Pular para o conteúdo

Fim de semana – Rosário – sábado

31 maio 2019


Ligada por voos diretos de 3 horas da GOL desde o Rio de Janeiro (todos os dias menos terças e quintas) e de Recife (todos os sábados pela Azul), Rosário pode ser uma boa opção para um fim de semana diferente. Dá para conhecer tranquilamente as principais atrações da cidade em dois dias.

(A única desvantagem deste voo é seu horário: chega em Rosário às 2h30 da manhã e sai para o Rio às 3h15).

Terceira maior cidade argentina, com cerca de 1,2 milhão de habitantes, Rosário foi fundada em meados do século 18, com os assentamentos no cruzamento da Estrada Real entre Buenos Aires e a cidade de Córdoba.

Seu porto é um dos principais do país, movimentando principalmente produtos agrícolas, além de madeira, carne e lã.

No primeiro dia (se vier no voo noturno do Rio) você provavelmente acordará um pouco mais tarde, portanto vou sugerir um programa mais leve.

Comece pelo Parque Independencia, o mais antigo (foi inaugurado em 1902) e o maior da cidade.

Situado na confluência de duas das principais vias rosarinas, o elegante Boulevard Oroño, com casas e construções do início do século 19 e a Avenida Pellegrini, com seus restaurantes e bares, o parque foi criado pelo mesmo paisagista que desenhou os Bosques de Palermo (Carlos Thays), em Buenos Aires.

Boulevard Oroño

Assim como seu irmão porteño, ele possui um rosedal, que estava bem florido…

…além de um lago artificial (com pedalinhos e uma fonte de águas dançantes) e uma estátua do General Belgrano em uma rotatória.

Outros destaques incluem um jardim francês, inaugurado em 1942…

… e o calendário de flores, trocado todos os dias (desde 1946!) pelos cuidadores dos jardins para mostrar a data atual.

Ao lado do parque fica o Museu Municipal de Belas Artes Juan B. Castagnino, inaugurado em 1937 e um dos mais importantes da cidade com cerca de 3000 obras de artistas argentinos e europeus, espalhadas por suas 35 salas.

O Museu fica aberto de terça a domingo de 13 às 19h com entrada gratuita.

Também aqui fica o estádio Coloso del Parque do Newell’s Old Boys, um dos times de futebol mais populares da cidade e de onde saiu Lionel Messi.

Depois da caminhada no parque, siga na direção norte pelo elegante Boulevard Oroño e aprecie suas construções do século passado.

Uma pausa para descanso pode ser feita na Heladeria Gianduia (na esquina com a Calle Salta) que possui um dos melhores sorvetes da cidade.

Prove o cheesecake com frutos rojos ou o doce de leite suizo, com pedaços de chocolate branco. Ambos são fenomenais!

Continuando a caminhada em direção ao rio, você verá à sua esquerda um conjunto de silos coloridos sede do MACRO (Museo de Arte Contemporánea de Rosario).

Inaugurado em 2004 com aproveitamento dos silos abandonados da área norte do porto, tem entrada gratuita e oito andares de salas com exposições e instalações de arte moderna.

Mesmo que você não aprecie este tipo de arte, vale a visita pela vista do rio e de suas ilhas.

Continue andando pela costanera apreciando o quintal dos rosarinos, o local onde todos se reúnem aos fins de semana com sol ou chuva.

Um ótimo lugar para apreciar a paisagem do rio é Flora, um restaurante com trilha sonora moderninha e várias mesas ao ar livre. Com carta de vinhos e drinks razoáveis, oferece petiscos variados e pratos diversos, perfeito para um almoço tardio.

Pedimos uma tábua de queijos e outra de frios e ficamos lagarteando ao sol bebendo um refrescante exemplar de torrontés.

Continuamos seguindo pela margem do rio até o Monumento a la Bandera para ver a sua iluminação noturna.

Deixe para visitar essa parte da cidade com mais calma durante o segundo dia para poder apreciar devidamente à luz do dia.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: