Pular para o conteúdo

África do Sul 2019 – Stellenbosch, dia 1

19 agosto 2019

O primeiro dia do tour enogastronônico procurou visitar as vinícolas que ficam entre as cidades de Stellenbosch e Franschhoek e que fazem parte de uma das linhas do wine tram, que sai dessa última cidade.

Para quem não estiver de carro alugado, o wine tram é uma ótima opção e que foi utilizado na primeira vez que estivemos nessa região (vejam esse post). Como estávamos em 3 pessoas, ficava bem mais econômico ir de carro mesmo, pois teríamos mais liberdade de horários – sorte que havia uma pessoa no grupo que não bebia.

Neste primeiro dia visitamos cinco vinícolas, descritas abaixo:

1.SOLMS DELTA

Pequena vinícola que fica na região de Simonsberg, a Solms Delta foi estabelecida em 2001 quando o professor Mark Solms retornou a seu país depois da volta da democracia. Na propriedade que ele comprou, algumas famílias locais já estavam residindo há várias gerações o que tornou essa vinícola especial, pois o lucro obtido com a produção de vinho é dividido entre as famílias na proporção de 50 – 50.

Fizemos uma degustação simples (Lifestyle Collection) para iniciar os trabalhos com um vinho branco (chenin blanc), um rosé (grenache noir) e um tinto (shiraz).

Confesso que os vinhos não me agradaram muito e apenas o tinto tinha alguma estrutura. Se você não tiver muito tempo, sugiro que visite outras vinícolas.


INFO – SOLMS DELTA

Horário:  Aberto todos os dias das 10 às 18h (de sexta ao domingo das 9 às 18h).

Preços: Lifestyle Collection a 40 rands | Heritage Collection a 85 rands

Site: http://www.solms-delta.co.za


2. BABYLONSTOREN

Nossa segunda vinícola era bem mais interessante e percebemos isso logo no início, pois o estacionamento estava lotado apesar desta ser uma das pouquíssimas na região a cobrar ingresso para entrar (30 rands por pessoa).

Também pudera: além de um hotel luxuoso, dois restaurantes (Babel e Greenhouse), locais para degustação e até uma fábrica onde são engarrafados sucos e água mineral, a propriedade possui também uma loja de produtos super completa, com destaque para os azeites e as geléias.

Sua arquitetura, datando da época da fundação da vinícola em 1692, está muito bem preservada e é um dos muitos encantos desse local, que é uma das mais antigas propriedades da região.

 

 

 

 

Mesmo que você não goste de vinhos a visita aqui é bem recomendada pela variedade de opções de entretenimento.

É uma delícia passear por entre as laranjeiras e seus jardins bem cuidados contendo cerca de 300 variedades de plantas e legumes, tanto comestíveis (cogumelos, aspargos) como medicinais.

Para quem aprecia, há um tour pago pelos jardins, onde você poderá tocar, sentir os aromas e até provar algumas frutas.

Fizemos uma degustação de 6 exemplares em um grande salão com vista para os vinhedos. Os vinhos aqui eram de melhor qualidade, sem dúvida, com destaques para o viognier, com uma acidez perfeita e o shiraz, potente e elegante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


INFO – BABYLONSTOREN

Horário: Diariamente das 10 às 17h (inverno) e até as 18h no verão.

Preços: Entrada a 30 rands por pessoa.

Degustações começam em 30 rands para 3 vinhos e 60 rands para 6 vinhos. Visitas guiadas à adega são efetuadas diariamente a cada hora entre 11 e 15h e custam 75 rands com provas de 6 vinhos.

Site: babylonstoren.com


3. BACKSBERG

A terceira parada era uma das mais aguardadas já que havíamos programado uma degustação com uma variedade de queijos.

A Backsberg é  uma vinícola familiar, tendo iniciado a produção de vinhos no início do século passado, graças ao pioneiro C.L. Back, que chegou à Cidade do Cabo sem um tostão, vindo da Lituânia como refugiado. Aos poucos foi melhorando de vida até adquirir essa propriedade na década de 1920, utilizando inicialmente para agricultura mas gradualmente a ênfase se tornou o vinho, que era exportado principalmente para a Inglaterra.

A propriedade é muito bonita e fizemos nossa degustação ao ar livre. Eram 5 vinhos (Sauvignon Blanc, Chardonnay, White Blend, um Late Harvest e um Red Blend) combinados com 5 variedades de queijos.

E que degustação:

1. O Sauvignon Blanc teve um brie com figo como acompanhante (gostei mais do queijo do que do vinho);

2. O Chardonnay casou-se perfeitamente com o  queijo amarelo e duro Boland na melhor combinação das 5;

3. O White Blend foi par de outro queijo amarelo e duro, o Huguenot – bom vinho, ótimo queijo;

4. O Late Harvest de Gewürztraminer foi o melhor vinho do lote, combinando com um brie com chili; segunda melhor harmonização, na minha opinião;

5. Por último, o Red Blend (único tinto do programa, corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec) foi acompanhado de um brie Dalewood style apenas razoável.


INFO – BACKSBERG

Horário: Todos os dias das 9 às 17h (domingos das 10 às 16h30).

Preços: Degustações de 5 vinhos premium a 50 rands; 5 vinhos exclusivos a 60 rands; harmonização com queijos ou com chocolates a 95 rands cada. Há também degustação de brandy a 60 rands e uma experiência de blending (125 rands), onde se aprendem técnicas para misturas dos diferentes tipos de uvas a fim de se conseguir mais estrutura ou corpo.

Site: backsberg.co.za


4. VREDE EN LUST

Essa linda vinícola foi onde passamos mais tempo, pois decidimos almoçar no Lust Bistro.

Como sempre, escolhemos uma mesa ao ar livre e fomos bastante felizes ao pedir um wok de filé mignon. A foto não tem cheiro nem sabor mas podem acreditar que o tempero, que misturava sabores doces e salgados, estava sensacional!

Após o almoço fomos para a sobremesa que aqui incluía mais vinhos! Não poderíamos deixar de experimentar a harmonização de 6 vinhos com 6 chocolates Lindt diferentes (na ordem da foto abaixo: com sal marinho, limão, gengibre, toranja, menta e pimenta).

As três primeiras variedades foram acompanhadas de vinhos brancos e as três últimas com tintos.

Funcionou como uma sobremesa perfeita, com destaque para a harmonização do chocolate com toranja e o vinho tinto. Tudo isso com o acompanhamento da maravilhosa paisagem mostrada na foto abaixo.

A vinícola foi fundada por um refugiado religioso belga que chegou a Cape Town em 1688, após 70 dias no mar em um barco de 50 metros.

Desde o início foi passando por várias mãos até 1996 quando seu 17° proprietário decidiu realizar um trabalho de renovação visando modernizar a produção de vinho e extrair todo o potencial do local.

Na propriedade também há uma pousada de luxo com 10 quartos.


INFO – VREDE EN LUST

Horário: Todos os dias das 10 às 17h.

Preços: Degustação premium (6 vinhos) a 50 rands; Degustação Black Label (4 vinhos) a 75 rands; Lindt Excellence Pairing a 100 rands.

O valor da degustação é descontado se forem adquiridos produtos no valor mínimo de 300 rands.

Site: http://www.vnl.co.za


5. TOKARA

Essa vinícola foi uma das que visitamos na primeira vez na África do Sul (veja esse post). Ficamos tão encantados que decidimos retornar, já que estava no nosso caminho de volta para casa.

A vinícola tem um estilo arquitetônico moderno exuberante, além de possuir uma quantidade impressionante de obras de arte espalhadas tanto pelo interior como nas áreas externas.

Qualidades essas que ficam ainda mais impressionantes quando a visita é feita próximo ao horário do por do sol, oferecendo oportunidades para fotos belíssimas dessa que é realmente uma das mais bonitas da região. Imperdível!

Infelizmente, dado ao adiantar da hora e por conta da quantidade de vinhos que já havíamos experimentado, decidimos não fazer a degustação. Produz também azeites de oliva de ótima qualidade e que podem ser degustados.

O seu restaurante, aberto de terça a domingo para almoço e de terça a sábado para o jantar, é um dos mais elogiados (e caros) da região.


INFO – TOKARA

Horário: Todos os dias das 10 às 17h30.

Preços: Degustação de 3 vinhos a 50 rands. Degustação de 4 azeites a  30 rands.

Site: http://www.tokara.com


Depois de tantas visitas a vinícolas, acabamos fazendo um jantar em casa com massa e… mais vinhos!

E no próximo post tem mais!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: