Pular para o conteúdo

Fim de semana – Aracaju – primeiro dia

5 maio 2019



Aracaju é uma cidade surpreendente: uma das capitais mais bem cuidadas e limpas do Nordeste, parece compensar a falta de praias verdadeiramente exuberantes com uma qualidade de vida que encanta qualquer visitante. A praia de Atalaia Velha é um dos melhores locais para se hospedar e curtir as atrações da orla, incluindo as opções gastronômicas.

O centro histórico concentra os principais atrativos da cidade. Tome um Uber do seu hotel até o Mercado Municipal Antônio Franco – a corrida não deve passar dos R$15. Por ali há 2 mercados, um de alimentos (o Mercado Municipal Maria Virginia Leite, que eu não visitei) e outro de artesanato, esse sim digno de algum tempo: a variedade de produtos é grande, desde raízes e temperos até roupas e lembrancinhas em geral.

Aproveite e almoce por ali mesmo no Restaurante Caçarola que fica no primeiro andar, com uma vista bonita para o Rio Sergipe. Paga-se por quilo, mas a qualidade e variedade da comida é acima da média.

Ainda no centro, caminhe pelo calçadão do Rio Sergipe até a ponte D. Pedro II, que fica em frente à linda praça Almirante Barroso.

Essa ponte na verdade é um ancoradouro que foi construído por ocasião da visita do Imperador a Aracaju em 1860.

Passou por reformas no começo do século passado, ganhando materiais mais resistentes importados da Inglaterra e o apelido de Ponte dos Ingleses, alcunha que permanece até hoje. Em 1920 ganhou dois torreões em alvenaria com duas estátuas simbolizando índios.

A praça também abriga o Palácio Olímpio Campos, inaugurado em 1863 em estilo neoclássico e sede do Governo estadual até 1995, tendo sido transformado em museu em 2010.

Um pouco mais a frente fica a Catedral Metropolitana, cujo nome original é Igreja Nossa Senhora da Conceição. Construida em 1862, mas inaugurada em 1875, tem elementos do estilo gótico e neoclássico em sua arquitetura.

Uma das atrações mais interessantes da cidade é o Museu da Gente Sergipana, situado à beira do Rio Sergipe e inaugurado em 2011.

O museu apresenta exposições multimídia de última geração, com concepção artística de Marcelo Dantas, o  mesmo responsável pelo Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Fica no prédio onde funcionou até 1969 o Colégio Atheneu Dom Pedro II, mais conhecido como Atheneuzinho. Em 2009 começou um processo de restauração do prédio procurando preservar suas características arquitetônicas.

O museu é dividido em várias áreas temáticas com descrição do povo, comida, histórias, praças, festas e expressões regionais.

Tudo feito com muita interatividade e com o auxílio de vários e prestativos guias responsáveis por cada uma das salas, tornando a visita uma verdadeira imersão na cultura sergipana.

Fica aberto de terça à sexta das 10 às 16h. Aos fins de semana e feriados das 10 às 15h.

E ainda por cima a entrada é gratuita!

Recém-inaugurado em 2018, o Largo da Gente Sergipana (em frente ao museu, na beira do Rio Sergipe) foi inaugurado durante as comemorações do aniversário de Aracaju.

Possui nove esculturas de 7m de altura representando figuras das manifestações culturais sergipanas: Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo, além do Barco de Fogo.

A outra área de interesse turístico é a Orla de Atalaia Velha (não confundir com Atalaia Nova, uma praia que fica do outro lado do Rio Sergipe), um dos pontos altos do turismo em Aracaju.

Fiquei hospedado no Hotel Celi, um quatro estrelas muito bem localizado na orla, com quartos amplos, ótimo café da manhã com especialidades regionais e uma piscina deliciosa.

Vista do quarto do Hotel Celi

São cerca de 6km de calçadão com diversas quadras esportivas, restaurantes, praça de eventos, brinquedos infantis e até um lago com pedalinhos. Tudo impecavelmente limpo.

Em alguns locais há uma passarela de madeira sobre a vegetação levando até onde começa a areia.

A praia de Atalaia Velha tem algumas ondas, é bem extensa e boa para caminhar por conta da areia firme, mas não tem aquela água verde característica de outras praias do Nordeste, o que tira um pouco do seu charme.

Voltando ao calçadão, pode-se ver o Monumento aos Formadores da Nação, com estátuas de vários personagens importantes da nossa história como Zumbi dos Palmares, Princesa Isabel, Duque de Caxias e Juscelino Kubistcheck.

…e os Arcos da Orla de Atalaia, onde fica o letreiro da cidade (foto que abre o post).

Uma das principais atrações da orla, o Oceanário Projeto Tamar foi o primeiro a ser inaugurado no Nordeste. Abre todos os dias das 9h às 21h e tem entrada a R$20 e apresenta diversos exemplares da fauna marinha, principalmente as do estado de Sergipe.

 

Opções gastronômicas não faltam: além dos inúmeros bares e restaurantes, há ainda a Passarela do Caranguejo, englobando alguns locais onde se pode apreciar não só o crustáceo em questão, mas também outras gostosuras regionais. Uma ótima pedida para o jantar.

Resumindo, Aracaju tem um ótimo astral, boas atrações e tem a grande vantagem de ser uma cidade compacta. Deste modo, suas principais atrações podem ser vistas em um único dia, sobrando espaço para explorar as redondezas, visitando as cidades históricas de São Cristóvão ou Laranjeiras.

Outra opção para o segundo dia do fim de semana seria a ida até o Cânion de São Francisco através de uma excursão saindo da capital. É um programa cansativo, com boa parte do dia sendo gasto na estrada (são pelo menos 3h30 cada trecho), por isso recomendo apenas para aqueles que não tem outra opção e nem tempo para explorar melhor aquela região.

Eu reservei dois dias para esse objetivo e recomendo bastante: há muita coisa a se fazer por lá. Conto mais nos próximos posts!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: