Skip to content

São Paulo – Bike Tour – roteiro Vila Madalena

9 março 2018

 



No último mês de fevereiro, aproveitei um fim de semana em São Paulo para experimentar mais um roteiro do Bike Tour, desta vez pelo bairro boêmio de Vila Madalena.

Nosso ponto de partida foi na Portobello Shop, na Avenida Pedroso de Morais e saímos pontualmente ao meio dia, torcendo para que a chuva não viesse (e não veio!).

Diferentemente dos outros passeios, neste aqui utilizamos uma bicicleta elétrica por conta das inúmeras ladeiras do bairro. A bicicleta é muito fácil de usar mesmo para quem nunca andou antes.

Como era o domingo logo após o Carnaval, pegamos o bairro meio vazio e com ruas fechadas, em preparativos para os últimos blocos, mas o percurso passa por algumas ruas movimentadas, como a própria Pedroso de Morais.

Nossa primeira parada foi na praça Senador Lineu Prestes, onde nos foi explicada a origem do nome do bairro. Consta que esse nome foi dado por um português que era dono das terras por ali e que tinha três filhas: Ida, Beatriz e Madalena, sendo que somente esse último nome vingou.

Esse bairro, um dos mais conhecidos da cidade, sempre foi local de moradia de estudantes desde os anos 70, por conta da proximidade de duas importantes instituições de ensino paulistas: a PUC e a USP.

Subimos a Rua Aspicuelta, a principal artéria do bairro e salpicada de bares tradicionais da boemia paulista como o Quitandinha mostrado abaixo.

Foram os estudantes que deram os nomes peculiares das ruas locais, como Harmonia, Purpurina e Girassol.

Um pouco mais à frente fica o conhecido Beco do Batman, local onde a população de turistas é sempre grande.

Conhecido por possuir um grafite do super herói, hoje possui vários exemplos de arte urbana em sua extensão e em suas ruelas transversais, com artistas importantes querendo deixar sua marca por lá – inclusive há um painel do Kobra na esquina da Cardeal Arcoverde com a Henrique Schaumman.

Uma visita ao beco nunca será a mesma da anterior, já que os grafites mudam constantemente.

Passamos na Galeria Choque Cultural, fundada em 2004 para ser um centro de artistas jovens e outros já consagrados na arte urbana e linguagem contemporânea. Infelizmente a mesma estava fechada, talvez por conta do Carnaval.

A foto acima mostra o Armazém da Cidade, mais um projeto do Catraca Livre (do jornalista Gilberto Dimenstein) no bairro. Este local é uma ótima opção de passeio nos fins de semana, com eventos gastronômicos, feira de artesanatos e shows de música que podem ser apreciados em uma cadeira de praia oferecida ao público.

Logo ao lado (veja a foto à esquerda) fica a Escadaria do Patápio, que foi revitalizada em 2015 e ganhou um revestimento de azulejos brancos.

Nossa última parada foi no lindo prédio do Instituto Tomie Othake, projeto de seu filho arquiteto Ruy inaugurado em 2001 e que atualmente é um dos centros culturais mais bacanas da cidade com exposições importantes de arte contemporânea, além de cursos diversos.

 

O prédio em si já é uma obra de arte, mas o centro cultural não fica atrás.

Possui salas dedicadas à vida e obra de Tomie Othake, uma artista japonesa naturalizada brasileira que se fixou em São Paulo e faleceu em 2015.

Também há no local um restaurante de chef renomado e uma livraria.

Ao fim do passeio ainda ganhamos um voucher que dá direito a um lanche na famosa Lanchonete da Cidade, que fica em frente ao Instituto.

Mais uma vez, o passeio foi aprovado com louvor, sendo uma boa oportunidade para conhecer uma área famosa da cidade ao mesmo tempo em que se desfruta de uma agradável pedalada ao ar livre.

Aliás, você já viu nosso relato do passeio no Centro Antigo de São Paulo?

Clique aqui então para ir ao post, que tem mais informações para o seu passeio.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: