/parks/greenwich-park


O parque é bem agradável, principalmente com tempo bom, mas com certeza essa não é a principal atração de Greenwich: a cereja do bolo aqui é o observatório de mesmo nome, sede do meridiano zero, que divide o globo terrestre em leste e oeste.

O Royal Observatory teve função primordial na história da astronomia e ficou definido em convenção estabelecer aqui o meridiano de onde todos os fusos horários terrestres seriam referenciados.

Criado pelo Rei Charles II em 1675, atualmente funciona como um museu com vários objetos e até alguns quadros mostrando fatos importantes da astronomia. Ao lado do museu fica o único planetário da cidade.

Grande parte dos visitantes, contudo, só querem mesmo tirar aquela foto padrão com um pé em cada um dos hemisférios terrestres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


INFO – ROYAL OBSERVATORY

Horário: Todos os dias, das 10h às 17h (última entrada às 16h30). Fechado de 24 a 26/12.

Preço: £9 online (£10 na hora). Há um passe Day Explorer que permite visitar todas as atrações por £15.65 online (ou £20 no local)

Site: www.rmg.co.uk/royal-observatory


Na foto abaixo, em primeiro plano no lindo panorama da cidade fica mais um dos incríveis museus de Greenwich: o Museu Marítimo Nacional (National Maritime Museum).

Um dos mais importantes museus marítimos do mundo, é mais um dos que não cobram um centavo para ver o seu acervo (impossível não adorar Londres por conta disso, não é mesmo?).

Criado em 1807 como uma escola de navegação, só foi aberto ao público como museu em 1937.

Possui várias salas de exibição sendo a mais famosa a Voyagers, que conta a história das navegações inglesas, país que sempre foi uma grande potência neste quesito.


INFO – NATIONAL MARITIME MUSEUM

Horário: Todos os dias, das 10h às 17h (última entrada às 16h30). Fechado de 24 a 26/12.

Preço: Gratuito. Exposições especiais cobram ingresso à parte.

Site: http://www.rmg.co.uk/national-maritime-museum


Completando a trinca de atrações em Greenwich, o veleiro Cutty Sark também tem um apelo enorme e vale a sua visita.

visitgreenwich.org.uk

Um dos últimos veleiros a serem construídos para o comércio do chá, em 1869, o barco foi desviado para o comércio de lã com a Austrália logo depois, vendido para uma companhia portuguesa (quando passou a se chamar “Ferreira”) até docar permanentemente em Greenwich  em 1954.

visitgreenwich.org.uk

O veleiro é um dos três únicos remanescentes do século 19 que foram construídos com madeira e aço – existe um na cidade de Adelaide, na Austrália e um esqueleto semi naufragado em uma praia perto de Punta Arenas, Chile.

Há também a possibilidade de tomar o chá da tarde dentro do veleiro. Que tal?


INFO – CUTTY SARK

Horário: Todos os dias, das 10h às 17h (última entrada às 16h15). Fechado de 24 a 26/12.

Preço: £12.15 online (£13.50 no local). Há um passe Day Explorer que permite visitar todas as atrações por £15.65 online (ou £20 no local)

Site: http://www.rmg.co.uk/cutty-sark


Depois do passeio, que tal atravessar o Greenwich Foot Tunnel?  Isso mesmo, você pode atravessar 370 metros sob o Tâmisa e voltar para a margem norte do rio.

tripsavvy.com

Esse passeio é gratuito e a entrada fica bem próxima ao Cutty Sark, no prédio mostrado na foto ao lado.

Chegando na outra margem, é só embarcar em um DLR na estação de Island Gardens e continuar a viagem até a estação DLR de Royal Victoria para fazer o passeio descrito abaixo.

Caso você seja claustrofóbico e não queira fazer a travessia, tome um ônibus 129 até a Emirates Air Line, para experimentar um passeio de 1 km em um cable car  que cruza o rio Tâmisa a 90 metros de altura.

Proporcionando uma vista privilegiada dos arranha céus de Canary Wharf, do Parque Olímpico e da Barreira do Tâmisa, pode-se fazer o percurso simples ou ida e volta.

Caso opte pelo ticket simples é só tomar o DLR na estação Royal Victoria. Você estará na Zona 3 de transporte e terá que pagar um pequeno suplemento.

visitlondon.com

Se você estiver escolhido atravessar o Greenwich Foot Tunnel, seguirá depois para a estação DLR Royal Victoria e de lá poderá tomar o cable car atravessando o Tâmisa. Para voltar ao hotel, tome o metrô (Jubilee Line – cinza) na estação North Greenwich.


INFO – EMIRATES AIR LINE

Horário: Segunda à quinta das 7h às 21h (até 23 h, de abril a setembro); sextas, das 7h às 23h; sábados das 8h às 23h ; domingos das 9h às 21h (até 23h, de abril a setembro)

Preço: £4.50  (£3.50 com o Oyster Card)

Site: http://www.emiratesairline.co.uk/tickets-information


E então, gostou do seu passeio na simpática Greenwich?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: