Pular para o conteúdo

Uruguai- Montevidéu – visita ao Teatro Solís

13 fevereiro 2019

Um dos passeios mais bacanas para se fazer na capital uruguaia é uma visita guiada ao Teatro Solís, assim chamado em homenagem ao espanhol Juan Díaz de Solís, comandante da primeira expedição marítima europeia a atingir o Rio de la Plata, e que é um dos ícones arquitetônicos não só de Montevidéu, mas de todo o país.

A ideia de um teatro majestoso, com clara inspiração europeia (principalmente italiana) que pudesse servir como um ícone cultural para o país, vinha sendo fomentada desde 1840. A Guerra Civil uruguaia forçou a interrupção da sua construção que utilizava materiais importados como madeira da Sibéria e mármore italiano. Na sua inauguração, em 1856, foi apresentada uma ópera de Verdi.

Apesar de inaugurado, o teatro não estava totalmente pronto: faltavam itens importantes como a extensão do palco, o acabamento do teto e a confecção das cortinas do palco, feitas pelo artista uruguaio Juan Manuel Blanes em 1875. Em 1887, o teatro ganhou sua primeira iluminação elétrica.

Palco de apresentações de artistas famosos como a atriz Sarah Bernhardt e o tenor Enrico Caruso, possui todas as características de um teatro lírico, com orquestra e quatro anéis, e permaneceu por um bom tempo sendo o principal teatro da América do Sul. Seu rival mais próximo é o Teatro Colón em Buenos Aires, que só viria a ser inaugurado em 1908.

Pode-se conhecer sua história e seu interior clássico, inspirado em projetos de teatros italianos, como o Scala de Milão, através de uma visita guiada, que dura aproximadamente uma hora.


INFO – TEATRO SOLÍS

Endereço: Calle Reconquista esquina de Bartolomé Mitre, próximo à entrada da Cuidad Vieja

Horário: Os horários das visitas guiadas são variáveis e podem ser consultados neste site. Normalmente são oferecidos pelo menos 3 horários por dia.

Preço : 90 pesos uruguaios; os ingressos podem ser adquiridos no dia.

São oferecidas visitas também nos seguintes idiomas: português, inglês e francês.


Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: