Pular para o conteúdo

Fim de semana – Rosário – domingo

5 junho 2019


No segundo dia, rume para a Plaza 25 de Mayo, núcleo do assentamento original da cidade. Apesar de pequena, possui um lindo monumento em seu centro: a Columna a la Libertad.

Esculpida em mármore de Carrara, foi erguida em 1883 com uma estátua em homenagem à liberdade em seu topo, rodeada pelas figuras dos heróis nacionais (San Martín, Belgrano, Moreno e Rivadavia) em sua base.

Em frente à praça ficam duas construções importantes: a Catedral Basílica de Nuestra Señora del Rosário e o Palacio de los Leones, sede da prefeitura local.

O Palacio de los Leones foi inaugurado em 1896 em estilo renascentista italiano. Sua cor atual em terracota data de 2006, com os dois leões na entrada do prédio, pintados em branco.

 

Derivada da primeira igreja construída no local, em 1731, tornou-se Catedral em 1934 e, 32 anos depois, recebeu a denominação de Basílica.

Com um altar feito em mármore originário da Itália, seu interior é famoso por abrigar em seu subsolo a imagem da Virgen del Rosario, trazida diretamente de Cádiz, na Espanha em 1773.

 

 

Entre as duas construções se encontra a Pasaje Juramento que foi aberto para acesso direto ao Monumento Nacional a la Bandera.

O Monumento (e todo seu entorno) teve sua construção iniciada no fim do século 19, mas só tomou forma final em 1997, quando a passagem foi construída, assim como foram recuperadas várias esculturas em mármore de Carrara da artista argentina Lola Mora, que faziam parte do projeto original mas se encontravam espalhadas pelo país.

Desenhado para se assemelhar a um navio, a torre central se destaca da paisagem, conforme pode ser visto na figura abaixo.

À sua frente fica a “proa” do navio, liderada por uma estátua representando a pátria embandeirada com duas outras correspondendo aos deuses das águas (Oceano Atlântico e o Rio Paraná).

Pode-se subir até o mirador para uma vista da cidade e do rio. A subida  (por elevador – ueba!) pode ser feita às segundas, de 14 às 18h30 e de terça a domingo das 9 às 17h30. Custo – 20 pesos (maio 2019).

Há também visitas guiadas sobre o monumento de quarta a sexta às 11h30; sábados às 10h e domingos às 11h.

 

Caminhe um pouco pela Córdoba, uma das duas ruas de pedestres no centro da cidade, dobrando à direita exatamente na outra (San Martin) para checar a belezura do Hotel Savoy, que fica na esquina desta rua com a San Lorenzo.

Datando de 1910, o edifício foi completamente restaurado e hoje é um dos mais luxuosos hotéis da cidade.

Volte outra vez em direção ao rio para encontrar uma série de armazéns que fazem parte da diversão rosarina nos fins de semana.

A exemplo do que ocorreu na área portuária do Rio de Janeiro, aqui também se aproveitaram dos antigos armazéns para estimular novas formas de atrair o turista.

Com mercados de artesanato, espaços infantis, um teatro e até um interessantíssimo centro de “troca” de serviços para auxiliar a população carente da cidade, o objetivo foi alcançado: a quantidade de pessoas circulando por ali no fim de tarde daquele domingo era grande.

E os rosarinos sabem mesmo aproveitar o fim de semana até às últimas horas na beira do rio, muitos admirando a vista enquanto bebiam seus “matecitos”.

Para quem gosta, também há a possibilidade de fazer um passeio de barco pelo rio Paraná, passando pela linda ponte que liga Rosário à cidade de Vitória, já na província de Entre Rios. Ou mesmo fazer uma visita guiada ao Teatro Círculo (aos sábados).

Enfim, o passeio dá para encaixar perfeitamente em um fim de semana e serve para conhecer um pouco mais do interior deste país fascinante que é a Argentina.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: